Oratória e retórica são técnicas complementares

Apesar de possuírem significados semelhantes, a oratória e a retórica são técnicas complementares e a utilização delas na vida profissional pode te levar a uma posição de destaque.

A palavra “retórica” significa “a arte de falar bem”, enquanto a palavra oratória leva o significado de “a arte de falar bem em público”. Notou a sutil diferença? De qualquer forma, ambas trazem a sua importância para uma boa comunicação.

Oratória

A oratória é a habilidade de se comunicar com clareza para um público grandioso ou apenas para uma pessoa. Aliás, na prática, muitas vezes não é apenas transmitir uma mensagem, mas torná-la algo original, memorável e emocionante.

Porém, como fazer isso? Existe uma série de cuidados e técnicas que o orador deve ter em mente para fazer uma boa apresentação. Por exemplo: controlar a ansiedade, utilizar a imagem não verbal, conhecer o público, dominar técnicas verbais, elaborar discursos, treinar e conseguir evoluir constantemente.

Cada vez mais, o mundo exige a capacidade de falar bem em público para vendedores, professores, políticos, influenciadores, advogados, palestrantes e tantos outros profissionais que usam a comunicação diariamente.

Retórica

Enquanto técnica, a retórica abrange um conjunto de pontos que levam a pessoa a falar com eloquência e convencimento. Ou seja, orquestrar as palavras de um modo organizado para atingir um objetivo específico.

Inclusive, você sabia que a retórica tem sua participação na formação da sociedade civil? Na Grécia Clássica, os filósofos já usavam essa técnica em debates. Desta forma, utilizam-se diversas regras para compilar o referencial teórico e construir bons argumentos, utilizando aspectos racionais e até emocionais.

Consequentemente, nos dias atuais, políticos, juristas, advogados e vendedores também utilizam a retórica em suas atuações profissionais.

Como aplicar oratória e retórica no dia a dia?

Agora que você já sabe as diferenças e as semelhanças entre oratória e retórica, chegou a hora de praticá-las no dia a dia e se destacar no mercado de trabalho.

Decerto, dominar técnicas de comunicação não é uma necessidade apenas de advogados e vendedores. Sobretudo, você é percebido pelas pessoas quando tem  confiança para expor ideias de forma clara e objetiva.

Aliás, o levantamento global de 2020 do LinkedIn evidenciou que a capacidade de se expressar em público é a competência mais buscada pelas empresas atualmente.

Além disso, você já percebeu o poder de influência nas relações virtuais? Ele está nas mãos dos que se comunicam e usam os recursos da linguagem: escrita, visual e falada. No mundo digital, há vários formatos para se comunicar: conteúdos em texto, imagens, vídeos, áudios, etc… Consequentemente, há uma amplificação da voz de pessoas e marcas. 

Assim, as pessoas expressam suas ideias e impactam sobre questões que têm importância na sociedade. Então, atualmente, a oratória e a retórica são ferramentas para marcar a presença digital.

Portanto, um orador precisa manter e melhorar seu referencial teórico e continuar desenvolvendo suas habilidades de oratória e retórica.

Aprenda oratória na Universidade Óh Quem Fala

Existem diversas formas de praticar a oratória e a retórica, desde se manter informado e consumir conteúdo sobre o assunto, até buscar treinamentos para desenvolver essas habilidades.

Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão. 

Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Um comentário em “Oratória e retórica são técnicas complementares?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *