marca pessoal

Você já parou para pensar que todas as suas ações, no ambiente físico e digital, ficam para o seu legado? Isso é marca pessoal. 

Ou seja, a marca pessoal é a sua reputação e a forma como se lembram de você. Desta forma, essa imagem é acessada o tempo todo quando as pessoas decidem se vão – ou não – te oferecer alguma oportunidade.

Também chamada de personal branding, a marca pessoal se baseia no princípio de que todas as pessoas fazem uma promessa, entregam um valor e deixam uma marca no mundo.

Reflita sobre cada interação que você realizou no último mês. Essas ações refletem características, princípios e experiências da sua vida. No fim, transmitem uma mensagem sobre quem você é.

Mas, não se preocupe! É possível definir uma estratégia de marca pessoal que siga os seus valores e objetivos. Vamos contar tudo neste artigo, e você ainda vai descobrir:

  • O que é marca pessoal
  • Como a marca pessoal pode ajudar a alavancar sua carreira 
  • Como criar uma marca pessoal de sucesso

O que é marca pessoal

Mesmo que não se enxergue como uma marca, você é. 

A marca pessoal é uma estratégia consciente de criação de presença e autoridade. Por isso, a pessoa que utiliza essa ferramenta consegue influenciar pessoas através da sua história, visão de mundo e conhecimento.

Inclusive, seguir um direcionamento estratégico da sua marca pessoal é capaz de ajudar no seu crescimento profissional. Pois é através dessa ferramenta que você descobre como valorizar o seu trabalho, como se destacar no mercado e como se promover.

Veja a definição sobre marca pessoal do CEO da Amazon, Jeff Bezos:

“Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”

Portanto, o gerenciamento da sua marca pessoal é interferir, intencionalmente, no que as pessoas pensam a seu respeito. Então, escolha racionalmente os assuntos que você deseja relacionar com a sua marca pessoal, focando no que você quer compartilhar.

Como a marca pessoal pode ajudar a alavancar sua carreira 

Pessoas se conectam com pessoas: fazem negócios, são influenciadas, compram, vendem e confiam.

Aliás, o processo da influência é simples: você conhece, gosta e confia.

Até as maiores organizações do mundo têm personalidades públicas que as representam: Steve Jobs na Apple, Mark Zuckerberg no Facebook, Elon Musk na Tesla, entre tantos outros.

No entanto, mesmo que você seja colaborador de uma empresa, há motivos para criar a sua marca pessoal. Você alcança cargos e salários maiores, se destaca no seu meio e influencia as pessoas a sua volta.

Logo, a sua marca pessoal te distingue dos seus concorrentes (sejam pessoas ou empresas) e forma uma impressão forte a seu respeito na mente de quem te conhece.

Como criar uma marca pessoal de sucesso

O primeiro passo é refletir: 

  • Qual é o seu propósito pessoal? 
  • Qual é o seu objetivo profissional? 
  • O que você deseja acrescentar ao mundo?
  • Quais são as suas maiores habilidades e competências?
  • Como tudo isso pode te ajudar na sua carreira? 

Com base nessas respostas, você vai descobrir o que te torna autêntico.

A seguir, é preciso fazer uma análise sobre como a sua imagem está atualmente. 

  • A forma como você se apresenta para as pessoas;
  • Sua comunicação verbal e não-verbal;
  • Como você se veste;
  • De que maneira você se comporta em situações estressantes.

A sua marca pessoal deve refletir em todas as áreas da sua vida. Suas ações e palavras devem ser consistentes para que todas as pessoas tenham uma impressão semelhante.

Contudo, não é necessário mudar a sua personalidade – inclusive, isso nem é aconselhado. Basta alinhar os seus pontos positivos para que as pessoas reconheçam o seu valor.

Cuide da sua imagem

Independentemente se você se acha atraente ou não, a sua imagem é o primeiro elemento que as pessoas veem. 

Desta forma, cuide dos detalhes da sua aparência, mantenha-se bem cuidado e altere o que for necessário para evitar erros de comunicação.

Além disso, garanta que os trabalhos que você executa tenham uma imagem consistente com a sua para que você cause a impressão certa, mesmo sem estar presente no ambiente.

Tenha uma rede de contatos

Analise quem te influencia: por exemplo, se você se relacionar com profissionais desonestos, você também será percebido desta forma.

Por outro lado, construir relações com profissionais influentes e éticos pode potencializar as suas chances de melhores oportunidades.

Foque no alto desempenho

Não há outro jeito, as pessoas se lembrarão das suas conquistas. Ter uma boa performance é muito importante para sustentar a imagem que você criou. 

Então, se suas ações positivas forem consistentes, é possível conseguir relevância e destaque profissional.

Se desenvolva profissionalmente na Universidade Óh Quem Fala

Toda marca pessoal deve ser comunicada para atingir o sucesso! 

Existem diversas formas de desenvolver uma boa comunicação, desde se manter informado e consumir conteúdo sobre o assunto, até buscar treinamentos para desenvolver essa habilidade.

Entretanto, sem orientação você pode ficar ainda mais confuso em relação ao seu desenvolvimento. Por isso, fazemos questão de acompanhar você em toda a sua jornada.

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