Comunicação assertiva e comunicação eficaz

A comunicação eficaz, tão desejada por empresas e empresários, é pautada pela validade e por ser direta, infalível. Segundo o nosso dicionário a “eficacia” é descrita como “a que produz o efeito esperado, que dá resultado”. 

Analisando desta forma, é difícil encontrar alguém que não queira ser eficaz, que não deseje trabalhar com pessoas eficazes ou aprender mais sobre esta técnica… 

Mas afinal, o que é a comunicação eficaz?

Para começar a entender na prática o conceito de comunicação eficaz, é preciso lembrar que são necessários três personagens para que a comunicação em si aconteça. Vamos relembrá-los? 

O primeiro é o emissor, o que é responsável por enviar a mensagem. Do outro lado temos o receptor, que é a pessoa que vai receber e entender a mensagem enviada pelo emissor. Entre os dois, há o componente mais importante: a mensagem

A mensagem precisa ser clara, concisa e essencial. Precisa ter começo, meio e fim. É a famosa conversa “sem rodeios”, que “vai direto ao ponto”. 

Onde incluir a comunicação eficaz?

A comunicação eficaz é uma das principais ferramentas de sucesso de profissionais
A comunicação eficaz é uma das principais ferramentas de sucesso de profissionais

Há quem acredite, por exemplo, que a comunicação eficaz é usada apenas pessoalmente, quando precisamos conversar com uma pessoa. É claro que esta é a forma mais tradicional de ser comunicativo: usando a voz e emitindo uma mensagem.

Portanto, é importante lembrar que a tecnologia evoluiu e também faz parte do nosso dia a dia de trabalho. Portanto, também é necessário ser assertivo na comunicação por:

  • E-mail;
  • Ligações de telefone e videoconferências;
  • WhatsApp e outras formas de comunicação escrita; 
  • Publicações em redes sociais e stories;
  • Televisão, rádio ou qualquer outro tipo de entrevista. 

Contudo, com todos esses canais de comunicação para sermos eficazes, é importante entendermos que a comunicação eficaz engloba a linguagem corporal, textual, falada e escrita.  

Exemplo de comunicação eficaz 

A comunicação eficaz evita perda de tempo e enrolações durante uma conversa
A comunicação eficaz evita perda de tempo e enrolações durante uma conversa

Em empresas mais antigas, por exemplo, é comum que funcionários recebam e-mail como este abaixo apenas para ser informado sobre uma reunião. 

“Olá, (nome do funcionário), 

Conforme conversado na última sexta-feira, durante encontro de colaboradores do seu setor, viemos por meio deste presente e-mail encaminhar um anexo com as informações da próxima reunião que será realizada com todos os funcionários da sua área. Nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário e esperamos poder concretizar os planos incluídos na ata da reunião com sua ajuda. 

Atenciosamente,

(nome do diretor de empresa)”

Além da comunicação não ser coloquial, não é nada eficaz, por exemplo. Não há informações sobre a tal reunião no corpo do e-mail, não há data, local e nem horário. Por isso há muita informação sem necessidade no início do texto, espaço onde geralmente há mais taxas de leitura. 

Contudo, utilizando da comunicação eficaz, o e-mail deveria ficar:

“Olá, (nome do funcionário).

Estou passando para lembrá-lo sobre a reunião de setor que será realizada nesta quinta-feira (14), na sala de reunião 3, às 15h. O tema, como informado anteriormente, são nos novos projetos da empresa. 

Qualquer dúvida, estou à disposição. 

Atenciosamente,
(nome do diretor da empresa)”

Benefícios da comunicação assertiva

Em tempos em que um post pode acabar com a reputação de uma empresa e uma mensagem mal interpretada pode gerar um conflito enorme entre funcionários, a comunicação eficaz é mais do que necessária para manter a paz e a ordem dentro de uma empresa ou durante a comunicação com clientes, por exemplo.

Ser assertivo é um grande diferencial para qualquer profissional
Ser assertivo é um grande diferencial para qualquer profissional

Portanto, é importante lembrar que a linguagem mudou e as palavras são cada vez mais simples, leves e diretas. O português extremamente culto e formal não deve ser usado para comunicação corporativa, pois pode gerar ruídos. Usar a linguagem coloquial e contemporânea é a melhor opção!

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2 respostas a “Comunicação eficaz: seja assertivo e alcance objetivos com a oratória”

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