Storytelling: como saber contar boas histórias pode ajudar sua carreira

Contar histórias cria uma conexão poderosa entre o orador e o interlocutor. O storytelling é, justamente, contar uma boa história que pode ajudar no seu discurso, nas suas apresentações e, consequentemente, na sua carreira. Por isso, é fundamental saber como contar uma boa história.

Se você já se deu conta de que precisa de mais do que apenas alguns slides ou argumentos para convencer as pessoas, seja na vida pessoal seja na profissional, sabe que o storytelling é uma importante ferramenta na comunicação.

As narrativas estão sempre presentes em nossas vidas, em filmes, séries, novelas, livros… Mas esta habilidade também pode ser aproveitada para além das artes cênicas

E é isso que você vai aprender neste artigo!

O que é Storytelling

De nada adianta ter ideias brilhantes se você não sabe como transmiti-las de forma interessante para se conectar com o seu público. Ou seja, é preciso saber como contar uma boa história.

A prática do storytelling tem ganhado destaque no mundo corporativo como uma estratégia eficaz para melhorar a comunicação e estabelecer conexão com vários tipos de públicos.

Storytelling é a arte de contar e desenvolver novas histórias de uma maneira que cative os interlocutores.

A origem do termo é a junção das palavras “story” (“história em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, em inglês, que significa “contar”).

Como saber contar uma boa história pode ajudar sua carreira

Partindo do princípio de que as pessoas se envolvem mais com conteúdos com os quais têm maior conexão, a técnica do storytelling pode ser usada amplamente no mercado de trabalho.

Sabe quando você assiste um comercial e fica tão encantado com a história que quer assistir a propaganda até o final só para saber como a história termina? 

Isso é storytelling.

Você pode contar histórias para vender produtos e serviços, pedir um aumento ou promoção ou ainda pleitear um projeto.

O ser humano, desde sempre, se comunica através de histórias. É por isso que a técnica do storytelling é amplamente usada no marketing, no cinema e na publicidade. 

O despertar da emoção

Nós, como oradores, temos a missão de despertar a emoção na nossa plateia. Aliás, a emoção é o maior elemento de persuasão e convencimento.

A argumentação racional é muito importante, claro. Mas o ser humano é um ser emocional – não podemos ignorar isso. 

Um bom orador precisa saber fazer uso de boas histórias ao falar em público para encantar e persuadir a sua plateia. 

Como ser um storyteller? 

Algumas dicas podem te ajudar a calibrar a habilidade do storytelling – e vale lembrar que esta é uma ferramenta que pode ser aprendida e desenvolvida com muito treino e prática. 

  • Humanize seus argumentos

Ao explicar um conceito ou passar uma informação importante, tente fazer a plateia imaginá-los através de uma história.

Você pode, por exemplo, contar algo que aconteceu com você, com alguém que você conhece ou um case de sucesso.

O importante é trazer informações reais e pessoais ao discurso, para aumentar a credibilidade e a identificação.

  • Apresente um conflito

Todo bom contador de histórias sabe apresentar um conflito, ou seja, o ponto central daquela narrativa – geralmente, é isso que mais prende a atenção do público.

Pense em novelas, séries e filmes. Já percebeu que, quanto maior o conflito dos personagens, melhor o enredo?

Quando fizer uma apresentação, apresente um conflito.

Por exemplo: vamos imaginar que você precisa apresentar ao seu chefe a troca do sistema de emissão de notas.

Você pode simplesmente falar que a troca de sistema seria benéfica para a organização. Ou pode dizer algo como: “Quero sugerir a troca do sistema de emissão de notas fiscais pois tivemos problemas graves que afetaram vários departamentos e prejudicaram o trabalho do João, da Maria e do Pedro. Isso está afetando os nossos clientes de tal maneira”.

Qual desses discursos você acha que vai convencer mais?

Ao narrar um conflito incluindo pessoas reais, você cria conexão com o seu interlocutor e o faz ficar preso à sua história. 

  • Se há um conflito, há uma solução

Ao apresentar um conflito, é importante vir também com uma solução. O diferencial entra na maneira como você vai apresentar isso. 

Maximize a sua solução, busque usar um vocabulário que prove que a sua solução não só é viável como também é ideal. 

Aposte em expressões que dão peso aos seus argumentos, como: “a melhor”, “a maior”, “a grande”. Exemplo: “a grande solução que proponho” ou “a melhor solução que encontramos”. Os superlativos podem aumentar o nível de confiança no que você está propondo.

  • Ative os sentidos da sua plateia

Para ativar os sentidos da sua plateia, você precisa aumentar o detalhamento da sua narrativa. 

Para que isso dê certo, é preciso ter repertório. Ou seja, um bom orador, além de estar sempre antenado ao que acontece ao redor, deve estudar muito sobre o que vai falar. 

Quando aumentamos os detalhes na descrição e na narração, facilitamos para o público imaginar as cenas. 

Sendo assim, ativamos a sensação que queremos passar com a nossa mensagem. 

Por exemplo: 

Frase nº1: Eu entrei no corredor porque a porta estava aberta. 

Frase nº2: Eu entrei no corredor quente e úmido, com uma sensação sombria, porque a porta amarela estava aberta. 

Qual dessas frases te faz ativar mais os sentidos e despertar sensações?

Isso, mais uma vez, ajuda a envolver o público na sua mensagem. 

Storytelling nas apresentações

Todas essas dicas podem e devem ser usadas nas suas apresentações, mas, é claro, precisam ser aplicadas em momentos estratégicos. Saber como contar uma boa história é a chave para entreter sua plateia.

Você não precisa usar todos os elementos em uma apresentação, mas deve avaliar as circunstâncias e entender onde e como cabe uma boa história na sua narrativa. 

O storytelling é muito bem vindo em palestras, treinamentos ou quando você precisa motivar alguém. 

A sua história importa

Você já sabe que contar histórias é fundamental para um bom orador. Mas sabe qual a melhor história? A sua. 

Todos nós temos os nossos conflitos, bem como nossas soluções e inspirações. 

Sendo assim, você pode usar a sua história para se conectar com o seu público. Com certeza alguém vai se identificar. 

O storytelling é uma das ferramentas mais potentes para cativar e entreter uma audiência. Esta ferramenta gera empatia, fazendo com que a audiência entenda a situação e até consiga se imaginar naquele lugar.

Lembre-se: a conexão é o objetivo de uma boa comunicação!

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