Você já percebeu que a autoestima e a comunicação estão sempre juntas? Esta equação é simples de analisar: quem está feliz consigo mesmo, quem conhece suas limitações e quem sabe aproveitar as oportunidades têm a autoestima fortalecida. Por isso, o medo de falar em público não é um problema.
Mas afinal, o que pode afetar nossa autoestima? Profissionais e pesquisadores do comportamento humano afirmam, por exemplo, que esta avaliação é o resultado dos julgamentos positivos e negativos que uma pessoa faz sobre si próprio.
Portanto, se a sua autoestima não está tão boa assim, é preciso melhorar a forma como você está interpretando a si mesmo.
O que a autoestima tem a ver com a minha comunicação?
Para combater o medo de falar em público, você vai precisar fazer a sua autoestima trabalhar por você. Entender a sua trajetória é o primeiro passo!
Muitas vezes, o sentimento de frustração que temos com o nosso medo de falar em público faz com que tenhamos uma visão generalizada dos nossos fracassos. Isso causa, portanto, um efeito de amnésia sobre nossas conquistas.
Eleve sua autoestima na prática
Se você já percebeu a importância da comunicação para o seu trabalho e para a sua vida pessoal, sabe que precisa estar pronto para enfrentar críticas. Por isso, a sua autoestima precisa estar bem fortalecida.
Porém, como fazer isso? Quais passos você precisa tomar para alcançar uma autoconfiança maior sobre você mesmo? Vamos lá, o Óh Quem Fala fez uma lista e vai te ajudar. Siga estes passos:
- Faça uma lista sobre suas capacidades e suas limitações;
- Descreva seus pontos positivos e negativos;
- Questione-se: quais pontos posso melhorar para acreditar e ter mais confiança em mim?
- Quais são as características que gosto em mim e acho que sejam um diferencial no meu trabalho?
- Quais situações me deixam desconfortáveis e afetam minha autoestima? Como é a melhor forma de vivenciá-las, caso eu não posso evitá-las?
Respondendo estas perguntas e se autoconhecendo melhor, você chegará ao ponto de ruptura em que encontrará motivos para acreditar em você e apostar todas a suas fichas na sua performance, por exemplo.
Contudo, após desconstruir conceitos negativos e reconstruir novas formas de se ver e perceber é só aproveitar e ser feliz.
Autoestima elevada? Então venha para os treinamentos do Óh Quem Fala!
Agora que você aprendeu como confiar em si mesmo, só falta se tornar um comunicador de sucesso.
Com treinadores especializados e com experiência na área, temos diversos treinamentos. Um deles, portanto, vai se encaixar com você. Conheça mais sobre o Comunicador Eficaz, Comunicador Integral e Liderança, Comunicador Digital e o Comunica Já.
Gostou do nosso post? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
É realmente muito interessante esta matéria, sem autoestima a pessoa praticamente não vive ela simplismente existe, e por isso é um assunto que precisa sim ser tratado póis há muitas informações não exploradas pela sociedade.
Enfim todos que colaboraram com este conteúdo está de parabéns, pretendo voltar mais vezes aqui.
Ter uma autoestima elevada é primordial para alavancar seus objetivos e correr atrás dos seus sonhos.
Meu nome é Rubens , tenho 17 anos , eu na minha opinião tenho a autoestima alta , quando eu preciso ouvir eu ouço e quando preciso falar também falo , acho que é de criação meus meus pais me criaram na igreja já para não ter muito trabalho, meu defeito que sou imperativo não consigo ficar quieto ,mais quando as pessoas precisam de ajuda pode contar comigo a hora que precisar. Esse e um pouco sobre mim !!