Dominar a comunicação pode te levar mais longe

Inquestionavelmente, a comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano. E você sabe por que dominar a comunicação pode te levar mais longe? Nosso artigo de hoje vai te ajudar a entender.

Vivemos em uma época de constantes mudanças, e as empresas dão cada vez mais valor à comunicação, uma competência fundamental para o profissional que quer crescer e ter sucesso no mercado de trabalho.

Além disso, as novas tendências de mercado e o avanço da tecnologia aumentam ainda mais a importância da comunicação no ambiente profissional. 

Habilidade mais procurada

Muita gente ainda acredita que a oratória é uma ferramenta que serve apenas para falar em público. Mas acredite: o poder da oratória vai além de discursos, apresentações e reuniões.

A oratória é fundamental para relacionamentos interpessoais no ambiente empresarial. Ou seja, ela ajuda a criar conexões emocionais, antecipar problemas e solucioná-los de maneira mais eficaz.

Sendo assim, falar em público é muito útil e importante na hora de fechar um negócio, apresentar um novo produto, treinar funcionários e, claro, conduzir reuniões importantes. 

Uma pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento que seleciona profissionais especializados para cargos de média e alta gerência, apurou os cargos em alta para 2023 e as variações salariais de oito áreas de atuação: Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia, Vendas e Marketing e Seguros.

Em simplesmente todas as áreas, a comunicação é uma das soft skills exigidas para um bom profissional. 

Por que dominar a comunicação pode te levar mais longe?

Trabalhar a habilidade comunicativa pode abrir portas e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, ter uma comunicação clara, eficaz e assertiva pode contribuir com o sucesso profissional. 

Sabe como?

Ampliar a rede de contatos

Ao se comunicar da forma correta, você conhece mais pessoas e consegue ampliar a sua rede de contatos.

Com isso, pode ter novas oportunidades de negócios, já que muitos projetos nascem a partir de conversas informais em eventos ou até mesmo nos corredores de uma empresa. 

Por isso, é fundamental entender a importância da comunicação não só ao discursar ou falar em reuniões, mas também nas situações mais triviais do dia a dia. 

Negociar

Se tem uma coisa que é importante no mercado de trabalho é a capacidade de negociar com clientes, parceiros, fornecedores e – por que não? – líderes, sempre que necessário.

Neste caso, a comunicação é fundamental para que o profissional saiba se expressar, influenciar e persuadir o interlocutor. 

Assim, é possível contornar situações de crise e encontrar boas alternativas para solucionar problemas que possam surgir. 

Com isso, o resultado é uma rede de profissionais satisfeitos com o seu trabalho e a sua empresa. 

Acessar oportunidades profissionais

A comunicação ainda vai além: ela pode te ajudar a encontrar novas oportunidades de trabalho. 

Entrevistas de emprego, reuniões importantes e apresentações de trabalho exigem assertividade e poder de convencimento.

Quando bem feita, a comunicação pode aumentar a credibilidade do discurso e profissionalizar ainda mais as relações de trabalho, melhorando sua imagem no mercado e aumentando as oportunidades. 

Desenvolver soft skills

Ainda de acordo com o levantamento da Robert Half, o mercado corporativo exige cada vez mais dos profissionais. Sendo assim, as cinco soft skills mais valorizadas são: 

  • Comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Adaptabilidade/Resiliência;
  • Senso de dono;
  • Visão estratégica.

Adequar-se ao mercado de trabalho

Uma pesquisa do site de recrutamento CareerBuilder feita em 2021 apontou que 77% das empresas acreditam que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas no mercado de trabalho.

Além disso, um levantamento do LinkedIn mostrou que essas habilidades estão sendo prioridades para 92% dos recrutadores em 2022. 

Em função disso, saber se relacionar e interagir com os colegas de trabalho é uma habilidade importante e cada vez mais fundamental para o mercado de trabalho. 

Ou seja, saber falar e se comunicar no ambiente de trabalho pode ser a chave para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

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