medo de falar em público

Imagine a cena: faltam apenas alguns minutos para uma apresentação em público e a única sensação que você consegue sentir é a de que simplesmente NÃO CONSEGUE, NÃO PODE, NÃO VAI. Desistir se torna a opção mais palpável, mas é tanta coisa em jogo e a frustração logo chega para te atormentar ainda mais.

 

Não, essa não a descrição de uma cena de um filme de terror. Mas aposto que você já viu ela antes, não é mesmo? Episódios como esse acima são mais comuns do que imaginamos e afeta boa parte das pessoas que passam por momentos de exposição. Eles podem ser esporádicos ou cotidianos.

O medo de falar em público é uma grande barreira para o desenvolvimento pessoal e profissional. Muita gente simplesmente não consegue sair do lugar e muito menos atingir seus objetivos por não ter o controle do próprio medo em situações em que precisa falar, explicar e apresentar informações em público.

E sabe qual é o primeiro passo para iniciar a luta contra o medo de falar em público? Eu vou ajudar você a começar já: identificando os sintomas!

1- RESPIRAÇÃO ACELERADA

O nervosismo e a ansiedade causados pelo medo aceleram o seu metabolismo, a partir da liberação de hormônios como a adrenalina. O seu corpo, literalmente, te prepara para fugir daquela situação e, por isso, sua respiração fica mais acelerada.

2- BATIMENTOS CARDÍACOS ACELERADOS

Sintoma causado pelo mesmo fator da aceleração da respiração. É adrenalina demais no corpo liberada pelo seu cérebro como forma de proteção da “situação de risco”. Portanto, seu coração acelera e você acha que vai ter um troço a qualquer momento.

3- PERNAS INQUIETAS

Com o corpo preparado para a fuga, os membros começam a sentir o efeito das alterações do metabolismo. Mas como você não vai fugir (porfavorzim não faça isso), as pernas começam a sambar no lugar. É o momento de se concentrar para tentar controlar os movimentos desengonçados.

4- MÃOS AGITADAS OU TRÊMULAS

Assim como as pernas são afetadas pelo seu metabolismo de fuga, as mãos também começam a dar pinta do seu nervosismo. Elas são as primeiras que começam a tremer e ficar difícil disfarçar a falta de controle.

5- VOZ FALHADA

Esta também é uma consequência da sua dificuldade de controlar o próprio corpo, por causa do medo de falar em público. A sensação é de que a voz está sumindo e fica mais difícil falar de voz alta e com clareza.

6- TRANSPIRAÇÃO POTENCIALIZADA

A esta altura do campeonato, a pizza já começou a se formar debaixo do braço. Consequência também do metabolismo descompensado. Algumas pessoas também percebem que começam a transpirar mais nas mãos e nas têmporas.

7- OLHAR DISPERSO

Esse é um recurso involuntário do medo, já que você se sente tão nervoso, ansioso e inseguro que não consegue manter o olhar fixo na sua platéia. É como se não tivesse coragem de encarar a situação pela qual está passando.

8- GAGUEIRA

Este é o sintoma da fala afetada pelo medo. Assim como a voz falha, as palavras faltam. A dificuldade de concentração faz você errar expressões e frases, causando uma sequência de interrupções e correções, deixando a fala truncada.

9- ESQUECIMENTO

Sabe efeito dominó? Você está tão distraído tentando controlar o seu corpo, que está te sabotando com sintomas de fuga, que se esquece do que precisa falar. E nos casos em que a pessoa apela para a decoreba, o efeito é ainda mais devastador.

10 – (nos casos mais graves) ATÉ CRISE DE CHORO

Este é um sintoma grave, mas que acontece com muita gente. As emoções e os sintomas de quem sofre do medo de falar em público podem ser tão severos, que o choro é o escape de um mini colapso.

 

Agora que você já sabe os principais sintomas de falar em público, aconselho que comece a observar como eles te afetam e em quais graus. É o primeiro passo para vencê-los, vai por mim.

 

Volto logo com mais dicas, se quiser saber mais sobre o Óh Quem Fala é só acessar nossas redes: instagram, facebook e youtube! Continue acompanhando.

 

Vamos falar?

 

4 respostas a “10 Sintomas do Medo de Falar em Público”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *