Vítima ou opressor? – “Ela se faz de vítima”, “ele abusa dos poderes do cargo”: se você já trabalhou ou trabalha em uma empresa, sabe que estes comentários – vez ou outra – tomam conta das conversas entre funcionários na hora do cafezinho.
A questão é que todos os profissionais têm uma forma de trabalhar. Será que você, obrigatoriamente, se encaixa em um desses que citamos no título deste texto?
Conhecendo os profissionais: vítima ou opressor?
Antes de responder a esta pergunta, é bom afirmar que o mercado de trabalho não aceita por muito tempo profissionais com estas características. Vamos conhecê-los melhor?
O ‘profissional vítima‘
O profissional que tem características de vitimismo está sempre procurando mostrar ou ver o lado ruim das situações. Ele também aposta em fazer comentários depreciativos e desagradáveis.
Como não poderia faltar, a “vítima” sempre faz questão de falar para todo mundo sobre as injustiças que sofre, como não é reconhecido e não tem chances de crescimento.
Porém, por outro lado, ele sempre dá um jeitinho de livrar-se das tarefas mais complicadas e que demandam mais tempo e dedicação.
Além disso, psicólogos listam o profissional “vítima” como pessimista – aquele que não se anima com mudanças – e insatisfeito.
O ‘profissional opressor’
O nome já diz tudo: o profissional opressor é aquele que todo mundo quer sentar longe e reza todas as noites para não precisar se relacionar com ele durante o trabalho.
Este profissional usa da fraqueza (ou do cargo inferior de outras pessoas) para oprimir, fazer piadas e até debochar. Tudo que uma empresa não precisa ter, né?
Este profissional é tirano, rude e não respeita o tempo ou limitações de outras pessoas, por exemplo.
Sabe aquela pessoa que faz questão de te ligar durante sua folga, apontar apenas os seus erros e ignorar seus acertos? Este é o profissional opressor.
Porém, engana-se quem acha que este tipo de profissional encontra-se apenas em cargos de chefia, por exemplo. Ele está em todos os lugares. Contudo, basta observar!
Qual é a saída para não ser a vítima ou opressor?
Será que só existem estes dois profissionais? A resposta é: não! E ainda bem que não existem só estes dois tipos de profissionais, não é mesmo?
Por isso já falamos aqui no Óh Quem Fala que há um novo tipo de profissional que vem surgindo no mercado e fazendo a alegria de empresas e gestores. É o profissional assertivo, líder, comunicativo e, o melhor, humano.
O profissional assertivo, por exemplo, sabe lidar com todos os tipos de pessoas usando duas simples premissas: a educação e a empatia. Portanto, este profissional é pautado pela honestidade e pela ética.
A capacidade de liderança também é uma característica deste profissional, assim como a assertividade.
Ele não dá voltas, não procura se esquivar e nem usar de sua razão para humilhar um colega, por exemplo. Muito pelo contrário, ele é um profissional que tem características de comunicação humanizada, pautada pelos respeito, carinho e inteligência emocional.
Como melhorar estas características?
Se você se identificou com este profissional, saiba que é possível lapidar ainda mais suas habilidades de liderança, empatia, comunicação e assertividade. Como?
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