Falar sem ser monótono

Sabe aquela pessoa que você conhece que tem uma voz monótona? Não é por mal, mas não dá vontade de prestar atenção no conteúdo dela, certo? Agora, se você acha que tem esse tipo de voz, continue a leitura para descobrir como falar sem ser monótono e mude a percepção que as pessoas têm sobre a sua oratória.

Primeiramente, a voz monótona é aquela que quase não dá para ouvir, porque a pessoa fala muito baixo e em um só tom. Desta forma, o público tem a impressão de que o orador é chato e o que ele fala não merece ser destacado. 

No entanto, no caso de um profissional que precisa se comunicar constantemente, ser monótono implica no entendimento da mensagem. Consequentemente, seu objetivo com a fala fica mais difícil de ser concluído.

Além disso, a situação de comunicação também influencia na forma em que determinada mensagem deve ser contada. Por exemplo, uma roda de conversa com crianças exige um tom de voz completamente diferente de uma palestra para estudantes universitários. Inclusive, nos dois casos, não é recomendado ser monótono.

O que é ser monótono na oratória

Portanto, a voz é um instrumento do orador, e é preciso saber utilizá-la da melhor maneira possível. De maneira geral, sua modulação acontece de acordo com a tonalidade, a altura, a frequência, o volume e o timbre. Contudo, não que você tenha que mudar totalmente o seu modo de falar para ser interessante, mas existem alguns cuidados necessários para o orador.

Também é preciso considerar que a voz diz muito sobre a imagem que transmitimos para as pessoas. Ou seja, ela transparece as emoções. Por isso, quando você não modula a sua voz corretamente, pode transmitir uma mensagem equivocada a quem te escuta. Além disso, tende a falar o tempo todo em um mesmo tom e volume, ou seja, de forma monótona.

Como falar sem ser monótono?

Separamos 5 ações práticas que darão uma nova forma de expressão a quem é monótono:

1- Reconheça o problema

O primeiro passo é reconhecer que falar bem é importante para a sua realidade. Assim, partir dessa constatação, você começa a praticar e estudar formas de projetar sua voz de uma forma mais atrativa para as pessoas que te ouvem. Ou seja, se preocupar para não ser monótono.

2- Atenção às palavras

A seguir, compreenda a sua fala. Como assim? Cada palavra traz consigo um significado, um sentimento e uma expressão. É papel do orador valorizar as palavras usando a entonação que elas pedem. Isso também vai te ajudar a fugir da monotonia.

3- Aprenda a respirar corretamente

Aliás, grande parte das pessoas não sabe usar a respiração a seu favor, especialmente quando estão falando em público. Por exemplo, perceba que uma fala rápida é ruim para ouvir, porque o orador não respira. Já uma apresentação lenta e com muitas pausas para respirar também dão a impressão errada. Assim, não ser monótono também tem a ver com a respiração.

4- Use as emoções 

É importante demonstrar entusiasmo nas apresentações em público, porque ninguém tem interesse em ouvir uma voz robótica e automática – e monótona. Inclusive, as emoções aproximam e conectam as pessoas. Use-as ao seu favor também.

5- Pratique muito

Por fim, a prática leva a melhoria constante, concorda? Então, fale em voz alta diante de um espelho ou em uma gravação, projete a sua voz e experimente tons e volumes para dar destaque às palavras. 

Aprenda oratória na Universidade Óh Quem Fala

Existem diversas formas de praticar a oratória, desde se manter informado e consumir conteúdo sobre o assunto, até buscar treinamentos para desenvolver essas habilidades.

Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão. 

Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *