No blog de hoje, você vai aprender 3 exemplos para aplicar o feedback no seu dia a dia.
Em um mercado cada vez mais competitivo, os líderes se destacam pela forma como envolvem as pessoas, especialmente os colaboradores da sua equipe. Por isso, o feedback é uma ferramenta necessária para avaliar e desenvolver pessoas.
Primeiramente, existem alguns tipos de feedbacks que podem ser utilizados em uma empresa, com o objetivo de fazer uma análise sobre uma atividade ou desempenho de um colaborador.
Desta forma, se bem aplicado, o feedback pode ser um grande aliado na gestão de pessoas, porque é um propulsor de crescimento, já que incentiva e motiva as pessoas a melhorarem sua performance profissional. Como resultado, espera-se equipes mais produtivas e alinhadas com a organização.
Por outro lado, a prática do feedback é uma excelente forma de desenvolvimento de líderes, desde que em uma conversa madura, onde todos ganham.
“Líderes que pedem a opinião de pessoas que discordam deles são sábios o bastante para admitir para si mesmos que não têm todas as respostas. Esses líderes também devem transmitir aos outros a segurança de discordar” – A Experiência Apple, Carmine Gallo
Importância
Do ponto de vista empresarial, internamente, é importante que as pessoas estejam preparadas para ouvir. Não adianta receber avaliações e ideias para melhorar, se o profissional não consegue (ou não está disposto) a colocar em prática.
Dependendo da situação, não é fácil, tanto para quem dá o feedback quanto para quem recebe a avaliação. Porém, para que os benefícios dessa prática sejam colhidos, as pessoas precisam ter consciência que é necessário para seu próprio desenvolvimento.
E por que isso acontece? Primeiro que, se um profissional não recebe nenhum retorno sobre o seu trabalho, ele vai acreditar que não está sendo notado. A seguir, a fidelidade desse colaborador à empresa será comprometida, aumentando a chance dele decidir ir para outra organização.
Portanto, ao disseminar a cultura do feedback, a organização terá colaboradores mais engajados e até previne prejuízos. Por exemplo, ao identificar pontos a melhorar, a pessoa começa a agir e se desenvolve na área que mais precisa. Já com a constatação dos pontos positivos, o profissional se motiva para se desenvolver mais e faz entregas cada vez mais consistentes.
Exemplos de feedback
Assim, a escolha do tipo do feedback deve ser uma ação consciente, de forma com que haja sucesso. Para exemplificar, veja os métodos e exemplos a seguir:
Feedback positivo
Seu objetivo é elogiar uma atitude ou um comportamento do colaborador que teve resultados bons.
Situação: O colaborador da área de CS (customer success) acompanhou o atendimento do suporte, o que resultou em um elogio do cliente.
Exemplo de feedback: “Você mostrou que está muito bem alinhado com a cultura da empresa de se preocupar com o cliente e fez um atendimento tão exemplar que gerou elogio! Parabéns!”
Feedback negativo
Seu objetivo é enfatizar sobre uma atitude ou um comportamento com resultados negativos, mas sem perspectiva de melhoras.
Situação: O colaborador não respondeu um pedido de orçamento do cliente, que acabou contratando o concorrente.
Exemplo de feedback: “O fato de não responder o pedido de orçamento do cliente afetou as nossas vendas e os resultados da equipe como um todo. Por isso, esse tipo de atitude não pode ocorrer. Se precisar de ajuda, saiba que pode contar comigo.”
Feedback construtivo
Seu objetivo é mostrar que uma atitude ou um comportamento do colaborador teve um resultado negativo, mas é possível de ser melhorado.
Situação: O colaborador não entregou o relatório de receitas do mês para a reunião mensal, o que atrapalhou na apresentação de indicadores da alta gestão.
Exemplo de feeedback: “Percebi que o seu relatório de receitas do mês não foi entregue. Você sabia que esse atraso pode atrapalhar os trabalhos dos outros departamentos e até impactar nos números do próximo mês? Por gentileza, priorize essa entrega todos os meses, assim nós evitamos problemas.”
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Como você pôde perceber, o feedback pode ajudar o colaborador a evoluir seus conhecimentos, habilidades e competências comportamentais. Entretanto, lembre-se que ele deve ser praticado constantemente e melhorado sempre. Afinal, a pessoa que aplica feedbacks também precisa ouvir considerações sobre o seu próprio desempenho.
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