É no empreendedorismo que as mulheres encontram as melhores oportunidades de liderar. Isso porque, no Brasil, elas ainda são minoria nas melhores cadeiras das empresas, apesar de serem maioria na população.
E, na missão de se destacar e exercer uma boa liderança, a grande aliada é a comunicação.
Por isso, hoje, na série Comunicação de Grandes Líderes, vamos analisar a oratória de uma grande empreendedora e fonte de inspiração para muitas mulheres: Camila Farani.
Empreendedorismo feminino
As mulheres ainda enfrentam vários obstáculos em se tratando de oportunidades no mercado de trabalho, ainda mais quando o assunto é equiparidade entre homens e mulheres.
Elas representam 52% da população brasileira, mas ocupam posição de destaque em apenas 13% das 500 maiores empresas brasileiras.
Os dados são de um relatório disponibilizado pelo Monitoramento De Empreendedorismo Global, o maior estudo unificado de atividade empreendedora do mundo, em parceria com o SEBRAE.
Ainda de acordo com o relatório do GEM, durante a pandemia, as mulheres ficaram à frente de 55,5% das novas empresas criadas neste período.
Sendo assim, o empreendedorismo feminino é muito importante para reduzir as diferenças de oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres.
Camila Farani
É por isso que hoje a nossa líder inspiração dessa semana é a empreendedora Camila Farani, uma das maiores investidoras de negócios do País.
Camila começou sua jornada no empreendedorismo aos 16 anos, quando ajudou a alavancar as vendas da tabacaria de sua mãe.
Em suas palestras, ela sempre conta as dificuldades que as duas enfrentaram, juntas, neste período. Com esforço e dedicação, no entanto, conseguiram levantar o negócio e torná-lo novamente lucrativo.
Depois disso, ela nunca mais parou de criar e apoiar negócios, e já investiu em mais de 45 startups, que movimentam mais de R$ 3 bilhões por ano.
Camila também foi jurada no reality show de empreendedorismo Shark Tank e criou a plataforma “Ela Vence”, uma comunidade que conecta e inspira lideranças femininas.
A oratória de Camila Farani
A própria Camila fala muito sobre a importância da oratória em suas redes sociais.
Ela usa as técnicas somadas à influência e à representatividade que tem na mídia para ensinar mulheres sobre empreendedorismo e liderança.
Com isso, na nossa série Comunicação de Grandes Líderes, vamos analisar os três pilares da oratória de Camila:
- Comunicação Não Verbal;
- Comunicação Verbal;
- Didática.
Comunicação Não Verbal
Uma das maiores características da comunicação não verbal de Camila é que ela se movimenta bastante no palco. Como costumamos dizer, ela ocupa o espaço dela e um pouco mais.
Além disso, Camila também tem o hábito de gesticular bastante enquanto fala, movimentando as mãos e os braços.
Estes detalhes demonstram que ela tem segurança e domínio sobre o que está discursando, comunicando credibilidade e poder através da linguagem corporal.
Camila também tem uma expressão facial bem marcada. Por muitas vezes, ela não movimenta tanto a área dos olhos, mas, ao trazer uma informação mais polêmica, por exemplo, marca bastante a expressão – sendo, inclusive, até caricata de vez em quando.
Aliás, outra característica é o uso da movimentação da cabeça para pontuar as frases.
Comunicação Verbal
A maior particularidade da comunicação verbal da Camila é a velocidade rápida da fala, característico do sotaque carioca. Outro ponto importante é o uso da pausa dramática – marca registrada da empreendedora.
Estas pausas têm a função de deixar o público assimilar a informação que acabou de ser transmitida e servem para criar emoção e chamar a atenção do interlocutor.
Ainda falando sobre a comunicação verbal, podemos reparar que Camila não tem uma articulação muito ampla, falando com a boca mais fechada, quase travada.
Juntando esta característica com um tom de voz mais baixo e o timbre mais grave, ela traz esta fala mais enérgica e austera. É um perfil de quem está conversando e contando experiências.
O tom da voz comunica que ela é uma mulher poderosa.
Didática
Quando falamos sobre a estrutura da informação, Camila também tem uma marca registrada: a provocação.
Em suas apresentações, costuma usar frases impactantes para gerar reflexão na plateia e aproveita para interagir com o público. Esta técnica é muito importante porque faz com que o público preste atenção, já que está sendo o tempo todo estimulado e provocado.
Assim como a maioria dos grandes líderes e oradores, Camila usa muito a técnica do storytelling, isto é, a arte de contar histórias. Ela se faz valer de sua própria história para inspirar outras pessoas.
Analisando tudo isso, podemos concluir que ela faz o exercício de estudar o público e o local da mensagem, etapa fundamental para qualquer orador.
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