Como lidar com os estilos de comunicação no trabalho

Muitas vezes não sabemos como nos posicionar diante de uma situação, como quando o chefe nos chama para uma reunião ou precisamos conversar com um líder sobre prazos e dados. É por isso que é tão importante saber como lidar com os estilos de comunicação no trabalho.

Às vezes, a queda da produtividade ou o desânimo da equipe têm  a ver com a maneira como cada colaborador se comunica. Uma vez que você conhece cada estilo, passa a entender como se comunicar melhor e como agir com cada um. 

A comunicação é um dos pilares para o bom funcionamento das organizações e por isso reflete tanto no mercado de trabalho.

Recentemente, a revista britânica The Economist realizou uma pesquisa com executivos de diferentes países e listou as principais consequências das barreiras de comunicação no trabalho:

  • Aumento do estresse: 52%
  • Atrasos ou falhas em projetos: 44%
  • Moral baixo: 31%
  • Baixa performance: 25%
  • Obstáculos para inovação: 20%
  • Falhas para finalização de vendas: 18%
  • Demora na progressão de carreira: 13%
  • Perda de cliente: 13%
  • Medida disciplinar: 5%

A importância da comunicação no mercado de trabalho

A oratória é fundamental para relacionamentos interpessoais no ambiente empresarial, porque ela ajuda a criar conexões emocionais, antecipar problemas e solucioná-los de maneira mais eficaz.

Mas, para que ela seja ainda mais assertiva é importante identificar os os estilos de comunicação com os quais você lida diariamente.

Quem consegue usar a comunicação para entregar produtos e serviços com agilidade e eficiência tende a se destacar no mercado.

Por isso, é necessário saber se comunicar de forma mais adequada para o contexto empresarial, ou seja, ajustando as linguagens verbais e não verbais para transmitir a mensagem de forma eficaz. 

O que os empregadores estão buscando

Uma pesquisa recente do LinkedIn analisou anúncios de vagas de emprego para encontrar o que os empregadores estavam buscando, e a comunicação apareceu como a skill mais procurada. 

Isto é, não tem como ser um profissional de qualidade e potencial competitivo sem uma comunicação bem desenvolvida.

Mas não é só sair falando sem parar. É preciso analisar com quem você está falando e qual a mensagem que quer transmitir. 

Isso se reforça ainda mais quando se trata de conversar com alguém no contexto profissional. 

Comunicação assertiva

As barreiras de comunicação, muitas vezes, são criadas pela forma alienante como a gente se comunica. Ou seja, utilizamos uma linguagem menos específica e mais julgadora.

É aí que entra a necessidade de uma comunicação assertiva. 

A assertividade busca trazer resultados mútuos, melhorando a sua relação com seus líderes, clientes e colegas. A base da comunicação assertiva é honestidade e argumentação.

Mas nada disso é possível sem uma percepção apurada sobre o perfil da pessoa com quem você está se comunicando. Conheça os cinco principais perfis de comunicação no trabalho.

Os estilos de comunicação no trabalho

Perfil executor

Se o colaborador é uma pessoa mais direta, o famoso “curto e grosso”, que não gosta de muitas explicações, então provavelmente ele tem um perfil executor.

Neste caso, vá direto ao ponto e fale as coisas sem enrolação. Leve até ele informações precisas e concretas para que vocês possam encontrar uma solução rápida para suas demandas. 

Perfil Comunicador

No entanto, se o colaborador é uma pessoa mais prolixa, que não vai direto ao assunto, ele talvez tenha um perfil comunicador.

Neste caso, você pode – e deve – aumentar o nível de detalhamento desta conversa.

Então, com um comunicador você pode ter conversas mais amplas, no campo das ideias. 

Perfil Analista

Existem líderes que também são extremamente focados em dados e provas. Esse é o perfil analista.

Para essa conversa, é imprescindível que você tenha informações e materiais para se embasar, como, por exemplo, os números dos últimos projetos, quando for apresentar algo novo, ou os dados sobre um determinado setor, para falar sobre melhorias na empresa. 

Perfil Passivo

O passivo é aquele que está constantemente buscando aprovação. Ele não sabe dizer não e está sempre se desculpando por tudo.

Essa é aquela pessoa que faz de tudo para não gerar conflitos e, por isso, está sempre acumulando ansiedade e estresse. Ou seja, você precisa ser muito direto.

Neste caso, leve seus problemas de forma clara, explique a situação e já chegue com a solução. Com este perfil, seja muito específico sobre o que precisa.

Perfil Agressivo

Este perfil tenta impor a própria opinião e usa ironias nas conversas para atingir o outro. Esta é aquela pessoa que tem dificuldade para ouvir, não aceita ser contrariado e explode com facilidade. 

O perfil agressivo é aquele que prefere sempre provar que está certo ao invés de construir pontes e melhorar os relacionamentos.

Aqui, é preciso sempre avaliar a situação. A pessoa com quem você vai conversar vai te ouvir e levar em conta a sua opinião ou você só vai se prejudicar dentro da empresa?

Se você estiver disposto a ter essa conversa, vá preparado para uma conversa mais difícil e estressante.

Sendo assim, leve todos os dados, fatos e argumentos para provar seus pontos. O principal é: não seja agressivo como ele. Você não precisa brigar ou levantar a voz para provar seus pontos.

Oratória é prática e repetição!

Sempre que possível, ensaie tudo o que vai falar. Pense nas palavras certas e na postura que você quer manter durante a conversa. Lembre-se que é importante identificar os estilos de comunicação no trabalho para que sua mensagem seja captada de forma mais eficaz.

O treino é sempre muito importante! Mesmo que não tenha nenhuma conversa em vista, treine regularmente para estar preparado quando a situação surgir. 

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