Oratória para podcast: conheça estas 5 dicas

Os conteúdos em áudio estão em crescimento no Brasil e, por sua vez, o formato de podcast conquista cada vez mais os ouvintes. Para se ter uma ideia, segundo o IBOPE, em 2019, cerca de 50 milhões de brasileiros já haviam ouvido podcast. Então, se você já está ou pretende entrar neste meio, é preciso conhecer algumas técnicas de oratória para garantir a qualidade do material.

Primeiramente é preciso saber que, ao escutar um podcast, não é possível ver as expressões faciais dos locutores, nem seus gestos ou posturas. Ao mesmo tempo, dá para identificar muito do que eles expressam somente pelo som. 

Por isso, a oratória é muito importante em um podcast, pois sem o conteúdo adequado e o tom e a inflexão da voz, as mensagens podem ficar desinteressantes. Isso porque o áudio transmite nuances, que também fornecem clareza ao que está sendo falado.

A Óh Quem Fala já treinou centenas de alunos que tinham muito conhecimento para compartilhar, mas não conseguiam comunicá-los da maneira correta. Por isso, temos a missão de ajudar as pessoas a desenvolverem as habilidades comunicativas tão necessárias atualmente.

Então, vamos aprender oratória para podcasts? Anote as dicas abaixo:

1- Adapte o conteúdo para podcast

Existem características do conteúdo veiculado via áudio que são imprescindíveis para reter a atenção da audiência:

  • Utilize linguagem simples e acessível;
  • Invista em frases mais curtas;
  • Se atente para fazer algumas repetições estratégicas para facilitar o entendimento da mensagem.

Atenção! Ao gravar um podcast, tenha um roteiro do que será falado, mas não tente ler integralmente toda a sua fala, pois isso tira a naturalidade da comunicação.

2- Não fale rápido

Falar rápido é um erro que afeta na interpretação da mensagem. E já que o podcast tem seu apelo pela fala, o ouvinte não pode se apoiar em imagens, caso não compreenda alguma parte. Desta forma, o locutor precisa se comunicar de forma clara e articulada, sem ruídos na pronúncia ou na velocidade da fala.

Assim sendo, uma maneira de se atentar à velocidade da fala é lembrar de respirar adequadamente, e isso vai ajudar a balancear o tom da voz. Ao respirar, é possível evitar desgastes vocais e até mesmo os temidos pigarros.

3- Podcast em tom de conversa

É recomendado fazer testes nos equipamentos antes de iniciar a gravação para conferir como está saindo o volume da voz. 

Por exemplo, um volume muito alto pode assustar o ouvinte, enquanto o muito baixo não vai despertar a atenção do mesmo. Além disso, manter um tom de voz adequado deixa o podcast mais profissional e transmite credibilidade para o locutor.

Por sua vez, o podcast é conhecido por ter um ritmo mais dinâmico e em tom de conversa, porque isso mantém quem fala mais próximo de quem ouve. Contudo, essa sintonia também depende do tipo de conteúdo produzido. Assim, digamos que em um episódio de comédia, por exemplo, o tom seja despojado e descontraído. Já quando o tema é educação, o conteúdo exige a formalidade para o entendimento da informação.

4- Pausas ajudam a enfatizar pontos importantes

Pausas intencionais são importantes em todos os tipos de exposição de fala. Desta forma, saber gerir os momentos de silêncio é uma das técnicas de um bom orador. No caso de podcast, a pausa assume o papel de fazer suspense sobre o que será falado a seguir ou até mesmo avisar a mudança de tema.

5- Cuide da sua voz

Profissionais que dependem diretamente da voz no dia a dia, como quem é locutor de podcast, precisam ter uma preocupação especial com esta ferramenta de comunicação. Por isso, lembre-se de:

  • Praticar exercícios de aquecimento de voz;
  • Usar um microfone adequado;
  • Ter um tempo de descanso para a voz;
  • Evitar ar-condicionado e bebidas geladas.

Aprenda oratória na Universidade Óh Quem Fala

Se você quer aprender na prática as melhores técnicas de oratória, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão. 

Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *