Comunicação de Grandes Líderes - Flávio Augusto

Não existe liderança sem comunicação – as duas andam de mãos dadas.

Um líder é, acima de tudo, um influenciador e inspirador de pessoas, mas, para que isso seja possível, a transmissão de mensagens deve ser eficaz e objetiva.

Para te ajudar no processo de desenvolvimento da sua comunicação, começamos a série: Comunicação de Grandes Líderes. 

Vamos analisar a oratória de pessoas que direcionam, guiam, motivam e inspiram grandes equipes e audiências, ou seja, têm muito a nos ensinar.

Na primeira análise, falamos sobre a oratória do empresário Flávio Augusto.

Comunicação e liderança

Partindo do princípio de que um líder motiva as pessoas a seguirem determinadas condutas e idéias, a comunicação precisa transmitir emoção, credibilidade e confiança. 

E Flávio Augusto faz isso com maestria.

Flávio Augusto

Flávio Augusto é um empresário e escritor nascido na periferia do Rio de Janeiro, que começou a trabalhar aos 19 anos, em uma escola de inglês na qual vendia cursos e, quatro anos depois, tornou-se Diretor Comercial.

Sabe como ele fez isso? Aproveitando oportunidades e desenvolvendo habilidades, dentre as quais, claro, a comunicação e a persuasão. 

Flávio começou a vender cursos de inglês focando em um público adulto, o que não era comum na época. Assim, ele conseguiu um empréstimo e abriu sua própria escola de idiomas, a Wise Up.

Em 18 anos, a empresa se expandiu e se tornou uma holding (empresa de participações) avaliada em mais de R$ 870 milhões. Flávio também é autor dos livros bestsellers Ponto de Inflexão e Geração de Valor 1, 2 e 3.

Atualmente, um de seus negócios mais lucrativos é a plataforma Meu Sucesso, uma “escola de insights” que ensina através de estudos de caso de empreendedores, séries, documentários e aulas sobre o tema, e possibilita aplicabilidade prática do conhecimento pelos alunos.

A oratória de Flávio Augusto

Em entrevistas, o próprio Flávio já contou que a oratória foi fundamental para o sucesso da sua trajetória.

O empresário conta que usava a comunicação em vendas, desde jovem, para treinar e liderar as equipes de vendas. Atualmente, ele usa as técnicas de oratória para contar sua história e vender seus cursos. 

Na nossa série Comunicação de Grandes Líderes, vamos analisar os três pilares da oratória:

  • Comunicação Não Verbal;
  • Comunicação Verbal;
  • Didática.

Comunicação Não Verbal

Nos vídeos de Flávio Augusto, principalmente de palestras, é possível observar que ele sempre fala em direção à câmera, como se estivesse olhando no fundo dos olhos do interlocutor e, portanto, criando conexão com ele.

Quanto aos gestos, eles são simples e bem precisos. Conforme fala, ele pontua com gestos e movimentos.

Flávio tem uma postura aberta, que mostra credibilidade e segurança enquanto fala. As expressões também complementam a mensagem: quando ele fala algo mais sério, isso fica visível na maneira como se expressa, bem como quando se trata de algo mais alegre e empolgante, suas expressões se suavizam. 

Comunicação Verbal

Flávio consegue transmitir uma mensagem com começo, meio e fim. Ou seja, ele desenvolve um roteiro, elaborando a mensagem de maneira que consiga concluir o raciocínio. Com isso, não deixa brechas nessa mensagem. 

Além disso, o empresário sabe usar as ênfases e pausas muito bem, gerando emoção na fala por meio do uso de técnicas de oratória. Assim, ele costuma pontuar a palavra que deseja destacar.

O uso da ênfase faz toda a diferença na mensagem pois faz com que o público preste mais atenção e tenha mais facilidade para compreender a importância do que está sendo dito.

O uso dessas técnicas, somadas à variação de entonação, faz com que Flávio gere conexão através da fala, envolvendo a plateia.

Didática

Aqui, vamos avaliar os recursos que ele utiliza para gerar conexão e elaborar um discurso eficaz.

Flávio é muito conhecido pelo uso do storytelling, ou seja, a técnica de contar histórias. Todo mundo que já assistiu a algum vídeo do empresário com certeza já ouviu alguma história sobre sua vida.

Ele usa bastante o que chamamos de Jornada do Herói: um “mocinho” que enfrenta dificuldades, tem uma reviravolta e consegue vencer sua batalha – seja ela qual for. Dessa forma, com uma história simples, consegue envolver vários tipos de público que se enxergam naquela situação. 

Flávio também é conhecido pelo uso da persuasão, e um dos gatilhos que ele mais usa é o da provocação. 

A persuasão é uma estratégia de comunicação que utiliza diversos recursos para induzir a audiência a aceitar uma ideia. O objetivo da persuasão é implementar estratégias que sejam vantajosas para todos os envolvidos, seja para vender, pedir ajuda ou captar clientes, por exemplo. 

Ele coloca o interlocutor para pensar nessas dificuldades, pois quer convencê-lo a enfrentar seus desafios e ser bem-sucedido. 

Os pilares da oratória

Vamos retomar as técnicas que o Flávio usa para gerar um bom discurso e ser assertivo e persuasivo?

  • Na comunicação verbal: contato visual, postura aberta, gestos simples e precisos, ocupação de todo o espaço;
  • Não comunicação verbal: pausas, ênfases, entonação, mensagens com começo, meio e fim;
  • Na didática: conexão emocional, storytelling e provocação.

É importante entender que cada líder, assim como cada orador, tem sua maneira de se comunicar.  Por isso, é fundamental estudar sempre o ambiente, o assunto e o público para quem você vai falar. 

Conversar com o público não é apenas sair falando, mas sim elaborar um discurso que prenda a atenção e gere conexão. A mensagem precisa ser bem elaborada, eficaz e sem ruídos.

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