Oratória é a arte de falar bem em público, aplicando técnicas que potencializam a forma com que a informação é transmitida. Na prática, muitas vezes uma boa oratória não é apenas transmitir uma mensagem, mas torná-la algo original, memorável e emocionante para o público.
Contudo, o medo de falar atrapalha muitas pessoas com evidente capacidade técnica, mas que não conseguem expressar suas ideias. Ao mesmo tempo, cada vez mais, o mundo exige a capacidade de falar bem em público para vendedores, professores, políticos, influenciadores, advogados, palestrantes e tantos outros profissionais que usam a comunicação diariamente.
Não tem outro jeito, para desenvolver oratória, precisa praticar! Por isso, separamos 10 dicas de oratória que todo mundo deveria saber:
1 – Controle a ansiedade
É comum que você se sinta intimidado antes de se apresentar, mesmo depois de muita preparação. Mas é preciso ter controle emocional para não deixar que os sentimentos negativos sirvam de armadilha, o que pode afetar diretamente na sua performance.
Inclusive, se você focar nos pensamentos ruins como “não vou conseguir”, “vão perceber que estou nervoso”, entre outros, o seu cérebro recebe a mensagem e a reforça através de nervosismo e ansiedade, que por sua vez, refletem na sua postura e voz. Ou seja, a tremedeira nas mãos, a voz gaguejada e a vermelhidão no rosto são reflexos do seu corpo para os sentimentos que você está nutrindo.
- Leia mais: Como lidar com o medo de se comunicar?
Desta forma, concentre-se em pensamentos positivos e acredite na sua capacidade de fazer uma boa apresentação. Afinal, a autoconfiança também é demonstrada na sua forma de falar para o público.
2 – Mantenha a postura
A postura segura pode transmitir uma mensagem não-verbal de confiança para o seu público e também potencializa esse sentimento em você mesmo. Afinal, como falamos no tópico anterior, sentimentos positivos refletem no nosso corpo.
Então, atente-se a manter a coluna reta, quadril encaixado e ombros, pescoço e cotovelos relaxados. Tudo isso evita a postura informal e afasta a tensão.
O seu cérebro, percebendo a sua postura, passa a acreditar que você de fato está se sentindo confiante naquele momento e, com isso, transforma aquele nervosismo natural em um sentimento de autoconfiança!
Além disso, lembre-se que apresentações estáticas podem ser cansativas para o público, enquanto o movimento traz dinâmica para a apresentação. Contudo, esse movimento tem que ter um propósito e ser feito com suavidade e naturalidade.
3 – Cuidado com vícios de linguagem
Os vícios de linguagem são outro vilão nas apresentações e aparecem no discurso para apoiar o orador no próximo ponto a ser falado. No entanto, a boa notícia é que eles são evitados com muito treino do discurso, assim, o domínio do assunto vai te dar mais segurança em relação ao conteúdo.
4 – Conheça o seu público
Existem pelo menos duas possibilidades de erros quando você não conhece o seu público: ou eles vão se sentir incomodados porque já conhecem o conteúdo ou não vão entender nada porque é um assunto técnico demais para a realidade deles.
Antes de definir o conteúdo, procure entender o que o público conhece sobre o assunto. Assim, você poderá adaptar os tópicos, conceitos e focar no que realmente interessa.
5 – Respire!
Infelizmente, muitos oradores focam somente no conteúdo e esquecem de respirar corretamente. Mas a respiração equivocada pode comprometer a autoconfiança, aumentar a tensão e ainda provocar uma voz trêmula que atrapalha na clareza do discurso.
Por isso, exercite a respiração durante os ensaios do discurso, evite o ritmo acelerado e frases longas que podem te dar falta de ar. Também faça pausas quando for possível.
6 – Interaja com público
Muitas vezes, por conta de ego ou até por nervosismo, o orador esquece de interagir com o seu público. Desta forma, prepare um momento da sua apresentação para interagir com as pessoas, seja por meio de perguntas ou até mesmo por uma reflexão. Quando você se coloca em uma posição de ouvir, isso enriquece o conteúdo e dá dinâmica à apresentação, além de criar conexão com o público.
7 – Olho no olho
Você sabia que o contato visual com o público faz uma enorme diferença no que diz respeito à autoconfiança? Olhar para cima, para baixo ou para os lados transmite insegurança e faz as pessoas perderem o interesse.
Mas, cuidado! Não encare uma pessoa permanentemente, porque isso também gera desconforto. Tenha leveza, transite o olhar em várias pessoas e altere o ponto de vez em quando. Isso também ajuda a entender como o público está reagindo à apresentação.
8 – Grave o seu discurso antes da apresentação
Mais do que treinar em voz alta, uma boa técnica de preparação é gravar o que pretende falar e depois analisar o que pode ser melhorado. Assim, você vai aperfeiçoar a sua fala e se libertar de falhas inconscientes.
9 – Prepare-se
A dúvida mais comum de uma pessoa que quer melhorar a sua comunicação é: decorar ou não? Mas a verdade é que o domínio do conteúdo é fundamental para o sucesso de uma apresentação. Ao repetir o mesmo texto, você memoriza e evita o famoso “branco”, porém, tome cuidado para não parecer decorado.
A dica de ouro é separar a sua apresentação em tópicos com as palavras-chaves. Assim, você domina o assunto, mas discursa com naturalidade.
10 – Frequente um curso de oratória
O raciocínio é simples: se você deseja aprender a falar inglês, faça um curso de inglês. Se quiser tocar um instrumento, faça um curso de música. O mesmo funciona com a comunicação: os cursos de oratória te ensinam as técnicas necessárias para ser um orador profissional.
A maior plataforma de comunicação e oratória do Brasil
Então, quer saber como enfrentar o desafio de aprimorar as suas habilidades de comunicação?
Todos os treinamentos online da Universidade Óh Quem Fala são baseados no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão.
Saiba mais sobre a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.