Fazer apresentações eficientes é uma ótima maneira de impactar a sua carreira, seja em reuniões com equipes ou clientes. Mas, infelizmente, os cuidados com a comunicação ficam perdidos em meio a tantos outros afazeres. A boa notícia é que, ao terminar a leitura desse artigo, você vai aprender 5 técnicas de apresentação para transmitir credibilidade profissional.
Primeiramente, reflita: depois de participar de uma reunião em que você teve que defender uma ideia, teve a impressão de que as pessoas não confiaram no que você disse? Se a sua resposta para a pergunta acima foi sim, talvez você não esteja sabendo apresentar suas ideias com credibilidade.
Independentemente da área, espera-se que pessoas em cargos de confiança apresentem mensagens com clareza e sinceridade, porque normalmente elas são inspiração para os demais.
Um levantamento feito pela consultoria Gallup apontou que apenas três em cada dez pessoas creem em seus líderes. Esse comportamento tem consequências sérias para as empresas: um profissional que desconfia da chefia costuma estar planejando a saída da companhia, além de não ter interesse em realizar novos projetos.
Então, para que isso não aconteça com você, se atente às 5 técnicas de apresentação para transmitir credibilidade que vamos passar neste artigo!
#1 – Estude o conteúdo e se prepare
A principal dica para transmitir credibilidade em apresentações é ter segurança sobre o assunto e isso só é possível quando você estuda bastante sobre o conteúdo. Desta forma, quanto mais confortável o orador estiver, melhor será o seu desempenho e o público notará a credibilidade.
Para isso, procure conhecer o assunto o máximo possível através de livros, relatórios, estudos e outros dados que podem enriquecer o seu repertório, mesmo que não aproveite todo o conhecimento durante a apresentação. Isso porque a intenção é que você esteja seguro, caso questionado sobre algo que não estava previsto.
Por outro lado, ter suporte para as informações é importante, um Power Point ajuda a guiar a explicação e ilustra dados pontuais. Só não esqueça que ler slides faz a credibilidade cair, uma vez que essa atitude demonstra despreparo e falta de domínio sobre o tema.
Inclusive, é no desenvolvimento da apresentação que o público percebe o que o orador quer passar. Lembre-se de ter uma linguagem clara e precisa, de forma com que a mensagem flua naturalmente. A voz também deve ser um ponto de atenção e ela deve ser utilizada para gerar interesse nas pessoas – e não desânimo.
Além disso, é importante ressaltar que sejam apresentadas informações verdadeiras e relevantes, a fim de que o público sinta que aprendeu algo especial com você.
#2 – Inicie a apresentação com assertividade
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, o início de uma apresentação é importante para prender a atenção do público.
Uma técnica que dá credibilidade à apresentação é a do storytelling, que tem o objetivo de envolver as pessoas e despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema. Também não se esqueça de fazer uma breve apresentação pessoal e comentários sobre os pontos principais que serão discutidos na ocasião.
#3 – Cative as pessoas
Uma apresentação com credibilidade faz com que o público se envolva no conteúdo. Isso aumenta a compreensão do tema e traz impacto positivo para os objetivos do orador.
Por isso, vários fatores influenciam na empatia que as pessoas sentem pela apresentação. Preste atenção na sua imagem, na sua postura e nos seus gestos, de forma com que não pareça arrogante, mas também não demonstre timidez. Aliás, a expressão corporal transmite mensagens capazes de causar interesse ou desinteresse no público.
A humanização da apresentação também dá credibilidade ao que está sendo falado. Use exemplos que sejam familiares ao assunto abordado e que se aproximem do público, de forma com que eles se identifiquem com você.
Além disso, ao fazer contato visual, você encoraja as pessoas a participarem e gera conexão – ponto fundamental para construir a credibilidade. Mas, cuidado, não fixe o seu olhar apenas em uma pessoa, pois isso gera desconforto. Por isso, distribua a sua atenção em vários pontos do público.
#4 – Fale a linguagem do público
Cada apresentação é destinada para um grupo específico de pessoas, que têm suas características e conhecimento prévio (ou não) sobre o assunto abordado. Assim, as mensagens serão bem assimiladas quando direcionadas para o público de forma assertiva.
Quando as pessoas já têm algum conhecimento sobre o assunto, você poderá usar termos técnicos para enriquecer a apresentação. Já outros públicos poderão exigir uma adequação da linguagem para que eles realmente aprendam o conteúdo que você quer transmitir.
#5 – Conclua com chave de ouro
Terminar bem uma apresentação demonstra credibilidade ao orador. Então, a sua conclusão deverá gerar uma reflexão, a fim de que as pessoas pensem no conteúdo que foi exposto.
Por isso, evite frases como “acabamos por hoje” ou “pronto” e despeça-se agradecendo pela atenção do público. Você também pode utilizar elementos como: apelo a alguma ação, citação ou frase de efeito e esclarecimento de dúvidas.
Universidade Óh Quem Fala
Portanto, o mais importante para ter credibilidade é que você treine para que as técnicas de apresentação se tornem algo natural em sua oratória.
Nós, da Óh Quem Fala, além de conhecermos profundamente a comunicação, somos especialistas em treinar e desenvolver oratória. Na verdade, somos a maior plataforma de comunicação e oratória do Brasil!
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A melhor maneira de transmitir credibilidade ao falar e ter seguranca sobre um assunto — e isso so e possivel quando se tem dominio do tema. Quanto mais confortavel voce estiver, melhor sera o seu desempenho e mais o seu publico confiara em voce. E e fato que falar e algo recorrente na vida de todas as pessoas. Portanto, este nao e um assunto apenas para o meio profissional. Ate no seu dia a dia, quando a informalidade da o tom para as suas conversas, e importante dominar os temas sobre os quais voce conversa, sabe por que?