Em tempos de tanta tecnologia, mensagens automáticas e “robôs” que respondem clientes nas redes sociais, a comunicação interpessoal humanizada está ganhando cada vez mais espaço. O motivo? Basta refletir: se você tivesse um problema, gostaria de ser atendido por um robô ou por uma pessoa?
Os robôs e a tecnologia têm um papel fundamental na evolução do mercado de trabalho e do setor. Porém, quando se fala em atendimento e contato direto com o cliente, o “atendimento humano” é mais bem aceito.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que empresas que apostam em uma comunicação humanizada apresentam melhores resultados financeiros.
De acordo com a pesquisa, as empresas humanizadas agradam mais clientes e colaboradores. O estudo aponta uma satisfação 240% superior por parte dos clientes, e níveis 225% maiores de bem-estar entre os colaboradores.
Tem mais: em um período de 4 a 16 anos, elas alcançam mais que o dobro de rentabilidade financeira em comparação à média das 500 maiores empresas do País, por exemplo.
Como ter uma comunicação interpessoal humanizada?
A comunicação interpessoal, por exemplo, deve ser encarada como a porta de entrada para qualquer empresa ou negócio. Mas afinal, como você pode começar a apostar em uma comunicação humanizada que faça com que os clientes lembrem da sua marca?
1) Lembre-se: você lida com pessoas
Independentemente de você prestar serviços diretos para o consumidor (B2C) ou para uma empresa (B2B), lembre-se que você está sempre tratando de negócios com humanos.
Isso não significa, porém, que você deve deixar de lado os objetivos da empresa, mas sim que você pode lidar com o assunto de uma forma mais tranquila, menos agressiva e mais amistosa.
2) Sempre atento
Quando sua empresa vende um produto ou presta um serviço, lembre-se que é você que os clientes vão procurar. Neste momento, portanto, é importante que você (ou o funcionário responsável) esteja pronto para solucionar.
Uma dica é: a solução que foi boa para o cliente X pode não funcionar para o problema do cliente Y, por exemplo. Portanto, busque sempre atendê-los de forma personalizada.
3) Equipe preparada
Não basta você, empreendedor e dono do negócio e saber como fazer o ABC da comunicação humanizada. Sua equipe precisa saber fazer também. Portanto, é importante você saber que esta técnica é de extrema importância.
Por isso, o Óh Quem Fala oferece treinamentos personalizados para sua empresa, por exemplo. Com os treinadores especialistas em comunicação, você vai treinar e obter os melhores resultados logo de cara, no atendimento.
Não se esqueça: se algum cliente for mal atendido no seu estabelecimento, ele vai procurar outro logo em seguida. Fale com o Óh Quem Fala e seja referência em atendimento.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.