Como ir bem em entrevista de emprego usando a comunicação assertiva
Como ir bem em entrevista de emprego usando a comunicação assertiva?
Como ir bem em entrevista de emprego usando a comunicação assertiva?

“Como ir bem em uma entrevista de emprego?”: esta é a pergunta que todos os profissionais que estão em busca de uma oportunidade querem responder. O fato é que tudo pesa na hora H: as roupas, o modo de se portar e a qualificação profissional. Mas nada supera a forma como você se comunica.

Não adianta um profissional ter um currículo extenso e cheio de experiências, se ele não souber contar sobre cada trabalho. O que você fazia? Como era sua rotina? Quais são os desafios? O que você aprendeu? Tudo isso precisa estar na ponta da língua.

Mas não é só sair respondendo… 

Responder a uma pergunta pode parecer simples, mas quando você tem um objetivo – que é conseguir a vaga de emprego – sua resposta precisa ser envolvente e completa. E não é só isso, há outros detalhes que você precisa ficar atento!

Por isso, vamos às dicas. Anote tudo e comece a praticar assim que tiver uma oportunidade.

1) Esteja aquecido e seguro

Antes de entrar na sala onde será realizada a entrevista de emprego, aqueça sua voz fazendo exercícios. Responda perguntas que vêm à sua cabeça e esteja seguro das respostas.

Não aumente os fatos, evite autodepreciação, fuja de lembrar situações constrangedoras, por exemplo. Portanto, foque no que importa: o seu trabalho, sua experiência e os seus cases de sucesso.

2) Conte uma história

Histórias que você viveu durante a vida profissional e têm um final de aprendizado pode dar um peso na entrevista. Você já pensou nisso? Por isso cada pergunta feita pelo entrevistador é uma oportunidade que você tem para contar uma história.

Antes da entrevista, faça uma análise sobre sua vida profissional, os pontos altos da carreira e histórias positivas que possam inspirar. Para quem acompanha o Óh Quem Fala, já sabe que isso trata-se do storytelling, por exemplo!

3) Comunicação não verbal

Agora que você já se aqueceu, treinou e contou histórias, fique atento ao seu corpo. Afinal, a comunicação não verbal também é analisada pelos entrevistadores, psicólogos e RHs.

Sente-se de uma forma confortável, busque não ficar segurando objetos – como bolsa e pastas – e não gesticule demais com as mãos. Use-as, no máximo, até a altura do peito. Quando estiver contando sua história, evite apontar com o dedo indicador. Seja sutil em seus movimentos e olhe nos olhos, por exemplo.

Dicas para ir bem em uma entrevista de emprego
Dicas para ir bem em uma entrevista de emprego

Como ir bem em uma entrevista de emprego?

Para se sair bem em uma entrevista de emprego ou em qualquer outra situação em que você é testado, você precisa ser um comunicador de verdade. É isso mesmo, treinar a sua comunicação, sua oratória e a sua liderança.

Portanto, se você está buscando começar 2020 com o pé direito, o Óh Quem Fala pode te ajudar! Com o Formação de Oradores e o Comunicador Integral e Liderança, você vai sair das aulas pronto para aplicar tudo o que aprendeu no dia a dia, por exemplo.

São técnicas eficazes e que vão ajudar a melhorar sua imagem profissional, além de ajudar você a vender, conquistar novos espaços e alcançar metas, por exemplo.

Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: FacebookInstagram e no Youtube. 

4 respostas a “3 dicas de comunicação para você se preparar para uma entrevista de emprego”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *