Falar bem, atrair a atenção das pessoas e transmitir credibilidade por meio da comunicação: estas são algumas das características de um grande orador. Quem nunca assistiu a um discurso na internet e pensou “queria falar bem assim!” ou “como ele fala bem!”?
É importante lembrar que falar bem e ser um orador de verdade não se trata apenas de saber conversar ou não ter vergonha do público. Estas qualidades são muito importantes, mas AINDA não tornam uma pessoa um grande orador.
Grande orador: como ser um?
Ser um grande orador é o desejo de todos os alunos que passam pelos treinamentos do Óh Quem Fala em Sorocaba, por exemplo. Portanto, se ele for aplicado, treinar e absorver os conteúdos, a chance de obter sucesso com a comunicação é muito grande.
Se você está pensando em melhorar suas técnicas de oratória e encontrou este artigo, o Óh Quem Fala vai listar três pontos muito importantes. Anota aí e depois faça uma avaliação. Questione-se: “me identifico com alguma delas?”.
1) Ter um objetivo com a fala
Como falamos no começo do texto, ser aquele profissional que gosta de conversar no ambiente de trabalho não te faz um orador. Por isso, o primeiro passo para ter sucesso com a comunicação é ter um objetivo com a fala.
Quando você for se comunicar com alguém (seja no meio profissional ou pessoal), pense: qual é o meu objetivo? Estou sendo claro e didático com o pessoal? Qual mensagem eu quero passar? O que eu desejo com a minha comunicação? Portanto, lembre-se: falar por falar não vale…
2) Transmitir confiança
Se a sua insegurança com a oratória for mais visível no âmbito profissional, é ainda mais fácil de resolvê-la. Por que? Uma das características de um grande orador é a autoridade.
Portanto, como um profissional da área, pense: “quem sabe mais sobre o assunto do que eu?”. Claro, se estiver inseguro em relação a alguma questão técnica, busque solucioná-la. Após isso, ficará mais fácil de ter falar sobre o seu trabalho de maneira mais ampla e confiante, por exemplo.
3) Carisma e bom-humor
Ser engraçado não é uma característica que todos os profissionais têm – e não tem problema nisso. Contudo, o que é necessário e precisa ser feito é trabalhar sua carisma. Por isso, deixe transparente os traços positivos da sua personalidade e busque identificações com a pessoa que está conversando.
Portanto, o que vocês têm em comum? Tente encontrar isso durante a conversa e deixe a reunião ainda mais leve. Com isso, a pessoa vai prestar mais atenção em você e absorver melhor o seu conteúdo, por exemplo.
Dica extra de um grande orador:
Dependendo da situação e do público com quem você estiver se comunicando, ser mais informal, fazer piadas e conversar de uma forma descontraída podem ser uma solução para se aproximar do seu público, por exemplo.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.