“Como montar um discurso?”: essa é a pergunta que profissionais de todas as áreas e idades repetem sem parar, para si próprios, quando precisam apresentar um projeto, ideia ou serviço para clientes, colaboradores ou fóruns.
A apresentação precisa ser certeira, informativa e cativante, já que o público tende a prestar atenção apenas nos primeiros minutos. Ou seja, se sua fala não agradar você não terá audiência. E nós sabemos que a audiência é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio.
O Óh Quem Fala já treinou muitos profissionais e respondeu, em seis passos, a pergunta que não quer calar: como montar um discurso?
Por isso, pegue o papel, a caneta e comece a escrever a sua fala seguindo as dicas que vamos te dar a partir de agora:
Afinal, como montar um discurso?
Durante a etapa de construção do discurso, você vai precisar responder algumas perguntas. Essas questões vão levar a sua fala para um direcionamento mais assertivo.
Essa técnica, por exemplo, é usada como o princípio da construção de notícias em faculdades de jornalismo e redações do mundo inteiro.
Vamos usar como exemplo uma empresa que está buscando um investidor. Assim a produção ficará mais clara.
1) Quem?
Para começar, portanto, você precisa definir o sujeito da informação. Neste caso, por exemplo, o “quem?” não precisa necessariamente ser uma pessoa. No caso da nossa história fictícia o “quem?” será a uma empresa de pequeno porte.
2) O quê?
Neste segundo momento, você precisa definir o tema central do seu discurso. Ou seja, o que será informado para o público. No caso da nossa empresa, o tema central é a necessidade de um investidor para ampliação do trabalho e investimento em novos projetos.
3) Para quem?
É aqui que você vai definir, contudo, com quem você está falando. Seu discurso será direcionado à uma pessoa? Ou para uma plateia? Será para pessoa física ou para uma empresa?
No nosso caso fictício, por exemplo, o discurso poderia ser tanto direcionado a um banco ou a um investidor.
4) Como?
Ao responder esta pergunta, por exemplo, você precisará mostrar ao seu público como pretende realizar o que está falando. Afina, este é basicamente o plano de ação ou um modelo de negócio.
Portanto, é aqui que você vai demonstrar que já havia planejado os primeiros meses do seu negócio e apresentar argumentos que justificam o “o quê?” da apresentação.
5) Onde?
Neste penúltimo passo, por exemplo, você vai dizer o espaço onde seu negócio vai atuar. Será na internet? Indústria? Qual setor?
Em casos de discursos menos comerciais, como apresentação de algum local para visitantes, a pessoa pode, por exemplo, falar sobre a história do espaço, curiosidades e estrutura.
6) Quando?
No caso do nosso exemplo, contudo, é aqui que o orador vai falar sobre o tempo de aplicação do negócio e a previsão de rentabilidade.
Quanto tempo vai demorar para o investimento começar a dar retorno? Quanto tempo vai demorar para implementarmos as mudanças? Tudo relacionado a tempo, prazos e deadlines deve ser respondido aqui, por exemplo.
Como montar um discurso? Nós podemos te ajudar ainda mais
Se mesmo com todas as dicas você ainda não conseguiu produzir um discurso efetivo, não fique preocupado. O Óh Quem Fala pode te ajudar com um dos nossos treinamentos.
O Comunicador Eficaz é um dos treinamentos mais indicados para quem precisa fortalecer a autoconfiança e aprimorar técnicas de relacionamento, comunicação e oratória, por exemplo.
Confira o plano de estudos do curso, carga horária, investimento e local. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato pelo o WhatsApp. Nossa equipe está pronta para atender você.
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Será de grande importância o treinamento de oratória, pois, tenho muita de dificuldade de falar em publico, não só eu, mas muitas outros pessoas também tem essa dificuldade. Com esse treinamento poderá nos ajudar bastante.
Agradecido pelo oportunidade e satisfeito pelo conteúdo👏👏👏