Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é tão importante que o seu uso incorreto pode até prejudicar relações profissionais, transmitindo mensagens equivocadas. Isso porque as expressões faciais, gestos, contato visual, postura e tom de voz também compõem a comunicação humana.

Na verdade, desde os primórdios da sociedade, antes mesmo de existir uma linguagem estruturada, a humanidade busca por maneiras de interações através de símbolos e gestos. Então, ter consciência disso e saber usar a comunicação não verbal é essencial para as relações prosperarem.

Ao final deste artigo, você saberá quais são os tipos de comunicação não verbal, como colocá-la em prática e os erros que devem ser evitados.

O que é comunicação não verbal?

O termo “comunicação não verbal” foi popularizado em 1956 pelo psiquiatra Jurgen Ruesch e o escritor Weldon Kees no livro: “Comunicação não verbal: notas sobre a percepção visual das relações humanas”. Depois disso, outros estudos sobre os tipos de expressões do comportamento humano surgiram.

Por sua vez, a comunicação não verbal é toda comunicação que realizada com o corpo, sem o uso da palavra falada, tais como gestos, postura, roupas, distância espacial entre as pessoas e contato visual. Por isso, ela mostra que não é necessário falar para que outra pessoa entenda a mensagem.

Tipos de comunicação não verbal

Aparência física

Sabe a famosa frase “a primeira impressão é a que fica”? Então, a aparência física pode – ou não – expressar credibilidade. Esse tipo de comunicação não verbal é utilizado no corpo e nos ambientes, e comunicam significados às outras pessoas. 

Por exemplo, são as preferências por estilo do corte de cabelo, unhas, moda, joias, móveis da casa, automóvel, etc. 

Todas essas escolhas expressam significados para quem está ao redor sobre o que você valoriza e a imagem que deseja exibir.

Proxêmica

Como você usa o espaço ao seu redor é uma forma de comunicação não verbal. O termo “proxêmica” se refere à distância entre as outras pessoas, e isso também demonstra como você deseja ser visto pelo público.

Por exemplo, o espaço entre amigos que estão conversando ao redor de uma mesa e o que existe entre as pessoas durante uma palestra comunicam níveis de intimidade diferentes. 

Certamente, no momento de pandemia atual, esse tipo de análise foge um pouco da realidade por conta do distanciamento social. Mas, em épocas comuns, faça o exercício de ir a um ambiente público e observar a distância entre as pessoas.

Paralinguagem

Já reparou nas modalidades da sua voz? Ou seja, o tom e volume que você fala e os gestos da sua boca (sorriso, bocejo, caretas, etc). Por isso, é normal que as pessoas adaptem a tonalidade da voz para transparecer suas emoções. 

Por exemplo, se você diz que está muito feliz, mas com uma voz monótona e uma expressão facial séria, a pessoa pode entender o comentário como uma ironia. Sendo assim, a forma como se fala expressa tanto significado quanto as próprias palavras.

Cinésica

Por fim, esse tipo é o mais comentado da comunicação não verbal porque é composto pelos gestos, postura, contato visual, movimentos da cabeça e expressões faciais, ou seja, a famosa linguagem corporal.

Como usar a comunicação não verbal na prática?

O primeiro passo é se manter consciente sobre o seu comportamento quando estiver em reuniões, palestras, atendimentos e até mesmo em conversas informais. Também comece a observar o como as pessoas se comportam. Além disso, atente-se a:

Contato visual

O contato visual prende a atenção do espectador. Enquanto estiver falando, observe o espaço onde está e corra o olhar pelo público para que todos se sintam acolhidos. Contudo, não fixe o olhar em uma pessoa só para não deixá-la constrangida. 

Postura

A regra básica é manter a postura ereta para não dar a impressão de falta de credibilidade nos momentos de públicos maiores e profissionais. Nesses casos, o orador precisa se impor e ser visto por todos, então desloque-se pelo ambiente.

Porém, nada impede de fazer um bom discurso sentado, se a sua fala for mais informal e em número pequeno de pessoas. Desta forma, esse tipo de postura transmite acolhimento à sua fala.

Gestos

Não tenha medo de usar as mãos! Portanto, não crie uma apresentação rígida, evite colocar as mãos no bolso e nem fique com os braços cruzados. Em uma apresentação, as mãos são aliadas na expressão do domínio da fala. Mas tome cuidado, seja natural e não tente imitar alguém nos gestos.

O que evitar na comunicação não verbal

– Postura ruim: ombros curvados e braços fechados demonstram barreira e desânimo.

– Alteração da tonalidade da voz: mantenha a tonalidade da sua voz padrão para evitar conflitos e mal entendidos.

– “Cara feia”: às vezes, você está apenas pensativo, mas a expressão pode sugerir que está chateado ou zangado. Logo, tenha cuidado para que suas expressões faciais deixem as pessoas confortáveis ao seu lado.

– Gestos nervosos: balançar a perna, esfregar as mãos, girar o cabelo e outros. Quando se flagrar fazendo coisas do tipo, apoie os pés firmemente ao chão, respire fundo e apoie as mãos no colo ou nas laterais do corpo.

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