O que é marca pessoal

“Marca pessoal é o que falam de você quando você não está perto”. Esta frase foi dita por Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, e traz uma reflexão importante: você já parou para pensar sobre quem você é?

Definir-se social e, sobretudo, profissionalmente tem sido cada vez mais importante. 

É por isso que cada vez mais se fala em marca pessoal ou personal branding. Neste artigo, vou te ensinar o que é e como usar isso para se comunicar com o mundo, mostrando o valor do seu trabalho de forma estratégica. 

Marca pessoal: o que é?

Marca pessoal é a maneira como as pessoas nos veem e as qualidades que associam a nós. Além disso, ela revela quem somos, o que oferecemos e o que valorizamos. 

Sua marca pessoal é responsável por influenciar seus superiores, clientes, seguidores ou colegas de trabalho, por exemplo, causando alguma transformação na vida deles. 

Todo mundo tem uma marca pessoal. Portanto, é fundamental que você trabalhe isso de forma assertiva e coerente com os ideais em que você acredita e as metas que você busca. 

Por que trabalhar a marca pessoal

Criar uma marca pessoal pode te trazer vários benefícios, como:

  • Ser mais conhecido em sua área de atuação; 
  • Obter mais clientes;
  • Mudar de emprego;
  • Ser promovido;
  • Ser reconhecido como autoridade;
  • Ter maior visibilidade no mercado.

Muitas vezes, deixamos de explorar nossas características mais marcantes com medo do julgamento alheio. Isso porque, na nossa cultura, a autopromoção pode não ser bem vista. 

Mas tenha certeza de uma coisa: se você não se promover, ninguém vai fazer isso por você. Portanto, trabalhar a marca pessoal não tem nada a ver com arrogância, mas sim com uma maneira estratégica de mostrar seu valor ao mercado.

A evolução do mercado de trabalho está fazendo surgir a necessidade de mais profissionais com habilidades de liderança. Sendo assim, uma marca pessoal consolidada torna-se ainda mais importante, já que o profissional precisa conquistar a simpatia e a confiança dos seus colaboradores. 

Afinal, todo mundo sabe que um bom líder aumenta muito as chances de o trabalho fluir de maneira mais leve e efetiva. 

Ou seja, é preciso se manter relevante e atualizado para desenvolver constantemente sua marca pessoal, agregando valor aos times e às empresas e, claro, colhendo bons frutos individualmente.

5 passos para construir sua marca pessoal

A sua marca pessoal poderosa não vai nascer do nada. Muitos acreditam que, para criar uma marca pessoal, basta falar sobre o que você faz nas redes sociais. Mas não é bem assim. 

Na verdade, existem alguns passos que você pode seguir para te ajudar nesta construção, como:

  1. Colher feedbacks

Sua marca pessoal é como os outros te enxergam! Então, nada melhor do que colher feedbacks.

Sendo assim, pergunte aos seus amigos, colegas de trabalho e até familiares a visão deles sobre vocês e quais as qualidades e os defeitos que associam a você. 

A chave para deixar uma boa impressão é trabalhar estes pontos sobre você e o que você faz. 

  1. Tratar com cuidado da rede de contatos

Pode parecer besteira, mas algumas pessoas vão sim te julgar de acordo com as pessoas com quem você se relaciona. 

Se você se relaciona com profissionais desleixados ou desleais, por exemplo, tende a ser visto como eles. 

Por isso, busque construir relacionamentos com pessoas éticas e trabalhadoras, que podem te ajudar em uma recolocação profissional ou até mesmo a encontrar um novo lugar no mercado.

E tem mais:

  1. Ter atenção ao seu público-alvo

Para construir sua marca pessoal, você precisa compartilhar suas ideias e soluções para um público que se interesse por isso. 

Ou seja, para se comunicar de uma maneira assertiva, entender para quem você está falando é essencial.

Por isso é tão importante conhecer seu público-alvo, a fim de encontrar a linguagem, o tom e os canais onde eles estão. Além, é claro, de pesquisar sobre quais são os assuntos pelos quais esse público se interessa. 

A ideia é se aproximar da sua audiência, usando suas habilidades para encontrar pautas interessantes. 

  1. Cuidar da sua imagem pessoal

Sua aparência diz muito sobre você. Sendo assim, faça uma análise completa da sua aparência pessoal, da sua comunicação e dos seus comportamentos. 

Comece primeiramente cuidando dos seus aspectos mais chamativos e vá adequando os demais detalhes aos poucos. Cuide das suas roupas e mantenha sua aparência sempre bem cuidada. 

Essas dicas vão te ajudar muito a começar a construir sua marca pessoal. Mas, lembre-se: só isso não basta! É preciso saber gerir essa marca pessoal de uma maneira objetiva e assertiva. 

  1. Encontrar um objetivo

O que você quer com a sua marca pessoal? Seu objetivo é aumentar seus seguidores, sua visibilidade no mercado? Ou é captar mais clientes e ser visto como autoridade no seu nicho? 

É fundamental ter esse objetivo definido, assim você consegue direcionar seus esforços para cumprir essa meta.

Gestão de marca pessoal

Na prática, o objetivo da gestão de marca pessoal é agregar valor à sua imagem, mostrando cada vez mais seus potenciais, habilidades e conhecimentos. 

Ou seja, uma boa marca pessoal é aquela que consegue transmitir uma imagem ideal de você no âmbito pessoal e profissional, passando mais confiança, segurança e credibilidade. 

Existem inúmeras estratégias que podem ser usadas para melhorar seu branding pessoal, mas vale reforçar que não há uma fórmula mágica. 

Cada um tem uma experiência diferente; por isso, é super importante analisar cada caso, bem como entender cada objetivo, para encontrar a gestão adequada para um desenvolvimento contínuo da marca pessoal. 

Dicas que podem te ajudar nessa gestão

Invista em autoconhecimento

Saber quem você é e onde você quer chegar é o passo fundamental. Sendo assim, busque sempre priorizar os pontos mais marcantes da sua trajetória, bem como suas fraquezas, conquistas e colocar isso em um plano estratégico para influenciar sua audiência. 

Não tente agradar a todos

Você nunca vai agradar a todos, não importa o que faça ou o quanto tente. Por isso, escolha um nicho de mercado que seja condizente com seus interesses e suas aspirações. Quanto mais específica e direta for sua marca, mais fácil será para as pessoas lembrarem de você.

Atente-se ao seu comportamento

Ideais, posições, ideologias e pensamentos são os pilares da sua marca pessoal, portanto devem ser levados em consideração na gestão do branding. 

Inevitavelmente, seus comportamentos irão se refletir nas pessoas que se inspiram de alguma maneira em você. 

Mas, atenção! Isso não significa que você deve permanecer o mesmo para sempre. Pessoas mudam e pensamentos também, isso faz parte do nosso desenvolvimento. Mas procure sempre deixar isso claro.

E a comunicação?

Outro pilar fundamental na gestão de marca pessoal é a comunicação. Em qualquer área, o profissional precisa saber se comunicar para ser capaz de se posicionar e transmitir sua mensagem de maneira clara e objetiva. 

A comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida com muita dedicação e treino. Saber como se comunicar pode garantir benefícios para sua carreira profissional, como boa performance em entrevistas, reuniões e vendas e até demonstrar sua preparação para liderar. 

Entretanto, para ser efetiva, a comunicação precisa ser assertiva, ou seja, as informações precisam ser passadas com clareza, dinâmica, objetividade e respeito, com foco no retorno esperado.

Quando a comunicação é assertiva, cria-se um canal aberto entre as partes, resultando em maior colaboração entre todos. 

O poder de expressão na marca pessoal

A expressão é tudo. É voz, corpo, postura, olhar, gesto e todas as formas que o seu corpo tem de demonstrar o que você está falando e sentindo. 

Por isso, o poder de expressão impacta e muito na sua marca pessoal. 

Alegria, tristeza, espanto, medo, indignação, animação… tudo isso pode ser comunicado sem uma palavra sequer. 

Inevitavelmente, com uma marca pessoal bem consolidada, você pode precisar enfrentar situações em que precise falar em público – e saber se expressar de forma verbal e não verbal é importantíssimo para causar uma boa impressão. 

Famosos com uma marca pessoal bem estruturada

Em tempos de internet e redes sociais, é preciso ser muito estratégico com a marca pessoal.

Atualmente, a internet se tornou uma ferramenta muito eficaz para quem quer construir uma marca pessoal robusta e alavancar seus negócios. E é justamente isso que muitos famosos fazem. 

A realidade de uma celebridade pode parecer muito distante da sua. Mas é importante analisar como essas pessoas usam as redes sociais para criar conexões e vender sua imagem. 

Esses são alguns famosos que, atualmente, têm uma marca pessoal forte e bem estruturada e a utilizam para melhorar ainda mais seus negócios.

  • Bianca Andrade – empresária e influenciadora digital;
  • Virgínia Fonseca – influenciadora digital;
  • Marcos Mion – apresentador;
  • Juliette – influenciadora digital;
  • Elon Musk – CEO da Tesla Motors

Vitrine de Você

Uma boa orientação profissional pode te ajudar a criar e melhorar ainda mais sua marca pessoal da maneira correta.

Essa gestão efetiva da sua marca, com o apoio de uma comunicação assertiva, pode fazer toda a diferença na sua carreira – e até melhorar sua vida na esfera pessoal. 

Por isso, a Universidade Óh Quem Fala criou o curso online Vitrine de Você, que vai te ajudar a construir, gerenciar e projetar a sua marca pessoal para o mercado, abraçando as melhores oportunidades, evoluindo como profissional e conquistando suas metas e objetivos na carreira.
Para conhecer melhor o treinamento e todos os módulos, você pode acessar o site da Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Aprenda as melhores técnicas de oratória com a Óh Quem Fala

Sem orientação profissional, você pode ficar ainda mais confuso em relação ao desenvolvimento da sua oratória. 

Por isso, fazemos questão de instruir e acompanhar você em toda a sua jornada.
Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de milhares de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão. 

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