Máquinas no mercado de trabalho
Máquinas ganharam muito espaço nas indústrias nos últimos anos... Mas e a comunicação?
Máquinas ganharam muito espaço nas indústrias nos últimos anos… Mas e a comunicação?

Nos últimos anos, muito foi falado sobre a indústria 4.0 e a automatização de serviços. Tudo isso sempre pareceu muito bom e sem margem para críticas… Mas com o passar do tempo uma falha foi percebida. A comunicação – tão importante para os negócios e relações interpessoais – começou a ficar de lado.

Uma reportagem divulgada pela Revista Época mostrou que em três anos, o mercado vai valorizar mais a comunicação do que a capacidade técnica. “Menos treinamento e mais relacionamento”, diz o texto.

A pesquisa, feita pela International Business Machines Corporation (ICBM), conversou com quase seis mil CEOs no mundo inteiro. O resultado? 59% reclamaram que não podem contar com pessoas, habilidades ou recursos necessários para executar estratégias de negócios. Viu só? Nem tudo pode ser substituído por máquinas.

Pesquisa aponta que a comunicação pode fazer a diferença no mercado de trabalho
Pesquisa aponta que a comunicação pode fazer a diferença no mercado de trabalho

É importante pontuar que a falha na comunicação pode ser fatal para uma empresa. Seja em um momento de crise (interna ou externa) onde tudo precisa ser controlado o quanto antes ou em uma reunião com clientes para a negociação de um contrato.

Ainda de acordo com a pesquisa, só no Brasil, mais de 7,2 milhões de profissionais terão que ser treinados. Sem as novas habilidades, as pessoas podem ter o emprego ameaçado.

A comunicação nos negócios

A conclusão que podemos chegar com os números apresentados pela pesquisa é que a comunicação nunca foi tão importante e imprescindível nos negócios. Em tempos onde tudo e todos podem ser substituídos por máquinas, os profissionais em cargos de liderança – e os que almejam chegar neles – precisam se qualificar. Assim como as equipes.

Portanto, a oratória está presente na vida do profissional desde a entrevista de emprego até o dia a dia do trabalho. Ser assertivo significa economizar tempo, por exemplo. Saber liderar significa mais produtividade e menos problemas internos com a equipe.

O Óh Quem Fala, em Sorocaba, é especializado em treinamento de comunicação
O Óh Quem Fala, em Sorocaba, é especializado em treinamento de comunicação

Portanto, é neste momento que o Óh Quem Fala entra para ajudar profissionais e empresas a manterem sua qualidade. Nos treinamentos, os profissionais se qualificarão para gerenciar crises, por exemplo. Além disso, vão aprender a liderar reuniões, apresentação assertiva de produtos e serviços, palestras, roteiros para discursos, storytelling e mais.

Com o Comunicador Eficaz e o Comunicador Integral e Liderança, você vai sair das aulas pronto para aplicar tudo o que aprendeu no dia a dia. São técnicas eficazes e que vão ajudar a melhorar sua imagem profissional, vender, conquistar novos espaços e alcançar metas, por exemplo.

Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *