As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.
Você tem o currículo turbinado, participou de vários eventos, fala inglês fluentemente, mas ainda assim sente que não alcança as melhores oportunidades? A questão é: como andam as suas soft skills?
Ao contrário das hard skills, que são as habilidades técnicas, as soft skills estão relacionadas ao comportamento do indivíduo e muito mais atreladas à expressão da personalidade.
Dessa forma, as soft skill são características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos de carreira. Ao mesmo tempo, também é possível usar as habilidades comportamentais nos relacionamentos da vida pessoal.
Assim, elas podem ser diferentes dependendo da área de atuação e posto no mercado de trabalho. Por exemplo, um líder precisa de habilidades comportamentais diferentes das competências de seus liderados.
Contudo, é importante saber que é possível desenvolver as soft skills, mesmo quando a pessoa não demonstra ter as habilidades. Então, continue a leitura e aproveite para se tornar um profissional melhor!
Soft skills x hard skills
A grande diferença é que as hard skills são habilidades técnicas aprendidas em cursos, treinamentos, graduação, etc. Afinal, são as informações que normalmente estão destacadas no currículo, pois são concretas e quantificáveis.
Mas não se engane! Durante uma entrevista de emprego, por exemplo, a equipe de recursos humanos também fará uma análise comportamental para determinar se o profissional tem as competências comportamentais esperadas.
A importância das soft skills no mercado de trabalho
As soft skills não dependem de diplomas, mas estão cada vez mais valorizadas pelas empresas. Aliás, o levantamento global de 2020 do LinkedIn mostrou que a pandemia acelerou a necessidade pelas soft skills. Ao analisar 12 milhões de anúncios de empregos, a rede social encontrou as habilidades comportamentais que as empresas estão procurando.
Isso acontece porque, desde que alinhadas aos objetivos da empresa, as características comportamentais podem ajudar a entregar resultados melhores de produtividade.
5 competências do profissional mais disputado no mercado de trabalho
Um grande desafio para quem quer desenvolver as soft skills é: por onde começar?
Isso porque existem muitas habilidades e pode ser difícil atender a todas as demandas do mercado, mas tenha foco na sua área de atuação.
A partir disso, confira as principais competências do profissional mais disputado no mercado de trabalho:
1 – Comunicação
É verdade! Foi o próprio levantamento global de 2020 do LinkedIn que evidenciou que a capacidade de se expressar em público é a competência mais buscada pelas empresas atualmente.
Assim, em comunicação também se trata da habilidade de conversar com os colegas para evitar conflitos, resolver problemas e eliminar ruídos que prejudicam o ambiente de trabalho.
Além das habilidades de oratória, os recrutadores buscam pelo bom uso da linguagem corporal digital. Por fim, não é mais aceitável um profissional que não sabe ouvir os outros, não consegue receber críticas e não sabe dosar o momento de ouvir e falar.
2 – Resolução de problemas
A capacidade de se adaptar aos cenários diferentes e continuar produzindo com qualidade tem tudo a ver com o mundo em 2020! Aliás, mesmo após experiências difíceis, encontrar soluções e aprender com os erros é fundamental para o profissional do futuro.
Desta forma, também pode ser necessário delegar tarefas para continuar produzindo. Isso envolve a percepção das habilidades da equipe e um esforço para se manter otimista e motivado com uma postura que transmita confiança.
3 – Habilidade analítica
Ter a dimensão do todo mostra que você é um profissional integrado à dinâmica da empresa. É uma habilidade importante de ser usada na hora de propor mudanças, principalmente para questionar métodos e propor soluções, porque implica sabedoria e autoridade ao profissional.
Porém, além da capacidade de análise de um quadro, também é necessária a destreza para tomar uma decisão da melhor forma possível.
4 – Atendimento ao cliente
O mundo está cada vez mais acelerado, mas se engana quem pensa que isso tem a ver apenas com máquinas. Mais do que nunca, é preciso lembrar do principal foco de qualquer empresa: as pessoas.
O relacionamento interpessoal é importante não só dentro da equipe, mas também com clientes. Além disso, lidar com pessoas exige causar boa impressão, independentemente se é pessoalmente ou virtualmente, reforçando a necessidade da comunicação estratégica.
5 – Liderança
Liderança é a capacidade de inspirar e motivar equipes a entregar resultados, sendo útil em qualquer tipo de trabalho. Assim, é preciso ter capacidade estratégica para delegar tarefas e cobrar desempenho sem constranger as pessoas, por meio do feedback.
- Leia mais: Conheça o segredo dos grandes líderes
O bom líder sabe se comunicar com os colaboradores e é capaz de compreender a individualidade das pessoas e entender suas necessidades, desafios e desejos. Desta forma, a gestão de pessoas envolve identificar as melhores competências de cada um e aplicá-las em prol das metas estabelecidas.
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