Como humanizar as redes sociais? A maioria dos empreendedores que lidam diretamente com o marketing digital, com certeza, já se questionou sobre isso. Os vídeos se tornaram uma tática muito utilizada e que tem trazido muitos resultados positivos às empresas.
Os vídeos se tornaram uma tática muito utilizada e que tem trazido muitos resultados positivos às empresas. Contudo, humanizar as redes sociais pode não ter uma tarefa tão simples.
Uma marca humanizada, próxima ao seu público-alvo, demonstra melhores performances e resultados ao fim de cada mês. Mas, afinal, o que é uma marca humanizada?
Humanizar sua marca vai além de publicar textos em primeira pessoa e atualizar diariamente suas redes, por exemplo. Portanto, a humanização está ligada à empatia gerada no seu público-alvo através de imagens, vídeos, mensagens e outros recursos.
No quesito imagens, o ideal é não utilizar fotos de banco dados em todos os posts. Além disso, outro ponto que afasta imediatamente o seu público-alvo é querer vender seu produto a todo custo, por exemplo.
Vale lembrar aquela regra básica da rede social: as plataformas são ótimos caminhos para a venda. Contudo, a ação direta deve ser feita apenas quando a sua base de seguidores estiver pronta para consumir o seu produto e saber dar o valor.
Outros fatores ajudam na humanização da marca, como por exemplo defender uma causa, estar antenado às notícias e abusar dos stories. Porém, nenhum recurso é tão bem sucedido como os vídeos.
Vídeos: como humanizar as redes sociais?
Antes tidos como secundários no cenário digital, os vídeos estão tomando cada vez mais espaço nas redes sociais. Em outras palavras: se tornaram mais importantes!
Antes, era possível publicar vídeos só no Youtube como maneira de humanizar as redes sociais. Depois vieram as outras redes sociais, com o objetivo de absorver o grande público que estava curtindo ver vídeos nas plataformas. Com isso, o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn permitem o upload, por exemplo.
Através do vídeo, o empreendedor pode mostrar a verdade sobre a marca, por exemplo. Processos de produção, bastidores de serviços, curiosidades, história da marca e muitos outros temas. O vídeo valoriza e tem uma amplitude de assuntos a serem abordados muito grande.
Estudos de Marketing Digital mostram que um internauta é naturalmente mais atraído por vídeos. Além disso, caso ele goste, a relação com a marca tem grandes chances de ser bem-sucedida e, inclusive, se converter em uma compra.
Para qual rede social?
É importante, porém, pensar em qual rede social você deve investir no seu vídeo. Vamos pensar juntos?
Se for um vídeo mais informal, sem muito planejamento e que você deseja apenas mostrar um fato, uma presença ou uma situação, opte pelo story do Instagram. Vale lembrar que o recurso “story” está habilitado em outras redes sociais como LinkedIn, Facebook, Snapchat e até WhatsApp.
Caso você deseje fazer um vídeo um pouco mais produzido, com calma e falando sobre conteúdos curtos, é válido postá-lo no feed das redes sociais. Diferente dos stories, eles vão ficar lá para sempre e não por um período de apenas 24h.
Vale lembrar que o feed do Instagram tem limite de um minuto pro vídeo, por exemplo. Então, fique atento para ser assertivo!
Em caso de uma produção um pouco mais pensada, vídeos mais longos e até palestras ou entradas ao vivo, o Youtube, por exemplo, é a melhor opção.
Como a rede social foi criada para esse intuito, ela oferece diversas opções, tamanhos e praticidades para o vídeo. Portanto, não se esqueça que o IGTV, do Instagram, também aceita vídeos longos. Porém, o formato é vertical.
Sabendo sobre tudo isso, use e abuse dos vídeos. Fale diretamente com o seu cliente, leve informações interessantes e inusitadas. Em pouco tempo você verá que o resultado será pessoas mais amáveis com sua marca, como se fossem “íntimos”. E posso falar? Eles realmente serão!
Comunicação e Oratória para o Marketing Digital
Pensando nesta grande demanda de vídeos para as redes sociais e as diversas mensagens que Óh Quem Fala recebe sobre o medo de falar para câmeras, resolvemos criar um treinamento especial.
O “Comunicação e Oratória para o Marketing Digital” vai te ajudar a destravar o medo de gravar vídeos e te ensinar diversas técnicas para mandar bem nas redes sociais.
O treinamento será realizado em quatro dias do mês de agosto as inscrições já estão abertas. Que tal você garantir o seu lugar? Em outras palavras: estou te esperando!
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2 respostas a “Como humanizar as redes sociais? Aposte nos vídeos!”