A oratória é uma habilidade essencial para que um empreendimento prospere. Desta forma, a comunicação ajuda a conseguir investimentos, parceiros, fornecedores, clientes e até mesmo a engajar os colaboradores.
Esta habilidade de comunicação milenar é um instrumento que vende ideias. Então, imagine a seguinte situação: um potencial cliente ficou irritado e não comprou o produto ou serviço, porque o responsável pelo atendimento não conseguiu responder uma dúvida com clareza. Frustrante, não é mesmo?
Por isso, mesmo que a proposta seja incrível, se não houver convencimento e força de vontade, a ação desejada pode não acontecer. Inclusive, com os colaboradores, a boa oratória também pode ser a diferença entre uma equipe que acredita no negócio e aquela que apenas cumpre horário.
Neste artigo, você vai encontrar 3 dicas para aperfeiçoar a oratória no dia a dia do seu negócio:
1- Se esforce para criar uma relação de confiança
Você é da turma que acredita que esconder as intenções é uma boa tática de negócio? Isso é muito ultrapassado! Isso porque, atualmente, as chances de conseguir fechar um acordo com honestidade sobre as intenções são muito mais altas do que o “blefe”.
Ao mesmo tempo, William Ury, co-fundador do programa de negociação da Harvard, nos EUA, acredita que a grande aposta é construir uma relação de confiança com as pessoas. Desta forma, é importante “assumir o risco de convidar o outro a se expor” para conseguir fechar bons acordos.
Ok, mas o que isso quer dizer? Por sua vez, a oratória é uma ferramenta de construção de confiança, porque estimula técnicas como contato visual, expressão clara e objetiva e planejamento prévio do que será falado. Assim, pessoas se conectam com pessoas e o primeiro passo para fechar a parceria está dado.
2- Conheça o seu público
Muitas vezes, inconscientemente, a comunicação profissional se torna mecânica e irracional, o que pode resultar em problemas como não conseguir ser compreendido pelo público.
Uma oratória eficiente é aquela capaz de fazer o seu público entender a mensagem que foi passada. Então, quem é o seu público? Qual é a linguagem dele? Ele tem conhecimento mais técnico ou geral sobre o assunto? Tendo as respostas, fica mais fácil organizar um discurso mais assertivo para o seu objetivo.
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Desta forma, ao entender com quem você vai falar, será possível moldar o discurso e adaptá-lo para que o entendimento seja conquistado. Por exemplo, quem lida com assuntos muito técnicos precisa ter cuidado para que os termos sejam compreendidos por todos.
3 – Utilize com eficiência os devidos canais de comunicação
Com resultado, o primeiro canal de importância é o atendimento, porque é aqui que o cliente vai perceber como será a condução por parte da empresa. Inclusive, em muitos estudos sobre o comportamento do cliente, especialistas afirmam que uma pessoa bem atendida volta mais vezes e procura o funcionário que a atendeu anteriormente.
Em seguida, depois da compra, entra a etapa de relacionamento com o cliente. Aqui, você já deve saber o que ele gosta, a promoção que ele compraria e qual produto ele gostaria de experimentar. Mas, como conseguir essas informações? Por meio de uma conversa assertiva, por exemplo. Sem ser invasivo e sem fazer perguntas indelicadas, você vai conhecer o cliente e saberá como fazê-lo voltar.
Por último, qual negócio não está nas redes sociais atualmente? No mundo digital, é possível se comunicar de forma efetiva, direta e rápida com toda a sua clientela. Logo, utilize os recursos disponíveis, como stories e vídeos, para falar sobre o seu produto e também manter sua marca em contato com o público. Aliás, não se esqueça de aplicar as técnicas de oratória nessas comunicações, combinado?
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Além disso, existem muitos outros motivos para você se atentar para a oratória e a comunicação do seu negócio. Portanto, se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.
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