Você quer construir uma fala eloquente e assertiva? Então, precisa desenvolver um roteiro de apresentação didático e eficaz.
Para isso, você precisa cuidar de todos os aspectos envolvidos no processo comunicativo.
Se não tomar este cuidado, você acaba enrolando muito na fala e perde a confiança do público. Por sua vez, se preparar para fazer um bom discurso traz oportunidades, destaque e credibilidade.
Inclusive, a Óh Quem Fala possui um método de oratória que te prepara para qualquer situação de exposição. Já treinamos mais de mil alunos que estão colhendo os resultados da boa comunicação.
Logo, hoje você vai aprender como se planejar e desenvolver um roteiro de apresentação super didático.
Por isso, continue a leitura para descobrir:
- 1° Escolha do tema
- 2° Análise do público
- 3° Organização das informações
- 4° Grau de emoção
- 5° Ensaio e prática
Como escolher o tema da apresentação
Primeiramente, escolha um tema que você conheça muito bem ou se identifique a ponto de pesquisar muito.
Portanto, o ideal é escolher um assunto que você tenha maior capacidade argumentativa.
Mas independentemente do assunto, lembre-se que é preciso estudar a fundo, por meio de pesquisas e leituras.
Assim, você se prepara para possíveis dúvidas e objeções do público. Isso garante mais segurança na hora de montar o roteiro de apresentação.
Além disso, tenha em mente o objetivo da fala: informar, convencer, anunciar, entre outros. Desta forma, fica mais fácil escolher os tópicos do roteiro.
Análise do público
Compreender o perfil do público vai te ajudar a conduzir o roteiro de apresentação da maneira mais direcionada e assertiva possível.
Quem são as pessoas que vão te assistir? Colegas de trabalho? Clientes? Eles possuem conhecimento prévio sobre o tema? Qual o nível de interesse sobre o assunto?
Essas informações são necessárias, afinal, você não faria a mesma apresentação para uma turma de jovens e para um grupo de diretores.
Organização do roteiro de apresentação
Agora é hora de pensar na estrutura das informações. Ou seja, colocar no roteiro a melhor ordem para o público entender a ideia central.
Por exemplo, se você deixar a apresentação muito genérica, isso pode resultar em um conteúdo superficial e pouco atrativo.
Por outro lado, se a plateia não tiver uma base sobre o assunto, um assunto muito denso pode não ser compreendido .
Assim, é preciso organizar as informações, de acordo com as características das pessoas que vão te ouvir, o tempo disponível e o seu conhecimento sobre o assunto.
Contudo, você pode usar aliados como pesquisas, estatísticas e dados. Esses elementos geram interesse e confiabilidade na sua apresentação.
Em conclusão, o objetivo do roteiro de apresentação é transmitir a informação central de forma clara e sem ruídos.
Grau de emoção
A emoção cativa as pessoas e prende a atenção do público. Por isso, coloque no roteiro de apresentação alguns elementos que transmitam sentimentos, especialmente no início e no final.
Inclusive, há uma técnica muito eficaz nesse sentido: o storytelling. Grandes discursos famosos utilizaram essa técnica, que pode ser aplicada em variados contextos e temáticas.
Por exemplo, utilize histórias reais, exemplos e experiências para conectar o público com o assunto central.
No fim, você conseguirá ter um impacto positivo e ainda inspirar o seu público a se interessar mais pelo tema.
Ensaio e prática
Agora que você já definiu o que e como falar, é hora de praticar a sua apresentação com o roteiro. Por isso, fale na frente de um espelho, grave o seu ensaio ou pratique com amigos.
Mas não deixe de se dedicar a esta etapa, que é muito importante para identificar possíveis erros e dificuldades, bem como verificar se o conteúdo foi claro e se o tempo está dentro do limite.
Além disso, não tente ler todas as anotações, utilize seu roteiro de apresentação como um guia para orientar.
Vamos resumir o que você aprendeu aqui?
- Escolha um assunto que você conheça ou se identifique a ponto de pesquisar muito;
- Verifique o perfil do público para conduzir a apresentação da maneira mais direcionada possível;
- Estruture o roteiro em tópicos e informações de forma clara, objetiva e sem ruídos;
- Garanta emoção na apresentação com a ajuda de histórias reais, exemplos e experiências;
- Por fim, treine a sua apresentação para sentir mais segurança com a experiência.
Aprenda o passo a passo de um roteiro de apresentação na Universidade Óh Quem Fala
Para melhorar a sua comunicação, você deve se manter informado e consumir conteúdo sobre o assunto, ou até buscar treinamentos para desenvolver essa habilidade.
Entretanto, sem orientação você pode ficar ainda mais confuso em relação ao seu desenvolvimento. Por isso, fazemos questão de instruir e acompanhar você em toda a sua jornada.
Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.
Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão.
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.