O feedback é a ferramenta mais eficiente para saber se um líder está tomando decisões e direcionamentos corretos, segundo Steve Jobs, o criador da Apple. Continue a leitura e descubra 5 motivos para você começar a dar feedback.
Primeiramente, o feedback é uma forma de medição de desempenho. Sua aplicação pelo líder orienta os funcionários sobre o rendimento e o resultado de seu trabalho. Em sua forma ideal, independentemente se for uma crítica positiva ou negativa, ela deve ser sempre construtiva. Isso porque seu objetivo é reforçar qualidades e encontrar pontos de melhoria.
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No entanto, ainda se tem em mente nas organizações que o feedback só deve ser utilizado em momentos que já não é possível recuperar os prejuízos. Desta forma, a capacidade de receber feedback e redirecionar estratégias é rara nos cargos de liderança. Além disso, a habilidade de dar feedback com assertividade com foco no resultado – não na impressão pessoal – é ainda mais rara no mercado.
Um feedback assertivo é capaz de:
- Aumentar a produtividade no ambiente de trabalho;
- Aumentar a qualidade de produtos e serviços prestados;
- Diminuir os custos;
- Aumentar a lucratividade.
Confira 5 motivos para você começar a dar feedback:
1 – Pontos fortes e fracos
Quando o líder dá feedbacks, os funcionários passam a ter conhecimento sobre suas atitudes, ou seja, pontos fortes e fracos. Por exemplo, o gestor pode apontar a proatividade como ponto forte e ajudar a aprimorar as tarefas de um determinado funcionário. Contudo, tenha em mente que não se trata de dar bronca ou elogiar, mas sim pontuar o que funciona bem e o que precisa melhorar.
2 – Resultados
O colaborador que tem noção de como está se saindo no trabalho tem mais segurança para realizar suas tarefas e inovar. Bons comentários motivam a pessoa e, mesmo que o feedback seja corretivo, a pessoa deve sentir que pode melhorar em prol dele mesmo e da empresa.
3 – Comunicação
O feedback cria um canal por meio do qual líderes e funcionários conseguem estar em contato e alinhando as questões relativas ao trabalho. Assim, o feedback pode acontecer em pequenos momentos, sem necessidade de marcar uma reunião.
Como resultado dessa liberdade, a hierarquia se dilui um pouco e permite que as pessoas não se sintam envergonhadas se quiserem conversar com os seus gestores.
4 – Motivação
O sentimento de gratificação ao saber que faz um bom trabalho é sempre positivo para a empresa e para o funcionário. No caso contrário, o feedback corretivo pode ser feito de uma maneira assertiva, de forma com que motive os colaboradores.
O líder deve ter o objetivo de trazer novas ideias, usar métodos melhores e tornar o trabalho mais produtivo. De qualquer forma, a evolução no aprendizado do colaborador só acontece se ele se sentir encorajado a fazer isso.
5 – Compreensão
Por vezes, o feedback pode não ser bem compreendido pelo funcionário. Assim, a falta de interpretação do ouvinte e a postura incorreta do orador pode causar um resultado oposto ao pretendido.
Então, assegure-se que o seu discurso seja compreendido corretamente. Um dos pontos principais para que a mensagem seja entendida é a segurança e confiança que o colaborador tem no líder.
Como preparar o ambiente para o feedback
Antes de efetivamente dar um feedback para os seus funcionários, um líder deve preparar o ambiente e elaborar um discurso para que os resultados sejam positivos.
- Use palavras e frases encorajadoras;
- Mantenha o foco no aprendizado mútuo;
- Crie uma relação de confiança;
- Mantenha o foco na relação de cooperação;
- O seu objetivo deve ser sempre a solução do problema;
- Preocupe-se em aprimorar as habilidades da equipe e das relações de trabalho;
- Incentive a autoconfiança em quem está recebendo o feedback;
- Incentive a busca de melhorias;
- Destaque as vantagens do aumento na performance;
- Inspire a equipe e seus liderados.
Tipos de feedback
Definitivamente, o feedback não deve acontecer de forma unilateral, ou seja, só por parte dos gestores aos seus colaboradores. Essa ferramenta pode ser usada também entre os funcionários para com os líderes, de forma com que o objetivo final seja o crescimento de todos os envolvidos.
Feedback positivo
É o tipo mais aguardado por todos, porque ele exalta os bons comportamentos, resultados, soluções, etc. A boa avaliação evidencia a jornada, se preocupa com o desenvolvimento e motiva a pessoa a ser mais produtiva.
A partir disso, o colaborador entende que a empresa dá atenção para o seu crescimento, o valoriza e o ajuda a melhorar de forma contínua. Já para a empresa também há resultado positivo: estimula a produtividade na execução das demandas e sucesso para todos.
Esse tipo de feedback pode ser realizado em público ou em conversa individual, desde que o discurso seja bem planejado para atrair boas reações.
Feedback negativo
Apesar de ser negativo, às vezes esse tipo de feedback se faz necessário. Ele mostra o que precisa ser melhorado, comportamentos inadequados ou algo que acabe afetando de forma negativa o desempenho no trabalho.
Contudo, é preciso lembrar que ele deve ser feito de maneira adequada, de forma com que o funcionário entenda o que a empresa espera dele e se esforce para progredir.
Além disso, para a empresa é importante ter esse tipo de alinhamento com os colaboradores. Ele ajuda os profissionais a não se desviarem do caminho ideal e tragam resultados positivos para a organização.
Portanto, como se trata de um tipo de conversa delicada e que pode constranger o colaborador, é essencial que seja realizada individualmente e com cuidado para que a pessoa não se sinta desconfortável. A escolha das palavras corretas é essencial para estimular a melhora do funcionário.
Feedback construtivo
Essa opção é uma união dos tipos de feedbacks anteriores, pois ele aponta algo que não está adequado, mas vem junto de uma solução para resolução do problema. A partir dele, o colaborador identifica erros, acertos e obtêm soluções para melhorar.
É o mais indicado nas empresas, principalmente para pessoas que não sabem lidar com comentários negativos. Ele ajuda o colaborador identificar pontos de melhoria e se sentirá motivado a cumprir.
O que não fazer
Feedback é um caminho assertivo de comunicação. Não caia nas armadilhas das emoções e tente controlar as reações acaloradas e pouco efetivas. Muitas empresas criam ambientes pouco produtivos por possuírem lideranças que confundem crises profissionais com capacidades pessoais.
Para abrir uma via de mão dupla no aprendizado como uma liderança, você deve evitar posturas como:
- Enfatizar a culpa;
- Criar situações de confronto e embate;
- Desmotivar e causar insegurança;
- Ressaltar sempre os pontos fracos e esquecer os pontos fortes;
- Humilhar;
- Apresentar uma crítica sem argumentação;
- Reclamar e não esclarecer o objetivo;
- Colocar a capacidade do outro em dúvida, sem a possibilidade de uma saída;
- Dar feedback em tom de ironia;
- Aplicar correções em público.
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