como falar em público

O desafio não é fácil para ninguém. Em maior ou menor grau, todo mundo sente ansiedade quando precisa se expor, falar para várias pessoas, subir em um palco, segurar um microfone e encarar dezenas, centenas e porque não milhares de olhares atentos mirados para você. Neste artigo, reuni dicas algumas dicas de como falar bem em público.

 

Sempre que vemos apresentadores, atores, artistas, músicos, treinadores, palestrantes e porta-vozes performando em cima de um palco ou na frente de uma plateia, pensamos: para ele é muito mais fácil que para mim. Mas talvez esse sentimento seja equivocado, porque a principal diferença é que vocês estão em momentos distintos. A ansiedade que te domina já pode ter sido um fator superado para este orador e não necessariamente uma barreira nunca enfrentada.

É por isso que o mais importante nestas circunstâncias é você focar no que pode fazer de melhor e ir melhorando a sua performance a cada novo desafio. Só que tem que começar e tentar.

Falei sobre os sintomas do medo de falar em público neste último artigo, considero este o primeiro passo para vencer este desafio.

Agora é hora de se aprofundar! Reuni dicas infalíveis para você aplicar a partir de agora nas suas apresentações públicas:

1- ENTENDA O QUE A PLATEIA ESPERA DE VOCÊ

Atente-se ao tema, saiba exatamente o seu papel e como a sua fala vai atender às expectativas dos seus espectadores. Por que eles estão aqui? O que eles querem saber/ouvir/aprender? Responda esse questionário para tentar mapear o seu público.

2- COMO ELES ENTENDEM

Saber o nível de entendimento da plateia é fundamental. Um orador que vai falar de algo técnico, por exemplo, não pode usar uma linguagem muito específica para quem tem um entendimento muito básico sobre o assunto. É responsabilidade do orador afinar o tom certo e encontrar a melhor maneira de levar a informação para o público.

3- ORGANIZE AS SUAS INFORMAÇÕES

Pensar no discurso com antecedência é a sua prioridade. Organize as informações fundamentais em ordem de ligação, de uma maneira que uma coisa vá puxando a outra. Isso facilita a sua memorização e impede que você esqueça coisas importantes que precisa falar. Vale colinha e anotação no papel. O importante é você entregar tudo o que se propôs a entregar.

4- ESTUDE E TREINE

Com o discurso projetado e anotado, não custa treinar antes. Principalmente se você ainda está inseguro com a sua performance, se não sabe muito bem como se comportar sendo o centro das atenções. Use o espelho para treinar o discurso em voz alta, alinhar a postura e acertar os gestos.

5- NADA DE DECOREBA

Não decore seu discurso! Estude as informações e entenda tudo o que puder sobre o assunto. O importante é você saber do que está falando e não decorar uma maneira de falar. O discurso decorado é uma armadilha perigosa para as apresentações em público. Uma vez que um detalhe é esquecido, todo o resto pode desaparecer da sua memória em um minuto. Tenha segurança da informação e você sempre vai encontrar maneiras diferentes de falar sobre a mesma coisa.

 

Com essas 5 dicas, suas apresentações públicas vão entrar em um outro nível a partir de agora.

 

Volto logo com mais dicas! Se quiser saber mais sobre o Óh Quem Fala é só acessar nossas redes: instagram, facebook e youtube! Continue acompanhando.

 

Vamos falar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *