Não é novidade que o mundo mudou e as videochamadas vieram para ficar no ambiente profissional, seja para resolver um assunto rapidamente, ou reuniões longas, treinamentos e até entrevistas de emprego. Continue a leitura e confira 5 dicas para fazer videochamadas profissionais.
- Leia mais: Como lidar com o medo de se comunicar?
Já que as calls são a alternativa do ano para promover encontros profissionais à distância, que tal dar uma atenção especial à forma como você se comunica por esse canal? Aliás, é possível deixar mais interessante e atrativa a mensagem que você quer transmitir!
#1 Atenção ao ambiente
Nem todo mundo tem um escritório decorado para fazer videochamadas, mas espera-se o mínimo de cuidado com o ambiente que aparece na imagem. Por exemplo, se você ficar de costas para uma cama desarrumada, não vai pegar bem.
Por isso, evite espaços comuns na sua casa, onde qualquer pessoa pode passar a qualquer momento. Se você não tem um espaço próprio para trabalhar, fique em um local onde ninguém vá interromper e dê preferência para um fundo com parede lisa ou estante de livros.
Não esqueça de apoiar o notebook ou o celular em uma superfície estável para dar mais qualidade à imagem da chamada.
#2 Iluminação e som
Uma videochamada profissional precisa de uma boa qualidade de imagem. Procure ambientes iluminados, seja por uma fonte de luz artificial ou natural e, se possível, fique de frente para uma janela.
No entanto, nunca fique de costas para a janela, porque a “contraluz” gera mais sombra no seu rosto.
Além disso, o som é muito importante na videochamada, pois é ele que traz o conteúdo que você quer passar.
O áudio ruim atrapalha o entendimento, é desagradável para quem está escutando e gera falta de interesse. Não faça videochamadas em locais barulhentos, feche as portas e as janelas para evitar ruídos e desative as notificações de som do celular.
Antes do encontro virtual, também teste o funcionamento do seu microfone, seja do dispositivo, por fone de ouvido ou externo.
#3 Apresentação
Por mais que não seja o seu momento de falar e você não se sinta à vontade na câmera, ao menos é preciso se apresentar, dizer oi e aparecer rapidamente na tela.
Desta forma, mostre seu rosto periodicamente durante a videochamada, porque as pessoas se sentem mais conectadas quando conseguem se ver.
#4 Conduta corporal
Mantenha-se firme enquanto participa da videochamada, afinal, ainda é um encontro de trabalho. Contudo, não esqueça de usar o apoio da linguagem corporal, faça movimentos com a cabeça, tronco e use as mãos para dar ritmo à sua fala.
Também aumente as expressões faciais e articule bem a boca ao falar, mas tome cuidado com os exageros!
Além disso, evite desleixos na postura enquanto está na chamada de vídeo, tais como apoiar-se sobre a mesa, ficar deitado e sentar de qualquer jeito.
# 5 Discurso
Não adianta nada você ter um trabalho muito bem feito, realizar uma videochamada em um ambiente decorado, com uso de dispositivos de imagem e som ótimos, se mesmo assim não sabe se comunicar de forma assertiva.
- Leia mais: O que não fazer nas redes sociais
Muita gente tem dificuldade em traçar uma linha de raciocínio para ser objetivo, sucinto e coerente, o que acaba enrolando videochamadas que poderiam ser breves. Por isso, elabore um roteiro com as principais ideias do que você quer transmitir e só fale o que é necessário.
Dica extra: não se esqueça de sorrir! Com tantas videoconferências tomando conta da rotina, o senso de humor e um sorriso podem ajudar muito a tornar esses encontros mais agradáveis para todos!
Universidade Óh Quem Fala
Saber usar o poder da oratória traz uma vantagem enorme para quem precisa se comunicar o tempo todo. A Universidade Óh Quem Fala pode te ajudar a produzir conteúdos mais assertivos para as suas videochamadas!
Aproveite os descontos especiais na maior plataforma de cursos de oratória e comunicação do Brasil! É a sua oportunidade de fazer os cursos do método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores!
Clique aqui e saiba mais sobre os treinamentos “Você Orador” e “Comunicador Digital”
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
Um comentário em “Saiba como fazer videochamadas profissionais”