Você sabe se comunicar com sucesso no trabalho? Se não, tenha em mente que não está sozinho! Muitas pessoas também sofrem disso. Mas, a falha de comunicação pode ser um abismo para as relações profissionais. Aliás, não se engane! Falar para uma pessoa só pode ser mais difícil do que falar para uma plateia inteira. Ao final deste artigo, você saberá como se comunicar melhor no trabalho.
A Óh Quem Fala recebe alunos com dificuldades de expressão profissional que se dedicam aos exercícios práticos e, no fim, conseguem se comunicar melhor no trabalho. Nossos programas de desenvolvimento já capacitaram centenas de oradores nos treinamentos de comunicação e oratória.
Inclusive, a demanda por uma melhor comunicação no trabalho não é só sentida pelos profissionais, mas pelas empresas também. Um levantamento global do LinkedIn apontou que a habilidade comunicacional é a competência mais procurada no mundo empresarial.
Por isso, não é mais aceitável um profissional que não sabe ouvir os outros, ou que não consegue receber críticas, ou ainda que não sabe se comunicar de maneira objetiva e assertiva.
Para se comunicar melhor no trabalho, o profissional precisa aprender a expressar em diferentes situações e envolver o ouvinte no momento certo, com as palavras adequadas. Assim, a habilidade ajuda a convencer clientes, explicar ideias, estabelecer estratégias, defender um ponto de vista ou até mesmo conversar sobre assuntos informais de maneira mais eficiente.
Então, como se comunicar melhor no trabalho?
#1 – Escuta ativa
Quando as pessoas conversam, elas estão focadas no que vão dizer. Contudo, se você quer se comunicar melhor no trabalho, precisa ter foco também na escuta – e muita gente tem dificuldade nisso!
Realmente, é mais fácil falar do que escutar porque você tem a ideia de “controle” sobre a conversa ou até mesmo pela dificuldade de prestar atenção no que a outra pessoa está dizendo. Contudo, se você não escuta, não estabelece uma relação entre o que você e a outra pessoa falam.
Uma pesquisa da Columbia University indicou que a escuta tem relação com a influência, muito mais do que a fala. O estudo também revelou que escutar ajudou na abertura, no diálogo e na influência mútua entre as partes.
Além disso, ao conversar com um colega, não passe o tempo todo pensando sobre o que você vai dizer depois. Em vez disso, concentre-se apenas em ouvir, isso pode te ajudar a entender o que a pessoa espera ouvir e obter mais confiança para ser assertivo nas suas palavras.
#2 – Mudança de cenário
Levar a conversa para fora do escritório é uma forma de promover melhores interações, principalmente se você notar que a outra pessoa não está envolvida no diálogo.
Por isso, se possível, dê uma volta com a pessoa para que a concentração dela retorne. Isso também vai ajudar a reduzir o estresse, aumentar as emoções positivas e despertar a criatividade. Como resultado, a conversa será mais produtiva e significativa, assim, você conseguirá se comunicar melhor no trabalho.
#3 – Foco nas reuniões
Durante reuniões (inclusive as virtuais), certifique-se se é o momento certo e o tema adequado para abordar determinado assunto. Aliás, tome cuidado para não interromper as pessoas e não tenha vergonha de pedir a palavra para ter atenção do público.
Contudo, faça isso com educação: não atropele a conversa interrompendo um colega, então espere que ele termine sua linha de pensamento para expressar a sua opinião.
Também vale um alerta para os líderes de times: elogie em público, critique em particular. Ou seja, procure o momento adequado para dar um feedback, exemplifique seus argumentos e não se esqueça de reforçar os aspectos positivos do colaborador.
#4 – Palavras certas
A mensagem é de muita importância em qualquer conversa, profissional ou não. Então, se você quer se comunicar melhor no trabalho, deixe de lado as gírias (a não ser as que já são aceitas no ambiente) e utilize o vocabulário técnico somente com quem entende.
Por sua vez, ao defender uma ideia, não se baseie em “achismos”. Um profissional sério precisa garantir o que fala. Por isso, construa argumentos sólidos para transmitir confiança a sua equipe. Uma dica para aprender a argumentar é simplesmente ler, desde livros, jornais, revistas, artigos ou até mesmo bulas de remédio.
#5 – Linguagem corporal
A comunicação não é feita só de palavras. Então, para que você estabeleça um relacionamento profissional sincero com as pessoas, dê atenção a sua linguagem corporal.
Durante uma conversa, a forma como você se porta influencia na forma como as pessoas recebem sua mensagem. Por isso, lembre-se de manter uma boa postura, olhar nos olhos das pessoas, evitar os braços cruzados e gesticular com as mãos para complementar sua fala.
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Adnan – Itupeva