Vou lançar um desafio! Escolha ao menos 5 carreiras profissionais que você admira muito, que imagina ser de sucesso e retorno financeiro satisfatório. Só para a gente exercitar, vou indicar aqui 5 carreiras, baseadas no senso comum: empresários de grandes indústrias, juristas (advogados, promotores, juízes), médicos, políticos, apresentadores de TV. Consegue identificar de cara o que as pessoas que ocupam esses cargos possuem em comum? A necessidade de lidar com pessoas, processos e grandes públicos o tempo todo.
Vamos imaginar a rotina de um grande empresário. Ele possui inúmeras equipes para direcionar, precisa usar a argumentação para participar de reuniões, cujo objetivo principal é tomar decisões difíceis. Um grande empresário precisa escolher seus parceiros, contratar e demitir gente, promover negociações, gerenciar crises; e lidar com públicos de diversas áreas como operacional, financeiro, recursos humanos, comercial, serviços gerais. Claro, que a primeira necessidade é ter conhecimento técnico para lidar com tantas informações diferentes. E a segunda necessidade, e não menos fundamental, é ter meios para criar elos com tantas áreas. Falar e ser ouvido. Isso só é possível por meio da comunicação. Já imaginou com quantas pessoas um profissional como este precisa se comunicar durante um dia de trabalho?
Comunicação é tornar comum.
Comunicar é fazer com que uma ideia seja captada e compreendida por outra pessoa. Aqueles que possuem essa habilidade podem adquirir vantagens competitivas. Quando compartilhamos informações e emoções por meio da fala estamos convencendo alguém da nossa verdade. A oratória também pode ser considerada o resultado de técnicas objetivas, que podem ser aprendidas, juntadas à personalidade e ao carisma, a vertente subjetiva.
Falar em público é uma arte milenar, que possui funções múltiplas na sociedade atual. E contrariando o que a maioria das pessoas pensa, falar em público é uma técnica que se aprende. Acredita-se que apenas 7% das pessoas possuem habilidade nata de falar em público. 93% possuem uma habilidade adquirida. E como falar em público tem funções decisivas no convívio em sociedade, exige aperfeiçoamento constante.
Pense nisso e inicie a sua jornada de aperfeiçoamento já!
Volto logo! Se quiser saber mais sobre o Óh Quem Fala é só acessar nossas redes: instagram, facebook e youtube! Continue acompanhando.
Vamos falar?