Quando uma mulher decide fazer alguma coisa e se capacita para isso, não há quem possa detê-la. Estamos presentes e somos destaques em diversas áreas profissionais como os negócios, redes sociais, educação, saúde, beleza e política.
O poder feminino vem mostrando sua face a cada dia que passa. Isso ajuda homens e outras mulheres a entenderem que é possível, sim, fazer o mesmo trabalho com outro olhar.
É quase unanimidade que um ponto de vista pode mudar o mundo, ou pelo menos ajudar. Há um lugar, um dos mais lucrativos, onde as mulheres dominam grande parte do mercado. Você sabe qual é? Vou te contar: a internet!
As redes sociais têm um percentual maior de microinfluenciadores digitais do sexo feminino do que masculino. Isso implica diretamente no fim do mês, na hora de medir os resultados.
Mas tudo isso tem um motivo para acontecer: o mercado feminino é muito maior do que o masculino. Alguns exemplos de setores que não param de crescer nas redes são: moda, estéticas, beleza, saúde e bem-estar.
Eu e o Óh Quem Fala convidamos você para saber quatro fatos sobre o protagonismo feminino nas redes sociais. Vamos lá?
1) Comunicação nos negócios
Quando se fala em divulgar produtos na internet, logo se pensa em mulheres em frente à câmera falando sobre produtos. E não pense que estou falando em grandes influenciadoras digitais, não. Estou falando sobre a dona de um negócio pequeno, como uma clínica de estética ou de um serviço. Elas colocam o rosto pra jogo sem medo e falam mesmo!
Isso ajuda a mostrar a realidade do produto. Além disso, o cliente percebe que está falando com uma pessoa real, que conhece o produto. Desta forma, a troca de informações fica mais verdadeira.
2) Confiança e intimidade
Diversas pesquisas de comportamento do consumidor indicam que mulheres passam mais confiança aos clientes. principalmente quando se trata de um mercado feminino.
Muito antes das redes sociais se tornarem febres por empresas, as mulheres e microempreendedoras já estavam divulgando seus produtos e serviços por meio de postagens e vídeos amadores. Como o atendimento era direto com a dona do negócio, além de confiança, o cliente também passava a ter intimidade com ela.
E, fala sério, quem não gosta de um atendimento exclusivo?
3) Setor crescente
Um outro fato importante de se analisar é o que citei no início do texto: um mercado crescente. Tudo isso pode estar interligado, já que se comparada com os homens, as mulheres têm a tendência em gastar mais em produtos e serviços e por mais barato que seja, isso aquece o mercado que estamos abordando neste artigo.
Mesmo com a crise econômica no país, o setor teve resultados melhores do que outros mercados. Os outros dois pontos que falei acima, comunicação e intimidade, podem ter ajudado este mercado a segurar as pontas!
É o que eu sempre falo: uma mulher apoiando a outra, não há quem consiga atrapalhar.
4) Buscando aprender
As mulheres – pelo menos as que eu conheço – estão sempre buscando se capacitar e aprender novas técnicas, seja para administrar ou divulgar o negócio.
Pensando neste quesito, o Óh Quem Fala lançou um treinamento de quatro dias sobre comunicação no marketing digital. O curso, que também está aberto para os homens, vai fazer com que os alunos aprendam e treinem a assertividade diante das câmeras.
Um programa especial foi criado para esta turma de futuros oradores. Faça parte deste time de pessoas que querem mudar e melhorar. Faça sua inscrição agora pois as vagas são limitadas.
Força feminina
Ainda falando sobre as mulheres, tenho a felicidade em dizer que vou palestrar em um encontro de mulheres em Sorocaba. Fico feliz em ampliar meu trabalho com o público feminino.
Após duas edições do workshop “Comunicação e Empreendedorismo para Mulheres”, fui convidada para participar da segunda edição do “Força que Conecta”, um encontro para mulheres empreendedoras em busca de experiências e novas conexões de negócios e de vida.
Se você quiser participar, será muito bom te ver lá. O evento será realizado no dia 7 de agosto no Ipanema Clube, na Rua Sete de Setembro, em Sorocaba-SP.
Gostou do nosso conteúdo? Segue a gente nas redes sociais e fique por dentro Facebook, Instagram e no Youtube.