Já pode ser considerado ultrapassado o pensamento de que as empresas só buscam nos profissionais um diploma e conhecimento no pacote Office. A comunicação se tornou a competência mais procurada no mundo empresarial, segundo um levantamento global do Linkedin. Continue a leitura e descubra quais são as 5 habilidades mais procuradas pelas empresas.
Primeiramente, não há como negar que a pandemia acelerou a necessidade pelas chamadas “soft skills” ou “competências sociais” e os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho precisam se atualizar.
Por isso, o LinkedIn analisou 12 milhões de anúncios de empregos para encontrar o que os empregadores estão procurando. O resultado reflete pesquisas anteriores, tais como o Fórum Econômico Mundial, que investigou as habilidades que serão necessárias na Quarta Revolução Industrial.
5 habilidades mais procuradas pelas empresas:
#1 Comunicação
É fundamental ter conhecimento técnico – mas você também consegue se expressar em público? A necessidade de atingir o tom de voz profissional correto aumentou com a alta demanda das reuniões virtuais.
- Leia mais: Saiba como fazer videochamadas profissionais
Não é mais aceitável um profissional que não sabe ouvir os outros, ou que não consegue receber críticas, ou ainda que não sabe se comunicar de maneira objetiva e assertiva.
Desta forma, a pesquisa também concluiu que os recrutadores não procuram apenas habilidades de oratória nos candidatos, mas também bom uso da linguagem corporal digital.
#2 Resolução de problemas
A capacidade de resolução de problemas vai muito além daquele famoso exercício em equipe do RH que pede a construção de uma ponte com copos e barbante. Aliás, a pandemia forçou mudanças na resolução de problemas difíceis e delicados para as empresas.
Na realidade, trata-se de identificar uma tarefa, delegá-la aos companheiros e fazer acontecer. Além disso, envolve a percepção das habilidades da equipe, como encorajar e persistir no projeto e pesquisar novas formas de cumprir o objetivo.
No entanto, sem uma comunicação clara e objetiva, dificilmente trabalho em equipe e resolução de problemas caminharão juntos da maneira eficaz.
#3 Habilidade analítica
A crise financeira mundial está provocando que os empregados tenham que pensar criticamente, saibam fazer as perguntas certas e tenham capacidade analítica do contexto para tomarem decisões.
São escolhas difíceis, desde o alterações no orçamento até alteração no quadro de funcionários. Ainda conforme o levantamento global, o pensamento analítico pode ajudar em todos os níveis de uma organização.
E de nada adianta saber pensar de forma analítica se você não sabe comunicar suas ideias, não é mesmo?
#4 Atendimento ao cliente
Independentemente da área em que você trabalha, em algum momento você tem que lidar com pessoas, sejam clientes ou chefes, e causar uma boa impressão.
- Leia mais: Como lidar com o medo de se comunicar?
A integração entre o mundo virtual e físico evidenciou a necessidade da qualificação em atendimento ao cliente. No entanto, uma boa relação com o consumidor não é possível sem uma comunicação estratégica.
#5 Liderança
As lições de liderança podem ser úteis por qualquer pessoa e em qualquer tipo de trabalho. Dentre elas estão a capacidade de fazer uma lista clara de prioridades e não pensar de forma binária.
Para o professor da Harvard, Bill George, a capacidade de liderança é relacionada à autenticidade. “Os líderes unem as pessoas em torno de uma paixão, por um propósito comum, para tornar este mundo um lugar melhor.” Por outro lado, um bom líder deve saber se comunicar de maneira não violenta com a sua equipe para conseguir atingir os resultados esperados.
A maior plataforma de cursos de oratória e comunicação do Brasil
Já conseguiu perceber que a comunicação e a oratória são habilidades essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho? Não perca mais tempo! A Universidade Óh Quem Fala pode te ajudar a se preparar para as novas exigências das empresas.
Aproveite os descontos especiais na maior plataforma de cursos de oratória e comunicação do Brasil! É a sua oportunidade de fazer os cursos do método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores!
Clique aqui e saiba mais sobre os treinamentos “Você Orador” e “Comunicador Digital”
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
Um comentário em “Levantamento global mostra que a comunicação é a habilidade mais procurada pelas empresas”