Você deve estar se perguntando qual a diferença entre retórica e oratória não é mesmo? É importante entender que a retórica é uma área da oratória e corresponde ao conjunto de habilidades que permite ao orador se comunicar com clareza e persuasão.
A retórica é a capacidade de formular pensamentos objetivos, organizados e de fácil entendimento e convencimento. E a oratória é só um dos meios pelos quais a retórica se manifesta. Ela também é presente nas artes, música, pintura…e até na publicidade. E posso te contar uma coisa? A retórica é uma ciência, é um conhecimento que pode ser aprendido.
E você pensa: mas como eu faço pra melhorar a minha retórica? Vamos a três passos fundamentais do seu desenvolvimento então:
1- APRENDA A ORGANIZAR O SEU CONTEÚDO
Eu sempre reforço para meus treinandos sobre a importância de desenvolver a habilidade da organização. Saber elencar as informações de maneira coerente, fazer o esforço da preparação, anotação em tópicos e a lista de importâncias. Isso é organizar o pensamento, entender o que precisa ser dito e formular o melhor conteúdo. A boa retórica depende da organização das informações.
2- TREINE SEUS ARGUMENTOS
Como eu expliquei acima, a retórica é uma ciência que pode ser aprendida. Portanto, para todo aprendizado é exigido o tempo de dedicação, estudo e treinamento. A retórica como manifestação na oratória é algo muito prático, por isso, que é importante vencer a vergonha e fazer amizade com o espelho ou alugar aquele melhor amigo para ver e avaliar sua performance. Não economize na argumentação em voz alta. Treine, treine e treine mais um pouco.
3- MANTENHA-SE INFORMADO
Um orador que tem o poder de retórica é necessariamente uma pessoa bem informada, antenada e munida de dados e argumentos. Parece algo muito complicado, mas colocar um tempo na rotina para ler as notícias da sua região e do país é fundamental. E, hoje, isso é feito com mais facilidade do que nunca, não é mesmo? Temos o mundo na palma da nossa mão, pelo celular. Saiba sobre os acontecimentos atuais, mantenha-se informado sobre assuntos pertinentes à sociedade, como política, economia, cidadania. “Ah, mas eu não gosto”…posso dar uma dica? Todos os veículos de comunicação possuem editorias que falam sobre diferentes assuntos. Com certeza, há um assunto que te interessa. Além disso, livros, entrevistas, revistas, jornais….todos esses recursos ajudam a formar um orador bom de retórica.
Segue as dicas da jornalista/treinadora/palestrante e boa de retórica aqui, que não tem erro! Vamos juntos conquistar pessoas por meio da comunicação.
Volto logo! Se quiser saber mais sobre o Óh Quem Fala é só acessar nossas redes: instagram, facebook e youtube! Continue acompanhando.
Vamos falar?
obrigado pelo esclarecimento
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Muito boas dicas. Obrigado.
Ola! Quero saber mais de retórica