Tem situação que mais irrita um cliente ou consumidor do seu produto do que não conseguir ter sua dúvida respondida e uma necessidade sanada? Se pararmos para analisar, tudo começa com a comunicação do seu negócio. Ou seja: a oratória!
A falta de comunicação traz irritação, insatisfação e confusão. Seja com o cliente ou com a própria equipe. Se você é dono de algum estabelecimento que lide diretamente com o público-final, aposto que não vai querer nenhuma dessas situações envolvendo sua marca, certo?
É importante que o líder da equipe converse constantemente com os funcionários sobre o padrão de atendimento da empresa. Para formatar o padrão de atendimento, há treinamentos e workshops de comunicação e oratória para equipes. Inclusive, o Óh Quem Fala é especializado nisso!
Contudo, veja abaixo alguns momentos que a comunicação entre funcionário x cliente precisa ser 100% eficaz.
Atendimento
O atendimento é o “momento zero”. É o começo. É aqui que o cliente vai perceber como será o atendimento. Em estudos sobre o comportamento do cliente, especialistas afirmam que uma pessoa bem atendida faz a melhor propaganda do local, inclusive voltando mais vezes e procurando o funcionário que a atendeu anteriormente.
Isso é válido para qualquer estabelecimento. Seja uma loja de roupas à uma empresa que vende softwares e trabalha no “B2B”.
Relacionamento com o cliente
Atender é diferente de se relacionar. Por exemplo: no relacionamento com o cliente, você já o conhece. Portanto, sabe o que ele gosta, a promoção que ele compraria e um produto que ele gostaria de experimentar.
Como conseguir essas informações? Por meio de uma conversa assertiva, por exemplo. Portanto, sem ser invasivo e sem fazer perguntas indelicadas, você vai conhecer o cliente e saberá como fazê-lo voltar. Vale lembrar: não é puxa-saquismo, é um bom relacionamento.
Redes Sociais
Com as redes sociais, por exemplo, seu negócio vai conseguir se comunicar de forma efetiva, direta e rápida com toda a sua clientela. Além disso, é por meio dos stories, postagens e vídeos que você vai falar sobre o seu produto, agregar valor, informar sobre promoções e manter sua marca em contato com a clientela.
Há setores que usam muito bem estas estratégias. Principalmente os que estão ligados à área da beleza, como salões de beleza, maquiadores e clínicas de estética.
Comunicação interna e oratória
Para fechar com chave de ouro: o tópico mais importante deste artigo. Portanto, uma equipe comunicativa, treinada e sem segredos entre líderes e funcionários, tem tudo para dar certo.
Sem competição pessoal interna, todos buscarão o bem dos clientes e isso evitará brigas, experiências ruins com clientes e aquilo que falamos no começo do texto: dúvidas sem respostas, por exemplo.
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Um comentário em “Oratória: como ela ajuda no dia a dia do seu negócio”