O relacionamento interpessoal no trabalho é formado por um conhecimento forte, profundo ou próximo entre duas ou mais pessoas. Se você trabalha em qualquer profissão há grandes chances de você ter um relacionamento interpessoal com alguém, nem que seja uma pessoa. É muito difícil um emprego em que a pessoa trabalhe sozinha, não é verdade?
Aposto que você já ouviu todos os tipos de histórias relacionadas a um ambiente de trabalho. Todos nossos amigos, parentes e conhecidos têm experiências diferentes, justamente porque os ambientes são diferentes.
Há quem diga que o trabalho é cheio de pessoas legais e que ajudam no crescimento; já outras pessoas vão dizer que têm dificuldades em se relacionar e que “um quer puxar o tapete do outro”. Entre essas duas situações, por exemplo, há um mundo infinito de relacionamento interpessoal no trabalho.
Técnicas para melhorar seu relacionamento interpessoal no trabalho
O Óh Quem Fala é expert em ajudar todos os tipos de profissionais a se relacionarem melhor em qualquer ambiente, principalmente no meio profissional. O tema é tratado a fundo em todos os treinamentos da escola.
Por isso, hoje separamos 5 atitudes que você precisa tomar (ou ignorar) para você ser admirado e se destacar cada vez mais quando o quesito for: relacionamento com outros funcionários.
Iniciativa
Coloque-se no lugar do seu gestor. Você iria adorar ter um funcionário proativo, não é? O primeiro passo para melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho é ter iniciativa, não esperar que as pessoas fiquem te pedindo as coisas, por exemplo.
Ser proativo inclui tomar a frente de reuniões quando for autorizado, liderar projetos menores dentro do seu setor e fazer aquele trabalho que todos viram que precisa ser feito mas ninguém se habilitou.
Empatia
De nada adianta querer melhorar seus skills dentro da empresa que você trabalha se você não souber entender as necessidades e o ponto de vista dos outros. Ao pé da letra, a palavra empatia significa a capacidade psicológica de sentir o que sentiria uma outra pessoa.
Esta característica é importante para humanizar os relações de trabalho e sempre lembrar que ninguém é um robô ou apenas mais um número dentro de uma empresa.
Feedback
Quando um funcionário não recebe um feedback, é comum ouvir frases assim: “Como querem que eu cresça profissionalmente se ninguém me fala onde eu errei ou onde eu preciso melhorar?”.
O feedback nada mais é do que uma conversa entre duas pessoas sobre o trabalho. Conversar sobre o comportamento de um profissional e sobre soluções para empresas deve estar no cotidiano de todos as pessoas.
Fofoca
A fofoca nada mais é do que aquela conversa com o intuito de causar intrigas. Isso já é um situação muito desconfortável em qualquer lugar, pior ainda no ambiente de trabalho.
Um grupo de pesquisadores já até apontou a fofoca como o principal problema da comunicação por gerar este tipo de ruído. Então já sabe, né? Ouviu uma fofoca? Não repasse e conversa com a pessoa para que ela não faça mais isso.
Não ser passional
Ser passional é agir de acordo com os sentimentos e ignorar a razão. Portanto, não ser passional é um dos pontos mais cruciais para um profissional. Contudo, é importante que gestores e funcionários entendam que todo e qualquer feedback não tem como objetivo magoar ou atingir pessoalmente um profissional.
Por exemplo, se algo não saiu como combinado e o gestor chamar a atenção de um funcionário, isso não quer dizer que ele não goste daquela pessoa ou que a ache incapaz de trabalhar. Por isso é importante entender que é apenas uma observação pontual e feita de forma ética e profissional.
Quer melhorar mais ainda o seu relacionamento interpessoal no trabalho?
O Comunicador Integral e Liderança é um dos principais treinamentos do Óh Quem Fala. Autoconfiança, espírito incentivador, poder de organização, olhar analítico sobre a comunicação e capacidade de gerenciar crises. Essas importantes habilidades de liderança são abordadas neste treinamento, por exemplo.
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Um comentário em “Relacionamento interpessoal no trabalho: o manual completo para você se dar bem com todo mundo”