Você sabia que algumas personalidades tinham medo de falar em público? Pois é, câmeras, microfones e plateias fazem parte da vida de quem escolhe trabalhar em determinadas profissões. Portanto, muita gente acredita que quem se destaca nestes ofícios “nasceram com um dom”, algo como o “poder da comunicação”.
Realmente, quem trabalha com jornalismo, política e artes cênicas têm uma predisposição a falar bem em público e ser mais desinibido, mas nem sempre é assim.
Personalidades que tinham medo de falar em público
Já imaginou personalidades que tinham medo de falar em público? Por exemplo, uma jornalista com dificuldade de se comunicar com as pessoas? Ou um ator que torceu para não ganhar o Oscar só para não precisar subir ao palco e discursar? Pode parecer que não, mas essas histórias são reais.
O Óh Quem Fala montou uma lista de personalidades de diversas áreas que tinham medo de falar em público. Você não está sozinho! Vamos lá?
1) Ana Paula Padrão
Em 2012, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão revelou que tinha um grande temor ao falar em público. Apesar da carreira escolhida, ela afirmou que não sentia nenhum problema ao falar em frente às câmeras, mas quando precisava encarar uma plateia, até insônias apareciam. Hoje em dia, com um programa de culinária na TV aberta, o medo diminuiu.
2) Abraham LincoIn
O homem que já foi o mais poderoso do mundo e um dos ex-presidentes mais memoráveis dos Estados Unidos: Abraham LincoIn revelou em uma carta que sentia muita ansiedade diante do público. Outros registros históricos mostram que LincoIn chegou a recusar algumas oportunidades importantes de palestras e comícios antes de se tornar presidente, por exemplo.
3) Leonardo DiCaprio
Quando Leonardo DiCaprio alcançou a fama, em 2003, percebeu que o medo de falar em público estava enraizado em sua vida. Há até uma história sobre quando ele foi indicado ao Oscar: segundo fontes próximas ao ator, ele chegou a torcer para não ganhar o prêmio, pois precisaria discursar para toda a plateia. Apesar do constante medo, ele não desistiu da comunicação e conquistou passo a passo sua autoconfiança e hoje não sente mais este medo!
4) Rowan Atkinson
Quem não lembra do personagem Mr. Bean? Criado pelo ator Rowan Atkinson, muitas histórias retratadas foram baseadas na própria vida dele. Quando criança, o medo de falar em público desenvolveu uma gagueira no ator. Além disso, tinha dificuldades em pronunciar a letra “B”. Ao se tornar comediante, ele aprendeu o poder da comunicação e usou tudo isso ao seu favor!
5) Mahatma Gandhi
É possível vencer um exército inteiro só com o poder da comunicação e da persuasão? O indiano Mahathma Gandhi fez isso. Mas antes, sofria ataques de pânico frequentes quando precisa encarar multidões. De acordo com registros, durante um discurso realizado em Londres, ele não conseguiu prosseguir com sua fala e precisou passar o discurso que havia preparado para que outra pessoa lesse.
Para perder o medo…
O único jeito de perder o medo, ansiedade ou nervosismo de falar em público – como essas personalidades que tinham medo de falar em público – é treinando. Por isso, você precisa identificar seus medos, de onde eles vêm e como estão te afetando.
Contudo, para todos os casos há uma solução no Óh Quem Fala. Os treinamentos de comunicação e oratória ajudam os mais diversos profissionais, por exemplo.
Por isso, conheça o Comunicador Integral e Liderança, Comunicador Eficaz e Imersão Comunica Já. Ainda há vagas para os cursos de oratória em janeiro de 2020.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.