Comunicação de Grandes Líderes - Analisando a Oratória de Thiago Nigro

Será que, para falar sobre investimentos e dinheiro na internet, é preciso ter uma boa oratória? A resposta é SIM!

Atualmente, há muitos canais na internet que abordam educação financeira. Mas sabe a maior diferença entre eles? A maneira como as informações são transmitidas. 

É por isso que hoje, na série Comunicação de Grandes Líderes, vamos analisar a oratória de Thiago Nigro, considerado o maior influenciador de finanças do mundo.

Thiago Nigro

Um levantamento do Banco Central, feito em novembro de 2022, apontou que 65% dos brasileiros consideram a opinião de influenciadores de finanças para investir.

A pesquisa apontou que o segmento de influenciadores de finanças cresceu nos últimos anos, acumulando milhões de seguidores. Thiago Nigro, por exemplo, já soma mais de seis milhões de inscritos no YouTube, além de sete milhões no Instagram. 

Aos 18 anos, Thiago ganhou uma quantia em dinheiro e resolveu investir na bolsa de valores. Como ele sempre se interessou pelo nicho de investimentos, o caminho foi natural. 

Porém, Thiago perdeu todo o dinheiro investido. Ao invés de desanimar, ele usou o infortúnio para estudar mais e se aprofundar ainda mais no assunto. Enquanto estudava, Thiago se tornou assessor de investimentos e abriu um escritório próprio. 

Com o passar do tempo, resolveu criar um canal no Youtube, ao qual deu o nome de Primo Rico.

O sucesso do canal deu início à empresa Grupo Primo, que tem o objetivo de disponibilizar conhecimento a quem quer conquistar a liberdade financeira. 

A oratória de Thiago Nigro

Com redes sociais expressivas, Thiago consegue influenciar milhões de pessoas diariamente. E sabe como ele faz isso? Usando a oratória a seu favor.

É através da comunicação assertiva que ele consegue transmitir uma mensagem a um grande grupo de pessoas. 

Com isso, na nossa série Comunicação de Grandes Líderes, vamos analisar os três pilares da oratória do Thiago:

  • Comunicação Não Verbal;
  • Comunicação Verbal;
  • Didática.

Comunicação Não Verbal

Iniciamos avaliando a comunicação não verbal de Thiago, a maneira como seu corpo, suas expressões e seu gestos se comunicam, e a conexão deste conjunto com o que está sendo dito.

Avaliando uma palestra no TED Talks que Thiago ministrou, podemos observar que ele tem uma postura ereta. Além disso, suas mãos estão sempre com as palmas voltadas para cima e ele trabalha a gesticulação na esfera de energia. 

Outra característica da comunicação não verbal do Thiago é que ele pontua com os gestos aquilo que está sendo dito, ou seja, são gestos que reforçam a fala. Sendo assim, isso indica que ele está conectado com o seu corpo, usando-o a seu favor para transmitir as mensagens.. 

Com isso, podemos dizer que Thiago tem bastante conhecimento sobre a comunicação não verbal, pois consegue demonstrar, não só pela fala, mas também pelas expressões, que está confiante sobre o discurso.

A expressão facial de Thiago é mais leve e serena, o que não significa que ele seja apático. Ao contrário, as expressões também acompanham o que está sendo dito.

Comunicação Verbal

Vamos avaliar agora a comunicação verbal de Thiago Nigro. 

Avaliando os vídeos, podemos observar que ele tem um tom de voz mais calmo – mas isso não quer dizer que ele tenha uma voz inexpressiva. 

A oratória é bem calma, focada nas pausas para criar emoção na fala. Ele também usa muito o recurso da ênfase, marcando as palavras de destaque e alterando a velocidade da fala ao pronunciá-las. 

Mas é importante ressaltar que, apesar da calma, ele não perde a entonação correta. Inclusive, ele tem o arquétipo do mentor, que ensina e instrui, e ele opta por fazer isso com esse tom de voz mais sereno. 

Thiago não é conhecido por uma voz marcante, mas tem uma voz bem colocada e consegue falar em uma velocidade adequada, principalmente considerando que seus temas são sensíveis.

Didática

Por último, avaliamos a didática das apresentações de Thiago Nigro. Isto é, os recursos que ele utiliza para gerar conexão e elaborar um discurso eficaz.

Analisando este vídeo nas redes sociais do Thiago, podemos observar que ele usa a figura de linguagem da analogia para trazer o subjetivo à tona.

Neste caso, ele utilizou dois isqueiros para mostrar o acontece quando colocamos nossa luz à serviço dos outros. 

Assim, podemos afirmar que, neste vídeo, Thiago lança mão de uma ferramenta muito importante sobre a qual sempre falamos aqui: o storytelling.

Dessa forma, ele conta uma história emocionante para gerar empatia e conexão com o público, ajudando-o a entender melhor a mensagem.

Uma das características mais marcantes do influenciador é o uso de dados e pesquisas, buscando elementos para validar seus ensinamentos. Isso aumenta o poder de persuasão.

Mais uma característica da oratória de Thiago é a interação com o público durante suas palestras, captando a atenção e fazendo com que a plateia se envolva no que está sendo dito. 

Razão e emoção

No nosso dia a dia, é fundamental saber equilibrar esses elementos para elaborar um bom discurso, utilizando recursos emocionais – porque a emoção conecta – mas também embasando o assunto com fundamentos. 

É através da razão que você vai mostrar o quanto domina o assunto e que há teses que validam sua mensagem.

Como é o caso do Thiago, que usa a emoção em conjunto com dados e pesquisas para levar seus ensinamentos sobre finanças para o seu público.

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