Se você acompanha as redes sociais e o blog do Óh Quem Fala, com certeza já leu sobre a técnica de comunicação assertiva. Ela ajuda pessoas a se comunicarem de forma mais clara, sem muitas voltas e ajuda até mesmo a economizar tempo.
Caso você ainda não conheça, o Óh Quem Fala é uma empresa de treinamentos em comunicação e oratória em Sorocaba e conta com cursos ministrados por mim, Bianca Celoto, que sou jornalista e treinadora. No fim do artigo você terá o link para as nossas redes sociais, onde pode acompanhar mais sobre o meu trabalho!
Voltando à comunicação assertiva: sempre que me perguntam sobre esse tema, eu tenho um exemplo muito bom para dar e que quase todo mundo já vivenciou.
Sabe aquela reunião que demora 40, 50 ou até uma hora, mas que na verdade o conteúdo se resumiu a 5 minutos de explicação? Pois é, essa pessoa tiraria nota zero na nossa avaliação de assertividade.
A comunicação assertiva precisa ir direto ao ponto, ser honesta com quem está recebendo as informações e ser clara.
Ser assertivo pode ajudar qualquer profissional, seja ele do meio empresarial, da saúde, das artes e principalmente da comunicação.
Saber utilizar esta técnica em seus discursos, reuniões, apresentações ou até mesmo em uma conversa informal pode lhe render uma economia de até 60% de tempo – item que está escasso na rotina de muitas empresas!
Já a falta de assertividade no trabalho pode lhe render uma imagem de “enrolado”, “preguiçoso” ou até mesmo um profissional incapaz de realizar as tarefas da forma como é esperado.
5 pontos importantes da comunicação assertiva
Como sabemos que todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que não é nada assertiva, o Óh Quem Fala reuniu aqui alguns pontos desta técnica que podem te ajudar a melhorar.
Isso serve para profissionais novatos em empresas e até para gestores que nunca ouviram falar em “oratória” – mas deveriam.
1) Ter conteúdo
Sempre que você precisar se comunicar com alguém ou com várias pessoas, o mais importante é saber o que você vai falar. O que você quer dizer? Qual é a motivação da sua conversa? Tendo o objetivo em mente, já temos meio caminho andado. Combinado?
2) Tenha embasamento
Em casos de reuniões de trabalho ou apresentações para um público específico, é necessário ter um embasamento do seu conteúdo. O que você vai falar para as pessoas é verdade? Está constatado? No caso de empresas: há relação com os resultados e metas? Por que você está falando?
3) Planejamento
Quando se tem o conteúdo e o embasamento em mãos, é normal que você fique confuso com tanta informação. Afinal, por onde começar? Isso fica por conta do planejamento. Sua fala precisa ter um começo, um meio e um fim. Dentro disso tudo podem estar inclusos pedidos, feedbacks, orientações, novas diretrizes de empresas e muito mais.
4) Saiba ouvir
Após falar, você vai precisar ouvir. Muitas pessoas se preocupam em falar bem – e, claro, não estão erradas – mas a preocupação tem que ser em não apenas falar bem, mas também saber ouvir. Depois do seu discurso, abra um momento para perguntas, comentários ou opiniões. Seja sempre gentil e nunca ignore uma interação.
5) Sempre melhorar
Oratória é estudo, comunicação é estudo, assertividade é estudo e, como todos os estudos, nunca devemos parar. Pense que uma reunião assertiva pode sempre ser mais assertiva ainda, assim como uma palestra, uma conversa ou qualquer outro tipo de comunicação. Sempre busque melhorar.
Com tudo isso em mãos, você nunca mais vai se enrolar ao falar em público!
Formação de Oradores
Falando em melhorar… O Óh Quem Fala está com inscrições abertas para a1ª turma de “Formação de Oradores”, em Sorocaba. O curso começa dia 11 de julho e conta com 10 sessões de duas horas, duas vezes por semana.
Vamos melhorar? Clique aqui para saber o programa do curso (que inclui a comunicação assertiva) ou entre em contato conosco pelo telefone: (15) 99183-4726.
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6 respostas a “Comunicação Assertiva: fale bem em 5 passos ”