A premissa do marketing de conteúdo é entender os gostos do público-alvo e conquistá-lo com posts relevantes. Mas a ansiedade para agradar pode acabar prejudicando a imagem profissional. Você sabe o que não fazer nas redes sociais da sua empresa?
- Leia mais: Como lidar com o medo de se comunicar?
Primeiramente, é mais fácil afastar clientes do que atrair, então o profissional precisa pensar no que será exposto para obter uma conexão saudável com o público. Desta forma, existem condutas que representam risco para os negócios, ao invés de agregar na imagem da marca.
Normalmente, essas ações não parecem ruins, mas podem representar um obstáculo e fazer a empresa perder vendas.
Então, o que não fazer nas redes sociais?
1 – Propaganda o tempo todo
Postar propaganda o tempo todo esgota a paciência dos internautas e não gera interesse para continuar seguindo a sua página. Além disso, esse tipo de publicação não estimula o engajamento.
É claro que você deve ofertar os produtos/serviços, mas deve ser feito com planejamento. Diversifique o conteúdo com informações relacionadas ao seu negócio que vão agregar na vida do público-alvo e também faça posts sobre o cotidiano da empresa.
2 – Mesmo formato de mensagem nas redes sociais
Aposte em formatos variados: lives, vídeos, artes e artigos.
Desta forma, você vai atingir pessoas com gostos e estilos diferentes, sempre dentro do seu público-alvo.
Também entenda qual tipo de formato tem mais aceitação do seu público, pois pode ser a chave para aumentar o engajamento das redes sociais da sua empresa.
3 – Exposição política e religiosa nas redes sociais
Esses temas geram muitas polêmicas e discussões que não são saudáveis para a imagem de uma marca. Aliás, as pessoas podem achar ofensivo e você pode perder clientes que não tem a mesma opinião.
Caso tenha muita vontade de se expor sobre política ou religião, faça isso em seu perfil pessoal.
4 – Conteúdo não relacionado ao negócio
Todas as publicações profissionais devem ter relação com o que a empresa trabalha e relevantes para o público-alvo. Ou seja, as pessoas que te seguem não querem ver o que não estão buscando.
É comum ver empresas postando memes aleatórios só para conseguir likes. Entretanto, falar sobre assuntos não relacionados ao que a empresa trabalha gera desconfiança da credibilidade.
5 – Vídeos de má qualidade
A qualidade ruim dos vídeos pode ser prejudicial ao negócio, pois gera uma impressão negativa para quem está assistindo. Por isso, tenha cuidado com a imagem e com o áudio.
Aliás, a qualidade também está relacionada ao conteúdo oferecido. Não adianta ter a melhor câmera e um lindo cenário se o interlocutor não se planejou para falar.
Universidade Óh Quem Fala
Quer saber como a Universidade Óh Quem Fala pode te ajudar a produzir conteúdos mais assertivos para as suas redes sociais? Aproveite os descontos especiais na maior plataforma de cursos de oratória e comunicação do Brasil!
É a sua oportunidade de fazer os cursos do método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores!
Clique aqui e saiba mais sobre os treinamentos “Você Orador” e “Comunicador Digital”
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.