A palavra “storytelling”, do inglês “contar histórias”, está sendo cada vez mais utilizada no mundo corporativo. Antes este termo era apenas encontrado dentro de agências publicitárias e estúdios de criação de filmes, já que é uma técnica usada na produção de conteúdos audiovisuais e que busca “prender a atenção” do público.
Com o fim desta “barreira” entre estúdios de comunicação e o mundo dos negócios, o termo popularizou-se entre os líderes e CEOs de grandes empresas e “contar histórias” virou quase uma regra para eles durante palestras, reuniões e eventos.
O objetivo de incluir o storytelling no seu discurso é tocar, emocionar, aproximar e engajar as pessoas, sejam novos clientes ou até mesmo os próprios funcionários.
Se você sempre teve dúvidas de como incluir o storytelling em um discurso ou apresentação, o Óh Quem Fala vai te ajudar com três dicas simples. Pegue agora mesmo o seu bloquinho de anotações e comece a escrever. Aplique as técnicas já no seu próximo desafio!
1) Apresente um personagem ou história
O principal elemento de storytelling é o personagem. Aposto que você nunca assistiu a um filme que não tenha um protagonista. Portanto, comece sua fala apresentando uma pessoa e a história dela. Isso vai servir para o público ter uma identificação e uma aproximação com o conteúdo que você pretende apresentar.
Agora você deve estar se perguntando: “mas quem vai ser o meu personagem?”. Este personagem pode ser um cliente (que pode ou não ter o nome revelado) ou apenas uma persona fictícia que tenha os mesmos problemas e dificuldades que o público da sua palestra vai ter. Assim vai ficar muito mais fácil de contar uma história.
2) Aponte a dificuldade
Lembre-se: toda boa história tem uma dificuldade, um pouquinho de drama. Então este “personagem” que você vai apresentar ao público precisa ter os mesmos problemas (ou as mesmas “dores”) que a sua plateia.
Explore as dificuldades e o dia a dia dessa pessoa na sua apresentação. Como é a vida dela sem o uso do seu produto, por exemplo? Quais são as situações que ela não precisaria passar, mas passa por não utilizar seus serviços? É o momento de ser persuasivo!
3) Conclua com um aprendizado
Após a dificuldade vem o aprendizado. Ao final da história, o que o seu personagem aprendeu? Como ele está após utilizar o seu produto ou serviço? A ideia é mostrar que todo mundo tem dúvidas, medos e insegurança, mas ao utilizar o seu serviço ou produto, a vida dela vai mudar.
Uma dica para a conclusão do discurso é: tome cuidado com o sensacionalismo. Não minta, não use histórias falsas, não exagere. A verdade é o necessário para engajar as pessoas. Combinado?
Lembrando também que o seu discurso pode ser adaptado à qualquer situação. O storytelling não é usado apenas para vendas.
Seja um contador de histórias com o storytelling
O Óh Quem Fala é especialista em ajudar profissionais a contarem histórias. Com o Formação de Oradores e o Comunicador Integral e Liderança, você vai sair das aulas pronto para aplicar tudo o que aprendeu no dia a dia.
São técnicas eficazes e que vão ajudar a melhorar sua imagem profissional, além de ajudar você a vender, conquistar novos espaços e alcançar metas.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.