Um dos aspectos fundamentais da clareza é a boa dicção. Já ouviu a expressão: “falar para dentro”? É mais ou menos assim que funciona mesmo, uma pessoa que não se expressa com clareza, fala só para si, fala para dentro e deixa todo mundo sem entender nada.
Se você tiver que escolher apenas uma habilidade para aprender a se comunicar em público, tenho um conselho: não abra mão da clareza. Adotar recursos e treinar para deixar sua fala mais clara são passos importantíssimos.
Em qualquer circunstância, seja em diferentes ambientes, para o mais variado público, você vai precisar se expressar com muita clareza. Afinal, não vai querer deixar ruídos pelo caminho do seu discurso, não é mesmo? E um dos aspectos fundamentais da clareza é a boa dicção. Já ouviu a expressão: “falar para dentro”? É mais ou menos assim que funciona mesmo, uma pessoa que não se expressa com clareza, fala só para si, fala para dentro e deixa todo mundo sem entender nada.
Mas você deve estar se perguntando: como posso melhorar a minha dicção? Para te ajudar, vão aqui alguns passos e dicas para você passar a adotar na sua rotina de falas em público. Você vai perceber uma mudança na sua maneira de se expressar e vai começar a sentir que falar em público pode ser mais fácil.
1- GRAVE FRASES DIFÍCEIS EM VOZ ALTA
Escolha palavras e frases que você enrosca para falar, principalmente aquelas que possuem muitos “r”, “p”, “t”, “q”, “b” e “m”. Grave as palavras e as frases em voz alta e analise em seguida quais consoantes estão sendo ditas com menos clareza.
2- LEIA TEXTOS COM ABERTURA EXAGERADA
Escolha textos, podem ser revistas, livros, notícias, e leia em voz alta exagerando a abertura da boca ao pronunciar as palavras. Perceba que você estará forçando a musculatura da boca e também a língua, isso ajuda a soltar e melhorar a sua dicção.
3- OUÇA A SUA VOZ
Muita gente que eu treino tem mania de dizer: “não gosto da minha voz”. É hora de fazer amizade com ela. Aproveite para gravar (pode ser no gravador do seu celular mesmo) você falando e analise o timbre da sua voz: ela é grossa? fina? forte? doce? Analisar e entender a sua voz ajuda você a controlá-la também.
4- CONTROLE A SUA RESPIRAÇÃO
A respiração nervosa ou ofegante afeta diretamente na sua dicção. Você pode ter dificuldade para pronunciar as palavras, as letras somem e a clareza também. A dica mais legal é praticar exercícios de relaxamento minutos antes de falar em voz alta. Inspire e expire lentamente várias vezes seguidas para baixar seu batimento cardíaco e, consequentemente, controlar a sua respiração.
5- PRATIQUE EXERCÍCIOS DE FONOAUDIOLOGIA
Exercícios repetidos de fono são fundamentais e ajudam muito você a controlar e até mudar completamente a sua dicção. Algumas sequências como vibração de lábio, vibração de língua, trava-línguas, exercitam cordas vocais e musculatura da face. Procure um profissional, um fonoaudiólogo ou um coach em oratória.
Melhorar a dicção é como ganhar músculos, só é possível se você treinar. Pegue essas dicas e comece agora! Se você quiser alavancar o seu desenvolvimento, conheça o Você Orador e comece a sua mudança agora mesmo!
Volto logo com mais dicas! Se quiser saber mais sobre o Óh Quem Fala é só acessar nossas redes: instagram, facebook e youtube! Continue acompanhando.
Vamos falar?
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!