Reuni neste artigo 5 dicas infalíveis e abrangentes que podem ajudar na criação de uma apresentação profissional para as mais diversas áreas e circunstâncias.
A apresentação profissional faz parte das atribuições e da rotina de boa parte dos cargos de uma empresa. Também têm feito cada vez mais parte do cotidiano de quem trabalha no setor de serviços. Profissionais liberais como médicos, advogados, engenheiros, consultores, instrutores se deparam constantemente com o desafio de se apresentar para uma ou mais pessoas em diferentes formatos e plataformas. A apresentação profissional hoje vai muito além daquela reunião em uma sala com uma pessoa em pé expondo algo para meia dúzia de pessoas.
Desde a apresentação de um novo produto para o departamento comercial, até a apresentação de um novo método de combate às rugas, os profissionais se deparam com desafios parecidos. Os exemplos são inúmeros e eu poderia usar mais de 10 artigos deste blog só criando listas de funções, cargos ou circunstâncias em que é preciso criar apresentações profissionais atrativas. Para atender essa demanda, reuni 5 dicas infalíveis que podem ajudar na criação de apresentações profissionais em diversas áreas e circunstâncias. É aquela receita de bolo que você só muda a cobertura e o recheio. Vamos lá então:
1- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES COM ANTECEDÊNCIA:
Durante os treinamentos de como construir um bom discurso, eu sempre reforço para meus treinandos a importância de organizar as melhores informações. Para construir uma apresentação atrativa e assertiva, a melhor maneira de começar é passando um tempinho avaliando quais são as informações fundamentais. Crie listinhas com grau de prioridade, isso ajuda muito.
2- ENTENDA SEU PÚBLICO:
Para alinhar o tom da sua apresentação, é fundamental que você tenha em mente quem é seu espectador. Saber para quem você vai falar, do que essas pessoas entendem e como elas entendem é o caminho assertivo para construir uma apresentação. Afinal, não faz sentido você falar de “A” para um público que só conhece ou entende de “Z”. Lembre-se que a responsabilidade da comunicação é sempre do comunicador.
3- CRIE UMA HISTÓRIA COERENTE:
Dividir a sua apresentação em etapas é uma das dicas mais assertivas que vou te dar neste artigo. Quando você divide a sua fala em fases, fica mais fácil criar uma linha lógica de apresentação das informações e memorizar o que você precisa falar. Um exemplo é: exposição do problema, defesa de argumentos e solução.
4- TENHA UM GUIA VISUAL:
O guia visual é o nosso bom e velho power point. As apresentações visuais servem principalmente de guia e roteiro para a nossa apresentação falada. Você não precisa memorizar sua fala inteira, porque a apresentação visual vai te ajudar a expor tudo o que precisa. Mas cuidado! Textão e confusão nos slides só atrapalham, seja objetivo.
5- PROJETE A SUA MELHOR VERSÃO:
Parece papo de auto ajuda, mas não é. Estudos comprovam que quando a gente projeta a nossa melhor performance (“eu vou mandar muito bem”), a gente ativa o mecanismo da autoconfiança. Visualize seus potenciais e tente minimizar as limitações. Com um bom guia em mãos, você tem muita chance de fazer uma apresentação de dar inveja aos colegas.
Anote tudo aí, e já começa a praticar na apresentação de amanhã para o chefe. Lembrando que estou sempre trazendo dica nova por aqui.
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Boa apresentação e vamos falar!
3 respostas a “5 Dicas para Fazer uma Apresentação Profissional”