Voz

Você já parou para analisar como é a sua voz? Suave, vibrante ou estridente?

Seja qual for a característica mais marcante da sua voz, ela é o seu grande apoio como orador. Continue a leitura para conferir 10 dicas para melhorar a sua voz.

Inclusive, ter uma voz forte e aveludada é uma vantagem, mas não é fundamental para o sucesso, já que grandes oradores da história tinham vozes comuns.

Por exemplo, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a 2ª Guerra Mundial, ficou conhecido pelos seus discursos. Porém, ele tinha língua presa e era gago. 

Assim como Churchill, muitos oradores não possuem vozes de ouro. Por outro lado, se você quer tornar seus discursos atrativos, cuide da sua voz e melhore a sua expressão oral.

A importância da voz na comunicação

O ser humano pode se comunicar de forma não verbal, através dos gestos corporais, e verbal, por meio da escrita e da fala. 

Por sua vez, a voz é muito importante para a comunicação – prática necessária para a vida em sociedade. Quando externa-se uma mensagem para alguém por meio da fala, a voz é o instrumento-base utilizado. Ou seja, ela proporciona a expressividade dos pensamentos.

Além disso, o modo como as palavras, sílabas e letras são articuladas influencia no entendimento da mensagem pelo ouvinte. Então, a dicção de qualidade também é um fator importante para que a fala cumpra seu objetivo.

Por que cuidar da sua voz?

A voz é capaz de transmitir muito da sua personalidade, bem como expressar os sentimentos e pensamentos. Portanto, cuidar dela vai contribuir com a preservação da sua forma de se comunicar.

Desta forma, o aperfeiçoamento da voz requer disciplina, preparo e treino. Inclusive, o profissional especialmente qualificado para instrução da voz é o fonoaudiólogo.

Aliás, todas as pessoas deveriam seguir as medidas de preservação da voz, não somente os profissionais que trabalham com esse instrumento – professores, cantores, jornalistas, palestrantes, entre outros.

10 dicas poderosas para melhorar a sua voz

A seguir, você irá encontrar 10 dicas poderosas para melhorar a sua voz, dentre elas técnicas que ajudam a impostação, articulação e a saúde das suas cordas vocais. 

Lembre-se: se você tiver alguma dúvida sobre a sua voz, procure um fonoaudiólogo!

# 1 Beba água!

A hidratação é imprescindível para cuidar das pregas vocais, porque lubrifica a região. Dessa forma, todos os dias tome cerca de dois litros de água, em temperatura ambiente.

Enquanto estiver falando em uma apresentação ou reunião, beba água em pequenos goles. No entanto, se você sentir a sua garganta sensível ou irritada, evite tomar bebidas geladas.

# 2 Pratique o aquecimento vocal

Esta etapa é importantíssima para um melhor desempenho da sua voz durante uma apresentação em público. Assim como um atleta precisa aquecer o corpo antes de iniciar o esporte, o orador precisa do aquecimento vocal.

Inclusive, o aquecimento da voz age como um aviso para todo o corpo de que, a partir daquele momento, você irá utilizar a região da garganta, os músculos da face e a respiração consciente.

Então, pratique os exercícios:

1- Inspire o ar profundamente e o solte lentamente até acabar. 

2- Inspire o ar e vibre a língua fazendo “Trrr”, sentindo a vibração da língua no céu da boca. 

3- Inspire o ar e emita o som “Dzzz”, com a ponta da língua encostada nos dentes da frente e de cima da boca.

Em todos os exercícios, retraia o abdômen, relaxe a garganta e controle a entrada e saída do ar.

Desta forma, você terá um maior controle sobre a sua voz, sem fazer grandes esforços. Porém, lembre-se de manter as cordas vocais relaxadas e não forçar durante a fala.

# 3 Não esqueça do desaquecimento vocal

Desaquecer a voz é tão importante quanto o aquecimento dela, pois essa etapa prepara o seu organismo para o descanso. Então, existem exercícios que ajudam a relaxar as cordas vocais e trazê-las para o seu estado normal.

1- Vibre os lábios ao som de “Brrr”.

2- Boceje para relaxar a musculatura.

3- Mantenha a voz em repouso por cerca de 20 minutos.

# 4 Respire corretamente

Quando estiver treinando para a sua apresentação, faça exercícios respiratórios, como ler em voz alta e devagar.

Já enquanto estiver falando, procure respirar corretamente, levando o ar até o abdômen. Isso evita que você se atropele com as palavras e fale rápido demais.

Além disso, mantenha a postura ereta e relaxada para ajudar a manter a respiração tranquila.

# 5 Articule bem as palavras 

Articular bem a boca ao conversar facilita o entendimento da mensagem e evita que você tenha que repetir o que disse.

Atente-se a falar devagar, a abrir a boca suficientemente para que as palavras saiam com naturalidade, com pausas para respirar e sem exageros.

# 6 Pratique trava-línguas

Lembra daqueles exercícios de trava-línguas que você fazia na escola? Eles ajudam a trabalhar a voz e tornar a dicção mais clara e compreensível.

Leia em um ritmo normal, lento e rápido:

“Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos.”

Você pode colocar algum objeto na boca como obstáculo, como uma caneta, para deixar o exercício mais difícil. 

# 7 Alimentação adequada

Boas medidas incluem consumir alimentos saudáveis, com legumes e verduras, e mastigar bem antes de engolir. Inclusive, a maçã é uma fruta que limpa o trato vocal.

Também tire da sua rotina alimentos que causam má-digestão, porque o refluxo gástrico pode irritar a garganta e afetar a saúde da sua voz.

# 8 Evite gritar e sussurrar

Usar a voz por muito tempo seguido pode levar a uma fadiga muscular. Por isso, altere os períodos de descanso vocal com as atividades que exigem muito da sua fala.

Aliás, fale normalmente. Evite gritar e sussurrar, porque essas ações exigem um esforço maior das pregas vocais, gerando o risco de calos na musculatura da garganta. Por sua vez, se for falar para um público maior que está acostumado, opte pelo microfone. 

Além disso, se sentir a vontade de tossir ou pigarrear forte, tente beber água ou engolir a saliva algumas vezes.

# 9 Não fume

O cigarro é um dos maiores vilões para a voz, pois causa irritação na garganta. Com o tempo, a voz fica mais grave, rouca e perde a potência.

Porém, as consequências do tabagismo são ainda piores: estudos comprovam que a incidência de câncer na laringe é maior em pessoas fumantes.

Então, é melhor evitar o cigarro!

# 10 Outras situações para ficar longe

Evite ar condicionado: ele compromete a respiração e resseca a garganta, exigindo um esforço maior das cordas vocais para falar.

Não exagere na pimenta: o excesso de condimentos, como a pimenta, pode irritar as cordas vocais e deixá-las sensíveis.

Bebidas alcoólicas com moderação: o álcool altera a qualidade da voz, deixando as pregas vocais “amortecidas” e causando um desgaste desnecessário.

O que fazer se você sentir que a sua voz não está normal

Os problemas na voz não aparecem repentinamente, são gerados aos poucos e muitas vezes exigem de intervenção de profissionais da saúde para reduzir os danos.

Além disso, o acompanhamento com fonoaudiólogo é indicado para as pessoas que utilizam a voz de forma profissional e querem evitar possíveis problemas.

Aprenda oratória na Universidade Óh Quem Fala

Por fim, existem vários aspectos que podem melhorar a elocução:

  • Expressividade vocal;
  • Expressividade corporal;
  • Didática;
  • Espontaneidade;
  • Objetividade;
  • Ideias claras do orador.

Desta forma, para se tornar um bom orador, você deve se manter informado e consumir conteúdo sobre o assunto, ou até buscar treinamentos para desenvolver essa habilidade.

Entretanto, sem orientação você pode ficar ainda mais confuso em relação ao seu desenvolvimento. Por isso, fazemos questão de acompanhar você em toda a sua jornada.

Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de centenas de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão. 

Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram, Spotify e no Youtube.

2 respostas a “10 dicas poderosas para melhorar a sua voz”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *