Um dos pilares do Método Óh Quem Fala é a consciência de expressão, de forma com que o aluno descubra os seus próprios potenciais para se tornar um orador de sucesso. Então, uma vez que tiver consciência profunda e sincera sobre si mesmo, poderá rever a maneira como se expressa nas relações interpessoais, através da oratória.
Primeiramente, a oratória corresponde a um conjunto de técnicas que auxiliam a expressão de discursos envolventes. Além disso, ela é um dos segmentos de expressão da retórica, campo que emprega a linguagem para persuadir ou ainda transmitir uma mensagem de forma convincente.
Origem da oratória é mais antiga do que imaginamos
Apesar das chamadas “competências comportamentais” estarem em alta nos departamentos de Gestão de Pessoas das empresas, o estudo da comunicação e oratória é bem antigo.
Algumas linhas de pensamento acreditam que a oratória nasceu no Antigo Egito, por conta do poder de persuasão dos faraós. Já outros registros afirmam que as técnicas para falar em público vêm da Grécia Antiga, juntamente com a retórica.
Inclusive, na época, os cidadãos interessados em melhorar a argumentação contratavam professores que os ensinavam a influenciar ouvintes em audiências públicas. Contudo, mesmo que o seu objetivo fosse apenas de convencer o público a concordar com as ideias, filósofos como Sócrates e Aristóteles consideravam a oratória uma importante ferramenta. Depois disso, a comunicação também passou a ser utilizada com diversos propósitos e em diversas profissões.
Se a oratória é sobre falar para o outro, por que devo olhar para mim antes?
Quando você desenvolve o autoconhecimento, compreende o que constitui a sua história, seus pensamentos, emoções, crenças e verdades. Assim, tudo isso reflete nos seus gestos, movimentos, palavras, ações e até mesmo no tom de voz, revelando quem você é para o seu público.
Aliás, observe: como você expressa sentimentos como dúvida, raiva, tristeza, alegria e empolgação? Ao agir de determinada maneira, de acordo com o sentimento, quais resultados você obtém na sua vida profissional? Fica improdutivo? Falta criatividade? Não consegue se comunicar bem?
Por isso, cabe a cada um descobrir quais reações devem ser descartadas ou modificadas para conseguir se expressar de uma maneira mais adequada e profissional nas atividades diárias, seja em apresentações, reuniões ou em vídeos.
Assim, esse processo de reflexão trará consciência sobre a maneira como se comunica. Além disso, a expressão consciente te trará maior segurança para entender seu público, elaborar discursos e apresentar suas ideias com altas chances de convencimento.
Exemplo prático de consciência de si mesmo na prática da oratória
Certamente, a habilidade de falar bem em público contribui para a conquista de recursos, vagas de trabalho, relacionamento interpessoal e também na propagação de ideais políticos, religiosos e sociais.
Desta forma, ao longo da história, grandes oradores provaram a consciência de si mesmos e depois mobilizaram o público em prol de diferentes objetivos, dos mais nobres até os mais obscuros.
Por exemplo, o ativista Martin Luther King Jr. é um exemplo de liderança que usou a oratória para transmitir uma mensagem de igualdade de direitos nos EUA. A fama é clara no discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”), que é compartilhado até hoje em apresentações.
Inclusive, o ativista foi premiado com o Nobel da Paz em 1964 por conta de sua grandiosa contribuição no combate ao racismo sem utilizar violência. Certamente, ele reconheceu seu potencial internamente, treinou as habilidades de oratória e se tornou um orador de referência mundial.
Método Óh Quem Fala
Quer conhecer o método Óh Quem Fala por completo e aprimorar as suas habilidades de comunicação para ser um orador de sucesso?
Por isso, todos os treinamentos online da Universidade Óh Quem Fala são baseados no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão.
Saiba mais sobre a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.
Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.