O que você faria se soubesse que não iria falhar? Enfrentaria o desafio de falar em público?
O grande vilão que continua assombrando muita gente que não consegue falar em público é o medo de falhar e ser julgado, mas a verdade é que é preciso desconstruir o ideal da perfeição.
Por exemplo, a pesquisadora Brené Brown acredita que, para ser visto, é necessário ser real e verdadeiro. Seus ensinamentos ficaram tão mundialmente famosos que sua palestra foi adicionada ao catálogo da Netflix.
“Assumir nossa história e amar a nós mesmos nesse processo é a coisa mais corajosa que podemos fazer” – A arte da imperfeição, de Brené Brown.
Por isso, um dos grandes segredos para fazer uma boa apresentação é ser fiel a você mesmo. Tentar se enquadrar em uma figura que não te representa pode fazer com que você se perca, as ideias fujam e tudo dê errado.
Então, não existe perfeição para falar em público?
Falar bem em público é prática, melhoria constante! Primeiramente, você precisa mudar o pensamento negativo de que não consegue. Esta atitude vai fazer com que você se sinta mais seguro e também autoconfiante com a sua apresentação.
Contudo, é importante ressaltar que o perfeccionismo não é o mesmo que se empenhar para fazer o melhor. Para a palestrante, se trata de crenças autodestrutivas: “se eu parecer perfeito, poderei evitar sentimentos de vergonha, culpa e crítica”.
Por outro lado, Brown explica que a autenticidade está relacionada às escolhas que as pessoas fazem para se mostrarem reais. Assim, é preciso parar de se comparar e tentar se enquadrar em um modelo pré-estabelecido. Ou seja, não se frustre ao se comparar com aquele orador admirado que está há anos praticando a sua oratória, pois um dia ele também esteve no início.
Sobre superar o desafio de falar em público
Já ouviu falar sobre resiliência? É a capacidade de superar adversidades, inclusive o medo de falar em público. Nesse sentido, Brown acredita que os sentimentos de desconforto e vulnerabilidade atrapalham a resiliência. Mas você pode superar, basta acreditar que estamos todos no mesmo barco, vivendo e aprendendo com os erros.
Por mais difícil que seja, você não deve fugir de falar em público. Adquira experiências e combata todo esse medo enfrentando ele. Portanto, coloque a sua oratória em prática e quanto mais o fizer melhor se sairá.
Desta forma, um truque é treinar as falas em frente ao espelho ou até mesmo gravar a prática, pois assim você saberá os pontos que mais pode errar e aumentar as chances de se apresentar melhor.
Como aplicar os ensinamentos na liderança?
Você já conheceu algum líder que evitava se mostrar vulnerável em conversas difíceis? Este comportamento é complicado, porque ele deixa de reconhecer os sentimentos durante uma crise ou mudança.
Por sua vez, no mundo corporativo, isso cria um ambiente de pouca confiança, em que líder e equipe não conseguem falar sobre as coisas importantes. Como resultado, há comunicação falha, propensa a mal-entendidos e até falsidade.
Além disso, o medo de falhar também impede que ideias potenciais sejam implantadas, por receio de se expor e de ser julgado. Por fim, um líder eficiente precisa saber lidar com a própria vulnerabilidade e não hesita na hora de se comunicar.
Aprenda a falar em público na Universidade Óh Quem Fala
Se você quer aprender na prática as melhores técnicas para falar em público e fazer apresentações de alto impacto, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.
Aliás, todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão.
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.