comunicação, oratória, bianca celoto, sorocaba
Curso de oratória e comunicação assertiva, Óh Quem Fala em Sorocaba
Bianca Celoto na sede do Óh Quem Fala em Sorocaba

Se você é empreendedora ou já precisou usar sua comunicação e oratória para alcançar algum objetivo, sabe como falar bem em público é importante. Seja para conquistar novos negócios, vender algum produto ou oferecer serviços.

O Óh Quem Fala, especializado em treinamentos em comunicação assertiva e oratória, tem uma pergunta para fazer às mulheres: falar bem em público é uma condição ou é um diferencial?

Pare e pense um pouco.

Acredito que para ter esta resposta, que engloba tantos aspectos socioeconômicos, precisamos começar por uma breve análise do mercado de trabalho.

Já falamos aqui no blog do Óh Quem Fala sobre o mercado de negócios ser majoritariamente masculino e resistente à presença feminina em diversos cargos, principalmente os de liderança e gerência.

Sendo assim, para uma mulher conquistar cargos, atingir metas, dobrar resultados e ter uma equipe empenhada em sempre melhorar é preciso muito diálogo e jogo de cintura. É preciso se comunicar. É preciso ter o poder da persuasão.

Agora volto à nossa pergunta do começo do post. Isso é um diferencial? Ou isso é o básico, o necessário?

Peças de xadrez representando competição no mercado de trabalho
Um curso de oratória e comunicação assertiva é essencial para mulheres que se jogam no mercado de trabalho

Se você não conseguiu chegar à uma conclusão, eu respondo: se comunicar de forma persuasiva não é um diferencial. Falar bem, saber se comunicar, dialogar e conversar é uma condição.

Sem a oratória as mulheres nem mesmo conseguiriam alcançar cargos que já são tão difíceis de aceitar a presença feminina. Agora imagina sem ela…  

Não é luxo, é necessidade

É normal que muitas mulheres – e homens – classifiquem um treinamento de oratória, como o que é oferecido pelo Óh Quem Fala em Sorocaba, como um “luxo”, algo distante e até colocado em segundo plano.

Porém, é necessário quebrar este estereótipo que alimenta a desinformação e impede milhares de mulheres e homens de não se qualificarem melhor para seus cargos.

É preciso pensar que uma boa oratória não é um luxo. Uma hora ou outra, alguém mais qualificado e com poder de persuasão vai se destacar mais que você e conquistar a sua vaga ou o seu espaço no mercado dos negócios.

Conheci diversos casos em que a profissional era capaz, formada, tinha experiência e quase tudo o que era necessário. Só não tinha o poder da comunicação assertiva e da oratória.

Alunas do curso de oratória do Oh Quem Fala segurando diploma
Turma do 1º workshop “Comunicação e Empreendedorismo para Mulheres” do Óh Quem Fala

Quem não se comunica…

Já dizia o mestre da televisão brasileira, o Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”.

Essa frase, que é tão antiga e ao mesmo tempo tão atual, pode servir para você. Não adianta saber executar seu trabalho sem saber se comunicar corretamente com clientes, equipe e colaboradores. É necessário o combo completo: comunicação assertiva + resultados. O resultado desta conta? Sucesso!

O Óh Quem Fala realiza no dia 15 de junho o II Workshop de Comunicação e Empreendedorismo para Mulheres, na nossa sede em Sorocaba e as vagas são limitadas.

Se você se identificou com pelo menos uma dificuldade deste texto, nós precisamos nos encontrar dia 15. Espero você!

Acesse também nossas redes: Instagram, Facebook e Youtube! Continue acompanhando.  


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *