Atualmente, é nítido que quem se expressa bem e sabe falar em público consegue melhores oportunidades no mundo profissional. Mas por que será que os empregadores valorizam tanto a comunicação?
Um estudo recente do jornal britânico Sunday Times apontou que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer, ficar doente ou ter problemas financeiros. Dos três mil entrevistados, 41% afirmaram que falar em frente às pessoas é o maior medo.
Mesmo que, para muitos, não seja uma fobia, falar em público pode sim trazer ansiedade e mexer com as emoções. Mas, para se destacar no mercado de trabalho atual, é preciso encontrar uma maneira de reverter esse quadro.
Isso porque uma pesquisa feita pelo ZipRecruiter, plataforma americana para de vagas de emprego, apontou que a comunicação é a soft skill mais buscada atualmente.
Por que os empregadores valorizam as habilidades de falar em público?
Muita gente ainda acredita que a oratória é uma ferramenta que serve apenas para falar em público. Mas acredite: o poder da oratória vai além de discursos, apresentações e reuniões.
A oratória é fundamental para relacionamentos interpessoais no ambiente empresarial, porque ela ajuda a criar conexões emocionais, antecipar problemas e solucioná-los de maneira mais eficaz.
Sendo assim, falar em público é muito útil e importante na hora de fechar um negócio, apresentar um novo produto, treinar funcionários e, claro, conduzir reuniões importantes.
Comunicação faz diferença para novo emprego
Não é segredo que as habilidades comportamentais estão sendo levadas cada vez mais em conta na hora de conquistar um bom emprego.
Uma pesquisa do LinkedIn apontou que as soft skills foram encontradas em mais de 75% das vagas de emprego publicadas globalmente nos últimos três meses na plataforma.
- Oratória além de discursos e apresentações – como usar a ferramenta em relacionamentos profissionais
O levantamento apontou que as empresas estão mudando a busca tradicional, que antes focava nos anos de experiência e diplomas.
Ou seja, hoje, as contratações buscam mais habilidades que mostram que o profissional é capacitado para a função.
Habilidade treinável
A comunicação pode ser extremamente desafiadora. Mas este desafio pode ser vencido com muito treino e repetição.
A oratória não é uma habilidade nata, isto é, não nascemos com ela. Então esqueça essa história de que você não é um bom comunicador.
O primeiro passo é estudar o seu público e estruturar a sua mensagem; depois, é hora de começar a praticar e treinar.
Você pode, por exemplo, fazer um ensaio cronometrado. Assim, após montar o seu roteiro, você deve se apresentar e gravar esse ensaio para marcar o tempo dessa apresentação e também observar o que pode ser melhorado.
Este passo ajuda a identificar se você está sabendo organizar e colocar todas as informações necessárias no tempo que você tem disponível.
Treine e treine muito. Leia seu texto em voz alta, fale para o espelho, peça para amigos ou parentes assistirem sua apresentação e melhore os pontos que achar necessário. A repetição é essencial para que você tenha mais confiança com o seu texto.
Falar em público é importante
Falar em público, de forma assertiva e eficaz, é a melhor forma de desenvolver habilidades de comunicação e liderança, além de melhorar sua capacidade de persuasão.
Além disso, com essa habilidade bem desenvolvida, sua imagem pessoal fica fortalecida, o que ajuda a ser mais socialmente aceito e reconhecido.
Tudo isso é muito importante para o desenvolvimento pessoal, e ainda mais para o profissional, aumentando as chances de encontrar uma bom emprego ou ocupar posições de liderança dentro das empresas.
A importância da boa comunicação
Ter boa comunicação é vital para quem está procurando emprego ou promoção. É através desta habilidade que você será capaz de se posicionar e se promover para que seja visto como um profissional de valor.
Saber falar de forma adequada, adaptando a linguagem para cada tipo de público e local, escutar de forma eficiente e apresentar boas ideias são alguns exemplos da comunicação eficiente.
A comunicação é um dos maiores diferenciais de um bom profissional. Quando você é capaz de falar bem em público, de forma assertiva, fazendo boas apresentações, seja em discursos ou pequenas reuniões, chama mais atenção e tem acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho.
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