Felicidade Corporativa - Como a comunicação assertiva pode transformar o seu time

Com o novo mercado de trabalho, fomentado pela pandemia e pela evolução da tecnologia, estamos acompanhando cada vez mais transformações. Bem como, a mudança no relacionamento no ambiente de trabalho. E isso tem tudo a ver com comunicação assertiva. 

A comunicação é uma das soft skills mais valorizadas no mundo corporativo, além de ser uma ferramenta poderosa tanto no âmbito pessoal quanto profissional. 

É justamente através da comunicação que somos capazes de apresentar ideias, criar conexões, gerir projetos e resolver conflitos. Mas, no mercado de trabalho, é preciso se comunicar da maneira correta, ou seja, com assertividade. 

O que é Comunicação Assertiva?

A comunicação assertiva é um tipo de habilidade pautada na responsabilidade e na empatia. Isso porque o objetivo principal da comunicação assertiva é ser justamente a OBJETIVIDADE! 

Ou seja, esta é uma competência que consiste em expressarmos nossas ideias, pensamentos e necessidades de forma clara e direto ao ponto, praticando o respeito próprio e perante os interlocutores.

A assertividade não é uma habilidade nata – ela é uma aptidão e pode ser treinada. É assim que vamos aprender a evitar conflitos, minimizar ruídos na comunicação e facilitar a compreensão da mensagem transmitida. 

Mas, atenção: isso não significa que a comunicação assertiva faz seus problemas desaparecerem. Ela facilita a maneira como você reage a eles, mas há momentos em que será necessário ter uma comunicação mais passiva ou agressiva. Cabe a cada um identificar as situações. 

Técnicas verbais de assertividade

– Modulação da voz para a intenção/ocasião;
– Pausas e ênfases durante falas e apresentações;
– Demonstração de interesse e presença na conversação;
– Análise de vocabulário técnico e acessibilidade da informação.

Técnicas não verbais de assertividade

– Gestos firmes e compatíveis;
– Contato visual;
– Ocupação do seu espaço;
– Postura confiante e ereta;
– Manifestação de emoções de maneira clara.

Como ser assertivo

Nem sempre é fácil ser assertivo, e isso não acontece da noite para o dia. Mas com as técnicas certas e muito treino, é possível.

Algumas dicas podem ajudar:

  • Explicite seus desejos e necessidades com confiança

Quando você pede algo, ser assertivo significa ter seus pedidos atendidos.

Deste modo, não espere que os outros adivinhem suas necessidades; você precisa deixar isso claro na sua fala. Feito isso, fale de maneira clara e objetiva.

  • Saiba que você não controla o comportamento de outras pessoas

Algumas coisas não estão em suas mãos – o comportamento das pessoas é uma delas. Não assuma a responsabilidade sobre como o outro vai reagir à sua assertividade. 

Você pode – e deve – controlar a si e ao seu comportamento. Então, dê o seu melhor para falar de uma maneira calma e clara. Enquanto você agir de maneira respeitosa, não vai violar o espaço de outra pessoa.

  • Entenda que vão existir críticas e elogios

Na comunicação assertiva, sempre vai haver feedbacks, positivos e negativos. É importante não só saber recebê-los, mas também aprender a lidar com eles. 

Comunicação Assertiva no ambiente de trabalho

A comunicação costuma resolver grande parte dos problemas no ambiente de trabalho. 

Quando uma demanda não é entregue, por exemplo, você, como líder, deve comunicar a urgência em receber o material. Ou ainda pode comunicar quando algo não vai bem e o que espera dos seus funcionários para que tudo possa melhorar. 

Para que não existam ruídos, a comunicação precisa ser inteligente. Quando isso acontece, o relacionamento entre as partes e, principalmente, a produtividade, tendem a ter resultados positivos.

A divisão de pesquisa e análise do Economist Group, do grupo de mídia The Economist, de Londres, entrevistou 403 executivos seniores e gerentes de empresas nos Estados Unidos, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, para entender o impacto da comunicação interpessoal nos resultados dessas empresas. 

No estudo, 44% dos entrevistados disseram que as barreiras de comunicação causavam atrasos e falhas na conclusão de projetos.

Já 31% dos entrevistados apontaram as barreiras de comunicação como motivo para a baixa moral do time; 25% apontaram perda de desempenho; e 18%, perda direta em vendas. Isso significa alguma coisa para você?

Comunicação Não-Violenta

A comunicação não-violenta anda de mãos dadas com a comunicação assertiva. Ela é um estilo de comunicação cuja base é a escuta ativa, a empatia e a maneira de se expressar (fala).

Neste caso, além de escutar o outro com atenção, as respostas deixam de ser automáticas e passam a ser mais conscientes. A ideia é basear a comunicação por meio da observação de comportamentos e fatores externos. 

O método faz com que as interações ocorram com mais respeito, empatia e atenção. Para isso, existem quatro componentes a serem expressados de forma clara na comunicação não-violenta:

  1. Observação;
  2. Sentimento;
  3. Necessidade;
  4. Pedido.

Inteligência emocional

Para uma comunicação inteligente, é preciso INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

A inteligência emocional é a competência comportamental que possibilita o gerenciamento das próprias emoções e como lidar com os sentimentos das pessoas à sua volta.

Uma pessoa com inteligência emocional bem fundamentada consegue lidar melhor com problemas e, normalmente, está disposta a construir um ambiente de trabalho agradável para todos ao seu redor.

A habilidade de comunicação está diretamente relacionada à capacidade de relacionamento com as pessoas – uma aptidão essencial da inteligência emocional.

Inclusive, uma pessoa que não se comunica bem vai enfrentar muita dificuldade para entender problemas, transmitir ideias, conquistar e inspirar pessoas. 

Além disso, assim como a inteligência emocional, a boa comunicação também exige autoconhecimento. A partir do entendimento de onde você precisa melhorar, é possível seguir o caminho do desenvolvimento pessoal e profissional.

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